Prefeitura Municipal promoveu o 1º Festival Carireense de Arte e Cultura para Deficientes



Numa promoção pioneira da Prefeitura Municipal de Cariré, através das Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e Cultura e Turismo, foi realizado na quadra esportiva local, o 1º Festival de Arte e Cultura para Deficientes, nos dias 26 a 27 de junho. O evento também teve ainda o apoio do Governo do Estado.
Foram realmente, momentos de candura, congraçamento e socialização por parte dos deficientes que se apresentaram no citado festival, que contou com as participações de deficientes das cidades de Cariré, Sobral e Forquilha. Realmente, emocionou ao público que assistiu ao evento, a capacidade de criação artística e cultural dos mesmos. Notável público prestigiou o evento.

Estiveram presentes ao 1º Festival Carireense de Arte e Cultura para Deficientes, como convidados especiais, a sra. Maria José Loiola, coordenadora regional da Federação das Apaes; a sra. Conceição, presidente da Apae/Sobral e Santina, presidente da Apae/Forquilha.
Houve apresentação artística especial do deficiente João Henrique, de Sobral, tricampeão do Festival Nossa Arte, acompanhado ao violão, pelo professor de música da Apae/Sobral, Renê Diango. O mestre do cerimonial foi o radialista Rui Silva, já com vasta experiência na área.

A composição eclética do corpo de jurados estava assim constituída: Regina Farias (secretária de Cultura do Município), Ozanan Farias (artista e pintor), Conceição Morais (professora e artista plástica), Edson Quinto (artesão, artista plástico), Zacarias Gonçalves (maestro da Banda de Música de Cariré e conhecedor da boa arte).

No segundo dia da realização do festival, fizeram uso da palavra a presidente da Apae/Cariré, Virgínia Sousa Aguiar, para dizer que a citada entidade beneficente de nossa cidade "estava desacreditada por parte da Comunidade, mas, agora, estamos vivendo um novo tempo, valorizando o deficiente. Ano que vem o próximo festival será bem melhor que este. Agradeço ao prefeito Antônio Martins pela aquisição da sede própria da Apae/Cariré". Por sua vez, o prefeito municipal Antônio Martins agradeceu a presença das Apaes de Sobral e Forquilha, às ações desenvolvidas pelas secretarias da Ação Social e da Cultura e aos que fazem a Apae/Cariré, para que este festival pudesse ser realizado. Estamos conseguindo uma sede própria para nossa Apae. Até o final do ano vamos adquirir esse imóvel". Já a sra. Conceição, presidente da Apae/Sobral, afirmou que "Virgínia (presidente da Apae/Cariré), merece aplausos, por preparar e realizar este festival em um espaço de apenas três dias. É importante para Cariré o trabalho que o prefeito Antônio Martins vem realizando em benefício da Apae local, que será modelo para outras Apaes da nossa região".

RESULTADOS FINAIS DO 1º FESTIVAL CARIREENSE DE ARTE E CULTURA PARA DEFICIENTES:


SLIDES: IMAGENS DO 1º FESTIVAL CARIREENSE DE ARTE E CULTURA PARA DEFICIENTES