Cariré sedia a 8ª Oficina Regional do PPA Participativo 2016-2019, com a participação de 8 municípios da Região Sertão de Sobral; emprego, renda, segurança pública, mais saúde para todos e combate à seca foram os assuntos debatidos pelos grupos de trabalhos

A cidade de Cariré sediou ontem, quarta-feira  (01/07), no auditório da EEEP Guiomar Belchior Aguiar, a 8ª Oficina Regional do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2016-2019, promovida pelo Governo do Estado, cuja programação constou da apresentação da visão estratégica do Ceará, nova regionalização de planejamento, apresentação do perfil da Região Norte, trabalhos de grupos e plenária. Os objetivos da realização da 8ª Oficina Regional são: Aprimorar a elaboração e implementação do PPA 2016-2019, levando em consideração as vocações regionais. Promover a reflexão acerca da realidade local/regional sobre os múltiplos desafios da superação de desigualdade. Elaborar objetivos e respectivas estratégias a partir das vocações regionais que possam alavancar o desenvolvimento regional. 

Segundo declarações de Sandra de Souza, analista de Planejamento da SEPLAG-CE, estava previsto a participação de 18 municípios à 8ª Oficina Regional do Plano Pluarianual Participativo (PPA), mas, só mandaram representantes os seguintes municípios: Cariré, Sobral, Varjota, Groaíras, Mucambo, Santana do Acaraú, Coreaú e Reriutaba. Portanto, apenas 8 municípios estiveram presentes ao evento regional. Municípios que não mandaram representantes: Alcântaras, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira e Senador Sá. Portanto, faltaram 10 municípios, lamentavelmente. Todos fazem parte da Região Sertão de Sobral, num total de 18, com uma área territorial de 8.528,1km².


Durante as atividades da referida oficina foram debatidos os seguintes Eixos Estratégicos de Governo: Perspectiva Econômica Ambiental - Grupo 1: Ceará de Oportunidades (Agricultura Familiar e Agronegócio, Indústria, Serviços, Infraestrutura e Mobilidade, Turismo, Trabalho e Renda, Empreendedorismo, Pesca e Aquicultura); Ceará Sustentável (Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Energias). Perspectiva Social - Grupo 2: Ceará Acolhedor (Assistência Social, Habitação, Inclusão Social e Direitos Humanos, Segurança Alimentar e Nutricional); Ceará do Conhecimento(Educação Básica, Educação Profissional, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura); Ceará Saudável (Saúde, Esporte e Lazer, Saneamento Básico); Ceará Pacifico (Segurança Pública, Justiça e Cidadania, Políticas Sobre Drogas, Requalificação Urbana). 

Todos os EIXOS ESTRATÉGICOS foram abordados por Trabalhos de Grupos, que no primeiro momento foram indagados para responder sobre: "Quais os principais ENTRAVES que estão impedindo ou dificultando que esta Região alcance um novo patamar de Desenvolvimento; no segundo momento, a partir dos entraves identificados, onde queremos chegar para atingir um novo patamar de desenvolvimento?; no terceiro momento, como faremos para atingir os objetivos desejados e as estratégias para atingir cada objetivo?.


PROPOSTAS DOS GRUPOS DE TRABALHOS PARA O PPA PARTICIPATIVO 2016-2019:
Após acalorados debates, um relator de cada grupo apresentou à plenária as seguintes propostas para serem inseridas no PPA Participativo de 2016-2019: 

GRUPO 1 (PERSPECTIVA ECONÔMICA AMBIENTAL) - OBJETIVO ESTRATÉGICO 1: Fortalecer as políticas de convivência com o semi-árido. ESTRATÉGIAS para alcançar esse objetivo: Garantir o abastecimento de água para o território (e garantir a sustentabilidade hídrica dos grandes reservatórios com distribuição para todos). Viabilizar uma política de uso de Energia Solar pública e individual. Reordenamento Agrário garantindo o acesso às terras produtivas para os agricultores familiares. Manejo Agroflorestal com práticas agroecológicas e implementação da legislação ambiental. Fortalecer o Saneamento Básico e implementar a Lei de Resíduos Sólidos.  OBJETIVO ESTRATÉGICO 2: Garantir o acesso aos meios de produção e a distribuição de renda no Território.  ESTRATÉGIAS para alcançar esse objetivo:Fortalecer e ampliar o acesso à políticas públicas de compra institucional dos produtos da Agricultura Familiar. Fortalecer a organização das Associações de Agricultores e Agricultoras Familiares. Implememtar e estruturar o SIM nos municípios do Território (estabelecendo prazos para liberação dos licenciamentos ambientais dos matadouros). Fortalecimento Agroindústria Familiar. Garantir a Assistência Técnica e Extensão Rural continuada e estruturada com base no PNATER. OBJETIVO ESTRATÉGICO 3: Fortalecer as oportunidades de geração de emprego e renda com recorte de gênero e geração. ESTRATÉGIAS para alcançar esse objetivo: Educação contextualizada com a realidade local em todos os níveis de educação. Garantir a ampliação e desburocratização do acesso à terra, assistência técnica e crédito para a juventude e mulheres. Garantir uma política de fortalecimento da implantação e funcionamento das escolas famílias agrícolas, viabilizando a autonomia de gestão pelas famílias de agricultores.


GRUPO 2 (PERSPECTIVA SOCIAL) - OBJETIVO ESTRATÉGICO 1: Diminuir o índice de violência. ESTRATÉGIAS para alcançar esse objetivo: Integrar as ações intersetoriais na construção das políticas anti drogas. Fortalecer as políticas de ressocialização de presos. Integrar todas as forças policiais no combate à criminalidade na perspectiva de uma polícia cidadã.  OBJETIVO ESTRATÉGICO 2: Melhorar os indicadores educacionais da Região. ESTRATÉGIAS para alcançar esse objetivo: Fortalecer parcerias entre Estado e Município. Incentivar o controle da sociedade a respeito das políticas públicas educacionais. Adaptar a grade curricular na perspectiva da educação de campo. Articular com Academia estratégias da formação de professores. OBJETIVO ESTRATÉGICO 3: Descentralizar o atendimento à saúde. ESTRATÉGIAS para alcançar esse objetivo: Fortalecer a capacidade administrativa das unidades de atenção básica de saúde. Fortalecer o diálogo intersetorial para melhorar o atendimento à saúde. Fortalecer políticas de promoção e prevenção da saúde.

CONFIRA TODAS AS FOTOS DA OFICINA REGIONAL, CLICANDO NO LINK ABAIXO:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.895297563876365.1073741999.100001883903125&type=3

Governo do Estado do Ceará decreta emergência em mais 44 municípios; Cariré está incluído na relação

REPRODUÇÃO: Google Earth (Clicar na foto, para ver mais ampliada!)

O Governador do Ceará Camilo Santana assinou mais um decreto classificando como de emergência a situação de 44 municípios do Estado em virtude da seca. O ato foi publicado no Diário Oficial da última quarta-feira, 24/06/2015, e abrange 44 municípios, dentre eles, Cariré. O decreto é válido por um período de 180 dias, podendo ser prorrogado.

O Decreto Nº 31.752, 24 de junho de 2015, assinado pelo governador Camilo Santana, na sua íntegra, descreve que:

"Considerando a irregularidade significativa na quantidade das chuvas no território do Estado do Ceará ocasionando insuficiência na recarga dos mananciais, que vem comprometendo o armazenamento de água, causando sérios problemas no abastecimento para o consumo humano e animal desde o ano de 2012; Considerando que a colheita das culturas plantadas em determinadas regiões dos Municípios ficou comprometida, contribuindo para intensificar as dificuldades econômicas e comprometendo o padrão de qualidade de vida da população; Considerando competir ao Estado a preservação do bem estar da população, bem como a implementação de atividades socioeconômicas nas regiões atingidas por eventos adversos causadores de desastres, para, em regime de cooperação, combater e minimizar os efeitos das situações emergenciais;
Considerando o Parecer Técnico favorável nº03/2015, datado de 12 de junho de 2015, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC/Corpo de Bombeiros Militar do Ceará - CBMCE;

DECRETA:
Art.1º - Fica declarada a existência de situação anormal provocada por desastre crônico, gradual e previsível, caracterizada como SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, nos Municípios constantes no Anexo Único deste decreto.

MUNICÍPIOS:

1. Acopiara
2. Alto Santo
3. Antonina do Norte
4. Aracoiaba
5. Araripe
6. Barreira
7. Barroquinha
8. Bela Cruz
9. Campos Sales
10. Canindé
11. Cariré
12. Carnaubal
13. Cedro
CONTINUE LENDO...