Prefeito Antônio Martins entregou ao povo de Cariré, a Biblioteca Pública Municipal Antônio Adrião da Silveira, totalmente reformada e ampliada

FOTOS EXCLUSIVAS: Vicente José Rodrigues / Cariré em Revista



Em solenidade realizada ontem (16/08), em frente à Fábrica de Cultura de Cariré, o prefeito Antônio Rufino Martins entregou à comunidade local, a moderna Biblioteca Pública Municipal Antônio Adrião da Silveira, que foi totalmente ampliada e reformada, com um acervo de mais de oito mil livros, aquisição de novos equipamentos, móveis e eletrônicos. A mesma está dividida em quatro setores: Atendimento, Acervo, Sala de Leitura e Multimídia e Setor Infantil. A partir da próxima segunda-feira (20/08), a Biblioteca Pública Municipal de Cariré abrirá suas portas para todos aqueles que amam os livros e sabem o quão é importante o desenvolvimento da leitura em nossos dias.


Em palanque armado ao lado da Fábrica de Cultura de Cariré, várias autoridades constituídas do Município estiveram presentes: vereadores, secretários municipais e familiares do saudoso professor Antônio Adrião da Silveira (dentre os quais, Raimundo Nonato Ferreira da Silveira, neto do homenageado). O professor Adrião da Silveira é considerado o precursor da primeira biblioteca particular de Cariré, pois ele comprava livros e doava às pessoas interessadas na leitura dos mesmos. 

Vários oradores fizeram uso livre da palavra, destacando-se pela ordem: o presidente da Câmara Municipal Cariré, Doriedes Honório de Sousa; Diogo Silva da Silveira, bisneto de Antônio Adrião da Silveira; a secretária da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Regina Farias; o vice-prefeito Elmo Roberto Aguiar e o prefeito municipal Antônio Rufino Martins. Todos enalteceram o valor da leitura para a formação cultural do povo de Cariré, notadamente dos jovens, pois "Um pais se faz de homens e livros", conforme escreveu Monteiro Lobato.

FOTOS EXCLUSIVAS: Vicente José Rodrigues / Cariré em Revista

O público presente ao evento também foi presenteado com a belíssima apresentação do musical "O Mágico de Oz", realizada por alunos do Centro de Atendimento Especializado Lidiana Pinho Teles, pertencente à Associação de País e Amigos de Excepcionais ( APAE) de Cariré, sob a direção da renomada professora de danças e balé, Jane Santos (Ver fotos acima).

FOTOS EXCLUSIVAS: Vicente José Rodrigues / Cariré em Revista




Após os discursos de praxe, todos foram até o prédio da nova e moderna Biblioteca Municipal de Cariré, onde houve o descerramento da placa de inauguração e, logo após, as autoridades e o povo em geral conheceram todas as instalações e o acervo de milhares de livros recém adquiridos pela administração do prefeito Antônio Martins-Elmo Aguiar. Após a visita à Biblioteca Pública Antônio Adrião da Silveira, foi servido um lauto coquetel, no auditório da Fábrica de Cultura.

FOTOS EXCLUSIVAS: Vicente José Rodrigues / Cariré em Revista

EDIÇÃO DE TEXTOS & FOTOGRAFIAS:
Vicente José Rodrigues
Jornalista Profissional
Registro oficial no M.T.E: 0003075/CE

VISA e VSA promoveram reunião com os responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água do município de Cariré (CE)

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Vigilância Sanitária e Ambiental da Secretaria da Saúde de Cariré (CE)


Aspectos da reunião da Vigilância Sanitária e Ambiental com os responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água do município de Cariré (CE)

No dia 30 de julho de 2013, de 8:00 as 11:00 horas, no auditório da Fábrica de Cultura, nesta cidade, aconteceu a reunião que tratou das ações de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIÁGUA) com a Vigilância Sanitária (VISA) e Ambiental (VSA) e os responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água do município.  Os objetivos foram: esclarecer as ações e objetivos do VIGIÁGUA; esclarecer responsabilidades dos setores; implementar mecanismos de comunicação e cooperação entre a Vigilância Sanitária e Ambiental e os responsáveis pelos Sistemas de Abastecimento; discutir problemas, esclarecer dívidas e levantar propostas a fim de garantir a qualidade da água para consumo humano.
FOTO/DIVULGAÇÃO: Vigilância Sanitária e Ambiental da Secretaria da Saúde de Cariré (CE)

Tivemos como produto desta reunião algumas propostas, tais como: 1) Formar um comitê ou um grupo de trabalho para viabilizar discussões, planejamento e avaliação de problemas, propostas; com participação efetiva de gestores, técnicos, lideres comunitários, responsáveis pelo sistema de abastecimento; 2) Viabilizar elaboração de material educativo e informativo com linguagem apropriada; 3) Realizar o diagnostico dos problemas ambientais e sanitários do município por meio de um fórum, além de discutir ações para enfrentamento.

Foi levantada a discussão de que é preciso o apoio e a conscientização da população, quanto as suas responsabilidades frente a colaborar para uma melhor qualidade da água, sobretudo nesse período de estiagem. A conscientização de que ações de poluição e degradação dos mananciais de captação, desperdício da água potável são fatores que refletem na qualidade da água. Sendo assim, todos: o poder público,  os responsáveis pelo sistema de abastecimento e a população temos nossas responsabilidades.

AUTORA DA MATÉRIA:


Jaliana Holanda Nascimento dos Santos - médica veterinária da Coordeenação de Vigilância Sanitária e Ambiental da Secretaria da Saúde de Cariré (CE).




FOTO/ARQUIVO:Cariré em Revista