Groaíras: Pe. Antônio José Viana Monte irá assumir a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário


O Portal da Diocese de Sobral, em sua página "Transferência do Clero Diocesano" publicou na tarde de sábado, 17/12, o nome do Pe. Antônio José Viana Monte,  que irá assumir a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Groaíras. 

Confira as transferências de vários padres do Clero Diocesano

Na manhã de hoje durante o encerramento do encontro para discutir o Plano Pastoral, foi anunciado algumas transferências do Clero Diocesano.

Segue a lista com os nomes dos presbíteros:

Mons. Manuel Romulo Rocha - Morrinhos

PE. Raimundo Nonato Timbó - Marco

PE. Jacó Sidarta de Sousa - Varjota

PE. Eufrázio da Silva - Reriutaba

PE. Marcos Ribeiro - Mucambo

PE. Aristides - Fátima/Sobral

PE. Antônio José - Groaíras

PE. João Oliveira - Moraújo

PE. João Jesuino - Pacujá

PE. Berg - Taperuaba

PE. Lucione Queiroz - Catedral/Sobral

PE. Herlandino Sampaio - Vigário Paroquial - Catedral

PE. João Batista Vasconcelos - Ipu

Diácono Valdir - Coreaú

Diácono Jocélio - Acaraú

PE. Marcos Uchoa - Área Pastotal de Celsolândia

PE. Assis Neto - Área Pastoral de Jordão

PE. Eufrázio Pontes - Área Pastotral Rafeal Arruda

PE. Lucas Moreira - Capelania Nossa Senhora das Graças / Abrigo

PE. Florêncio - Sumaré / Sobral.

Groaíras: Servidores protestam contra atraso de salários de novembro: "Ata da Reunião Entre Representantes dos Empregados Públicos Municipais de Groaíras-CE e Comissão de Transição"

FOTO: Facebook de Naldinho Fechadasso
Para não pairar nenhuma dúvida sobre a matéria postada aqui no Blog Cariré em Revista, em 16 de dezembro de 2016, enfocando que "servidores públicos da Educação e da Saúde de Groaíras ocuparam a Sala de Transição da Prefeitura Municipal de Groaíras, para protestar contra a falta de pagamento do mês de novembro, de alguns servidores públicos, tais como: cozinheira, serviços gerais, professores e intérprete de libras [...]", o Dr. Augusto Martins Melo, advogado OAB,  secretário “ad hoc” da Equipe de Transição, nos enviou  a cópia da Ata da Reunião Entre Representantes dos Empregados Públicos Municipais de Groaíras-CE e Comissão de Transição", a qual postamos aqui, na íntegra:

"ATA DA REUNIÃO ENTRE REPRESENTANTES DOS EMPREGADOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DE GROAÍRAS-CE E A COMISSÃO DE TRANSIÇÃO...
Aos dezesseis (16) dias do mês de dezembro de dois mil e dezesseis (2016), às dez horas (10:00h), na sala da Comissão de Transição de Gestão, situada na Rua Monsenhor Linhares, Centro, Groaíras-CE, sob a presidência da Senhora MARIA DO ROSÁRIO CARLOS DE LIMA, Coordenadora da Equipe de Transição, realizou-se reunião com a presença de representantes dos empregados públicos municipais de Groaíras-CE. A presidente abriu os trabalhos e os representantes dos servidores públicos municipais relataram o motivo da provocação da reunião: informar e documentar que, até a presente data, ainda não receberam seus vencimentos referentes ao mês de novembro deste ano de dois mil e dezesseis (2016). Informaram ainda que o município já quitou os valores referentes ao décimo terceiro salário. Referidos servidores são lotados em repartições das Secretarias de Educação e Saúde do município de Groaíras-CE. Deliberando, os servidores requereram a Comissão de Transição à tomada de providências no sentido de dar conhecimento aos órgãos de controle da Administração Pública para que seja garantido o cumprimento da obrigação trabalhista e as demais dela decorrentes com relação às parcelas salariais vencidas e vincendas dos servidores públicos municipais. A senhora FRANCISCA ROBERTA PAIVA MATOS, informou que o senhor ANTONIO CARLOS MATOS LOPES, se aposentou no dia doze (12) de agosto deste ano e o município providenciou a recisão trabalhista. Ocorre que, até o presente dia, não recebeu os valores da recisão pelo município. Assim, a comissão e os representantes dos empregados públicos municipais decidiram pelo encaminhamento do pleito ao Ministério Público da Comarca de Groaíras, bem como ao Tribunal de Contas dos Municípios. Nada mais havendo a tratar, eu, Augusto Martins Melo, secretário “ad hoc”, lavrei a presente ata que, após lida, segue assinada pelos presentes. Groaíras-CE, dezesseis de dezembro de dois mil e dezesseis.".

STDS promoveu o Curso Para Construção de Cisternas de Enxurradas, com a participação de pedreiros de Cariré,CE

Realizou-se em Cariré, na localidade de Retiro, o curso inédito para pedreiros locais aprenderem a construir cisternas de enxurradas. O referido curso foi gratuito, com direito à refeições e promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da Prefeitura Municipal de Cariré-CE.

Segundo declarou a  secretária da STDS, Cláudia Nascimento Gonçalves, "Muito embora tenhamos iniciado o curso com cerca de 10 pedreiros, foi uma oportunidade diferenciada, neste ano de desemprego agudo, pois aqueles que aprenderam a construir as cisternas de enxurradas, provavelmente serão contratados pelo Cetra, para estarem construindo as 89 cisternas em Cariré, e ainda podem ser contratados para trabalhar em outros quatro municípios que também serão contemplados com a construção das cisternas de enxurradas. O mais importante é que com a prática na construção das mesmas, facilmente esses pedreiros poderão ganhar bem mais que normalmente se paga na região aos melhores pedreiros da ativa".
Já o técnico  Vitor, articulador do  Cetra para a Região Norte, afirma: "Nós deixamos de trazer pedreiros de outros municípios, justamente para valorizar este curso e beneficiar a mão-de-obra local. Também estão previstas a construção de cisternas de enxurradas em Reriutaba, Mucambo, Frecheirinha e Sobral. São 53 mil metros cúbicos de água que irão irrigar um total de 1/4 de hectares, incrementando a agricultura irrigada no semi-árido nordestino. Para nós tem sido um prazer trabalhar em Cariré, e espero que os pedreiros daqui aproveitem esta oportunidade que pela primeira vez é trazida para cá"

Por sua vez, o prefeito municipal Antonio Martins afirma: "Este empreendimento tem nosso total apoio, por isso assinamos convênio com a SDA para a construção destas 89 cisternas de enxurradas em Cariré,e anteriormente mais de mil cisternas de placa. Lamentamos que mais de 600 cisternas voltaram porque a época (cerca de 2 anos atrás) muitos agricultores não entenderam a importância da contra-partida do Projeto e não aceitaram a construção das mesmas. Mas hoje nós temos a oportunidade de,pela primeira vez em Cariré,estas cisternas poderem ser construídas por pedreiros de nosso Município".

Prossegue o prefeito Antônio Martins afirmando: Já cavamos vários poços e hoje temos vários sistemas de abastecimento d`água funcionando em várias localidades rurais, onde não havia acesso regular de água, como no caso da comunidade do Engenho Queimado. Porque entendemos que o combate às consequências da seca deve-se dar em todas as frentes: com as grandes águas, como a construção do Açude Taquara, com as médias águas, como o abastecimento d`água em nossas comunidades rurais, e nas pequenas águas, com são estas importantíssimas cisternas de enxurradas, que são destinadas normalmente para uma família".


AUTOR DA MATÉRIA:
Virgílio Félix de Lima - assistente social e coordenador de cursos da STDS de Cariré-CE.


 FOTO/ARQUIVO