Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré em parceria com o grupo Cativeiro de Capoeira promovem o projeto "Lembranças de Zumbí"

DESIGN FOTOGRÁFICO:VICENTE J. RODRIGUES

Está sendo promovido pela Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, o projeto "Lembranças de Zumbi", em parceria com o grupo Cativeiro de Capoeira. Importância de Zumbi para a História do Brasil: Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

No município de Cariré, o projeto trabalha com aproximadamente 150 crianças e adolescentes de baixa renda e em estado de risco e vulnerabilidade social, que variam entre alunos da rede municipal de ensino e os programas sociais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, realizando, assim, um trabalho itinerante, ou seja, indo a cada localidade, com o objetivo de resgatar a cultura afro-descendente, despertando nas crianças e adolescentes um contato direto com a cultura, afastando os mesmos do mundo das drogas e despertando a socialização e a cidadania, quebrando os paradigmas (modelos) preconceituosos e tornando os praticantes da Capoeira donos de si.

Recentemente, o projeto "Lembranças de Zumbi" realizou uma caminhada nas ruas centrais da cidade de Cariré, para relembrar o Dia Nacional da Consciência Negra, como forma de preservar e resgatar a cultura afro-brasileira e, em seguida, foi realizada uma grande roda de Capoeira, no Galpão dos Feirantes da cidade de Cariré.


FOTO ARQUIVO: WEB

Grupo Cativeiro de Capoeira de Cariré prestou homenagem ao Dia da Consciência Negra

FOTOS: CORTESIA CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL



Em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20/11) o Grupo Cativeiro de Capoeira não podia deixar de render a sua homenagem a essa data tão importante, que serve de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais e religiosos de nosso País.

Com o apoio da primeira dama e Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, juntamente com a Prefeitura Municipal de Cariré, foi realizada uma caminhada seguida de roda de capoeira, no Galpão dos Feirantes. Os grupos, coordenados pelo professor Reginaldo e Givanildo, fizeram uma belíssima apresentação de expressão das raízes negras e falaram aos presentes sobre o fundador da Capoeira em Cariré, Mestre Azevedo.

Estiveram presentes ao evento, os grupos de Capoeira das localidades de Jucá, Flores, Tapuio, Santo Antônio, Serrote Branco e Sede. O secretário de Transportes, Eduardo Miranda, também prstigiou o evento, juntamente com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Carmiranda A. Miranda, que em nome da primeira dama Virgina Souza Aguiar, parabenizou e justificou a ausência da mesma, que se faz tão admiradora dessa arte afro.


AUTORA DA PAUTA:
Carmiranda A. Miranda - coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS da sede municipal







FOTO:ARQUIVO