Região Norte comemora sangria dos açudes

Fonte: Vídeo extraído do Site da TV Verdes Mares

31 açudes do CE já sangraram em 2011, 26 seguem sangrando

17/04/11

Moradores da Região Norte do Ceará comemoram a sangria dos açudes, resultado das fortes chuvas dos últimos meses. Dos 134 açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Híidricos (Cogerh), 31 já sangraram em 2011. Desses, 26 seguem sagrando.

Aires de Sousa, mais conhecido como Jaibara, sangrou recentemente. A expectativa era grande, uma vez que, desde a construção do açude de Taquara, no Cariré, diminuiu a quantidade de água que ia para o local. A água renova significa alívio para os criadores de tilápia, já que em 2010 o açude chegou a ficar apenas com 36% da capacidade.

Na Região Norte, 11 reservatórios já atingiram a capacidade mázima de armazenamento. São eles: na Bacia do Acaraú, além do Aires de Sousa, Forquilha, Acaraú Mirim, Arrebita, Bonito e São Vicente; na Bacia do Coreaú, o Angicos, Diamante, Itaúna, Tucunduba e Várzea da Volta.

De acordo com a Cogerh, atualmente a capacidade hídrica das duas bacias da Região Norte do Ceará é de 77%, isso significa que há abastecimento garantido por pelo menos 1 ano. Bem diferente da realidade de 2010, quando nenhum açude sangrou e a situação ficou preocupante. (Fonte: TV Verdes Mares - Programa Nordeste Rural).

Encerrada ontem (16) com grande número de participantes, a 5ª Trilha de Motos de Cariré 2011

FOTOS:VICENTE JOSÉ RODRIGUES














OBS: Dê um clique nas imagens, para visualizá-las melhor

Com um notável número de participantes, ficou encerrada ontem (16), a 5ª Trilha de Motos de Cariré 2011, que foi promovida pela Prefeitura Municipal de Cariré e contou com apoio do Governo do Estado. Neste sábado, a largada da trilha teve início às 8h15min, saindo da praça central Elísio Aguiar e indo seguir uma grande rota, passando pelos municípios de Cariré, Pacujá e Mucambo. Um caminhão seguia essa rota e ia recolhendo as motos que paravam por defeitos mecânicos. Foi realmente um evento que movimentou o Município de Cariré e a grande legião de motoqueiros chamava a atenção dos moradores das cidades e localidades por onde iam passando. À frente do pelotão, o prefeito municipal de Cariré, Antônio Martins e o vice-prefeito Elmo Roberto Aguiar, seguidos de perto pelo presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Nery Neto e pelo secretário de Infraestrutura, Adauto Eleotério Aráujo.

Os participantes da 5ª Trilha de Motos de Cariré 2011 fizeram uma parada no balneário "Cabeça do Boi", onde foram servidas as "quentinhas", fornecidas pela Prefeitura Municipal de Cariré, promotora do evento.

Ao longo da rota houve alguns acidentes, mas, felizmente, sem vítimas fatais. Pela manhã, o tempo foi favorável à realização da trilha, mas, ao cair da tarde choveu bastante na região de Anil, Retiro e Daniel, já quase perto do encerramento da 5ª Trilha de Motos.

Este ano, a 5ª Trilha de Motos de Cariré ofereceu aos seus participantes, uma premiação no valor de R$ 20.000,00. Não houve classificação de vencedores em ordem de chegada, mas, foi realizado um sorteio, incluindo os números de inscrição de cada pessoa sorteada.