Secretaria da Saúde de Cariré fez entrega de novos protetores solares aos agentes comunitários de saúde e aos de endemias

FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES





Por ocasião de reunião entre profissionais da saúde deste município, promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador(CEREST), a Secretaria da Saúde de Cariré fez a entrega de novos protetores solares aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de endemias, que ficam expostos, diariamente, aos raios ultravioleta que estão presentes na luz solar, os quais podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. A entrega dos protetores solares foi realizada pelo coordenador de Vigilância à Saúde, enfermeiro Francisco Rodrigues Martins e pelo coordenador da Atenção Básica, enfermeiro Adriano Ferreira Martins.

Vale salientar que desde o ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde vinha distribuindo os protetores solares aos agentes comunitários de saúde e aos de endemias, mas, esses produtos estavam causando reações alérgicas dermatológicas. Foi então suspenso o uso dos mesmos. O secretário da Saúde de Cariré, dr. Francisco Rosemiro Guimarães, abriu uma licitação pública para compra de novos protetores solares que não oferecessem riscos à saúde dos agentes comunitários de saúde e aos de endemias.

Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Sobral promoveu reunião com os profissionais de saúde do Município de Cariré

FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES





Ontem (22), contando com grande número de trabalhadores da área de saúde, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Sobral, promoveu uma importante reunião, nas dependências da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, com o objetivo de divulgar o trabalho que aquele órgão vem realizando na região Noroeste do Estado, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, da sociedade e do meio ambiente, desenvolvendo ações de vigilância em saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho.

Na ocasião, Jeanny Fiuza Costa Frota, fonoaudióloga e mestre em Saúde Pública (na foto), fez explanações sobre as atividades realizadas pelo CEREST, que é um serviço do Sistema Único de Saúde(SUS), direcionado a todos os trabalhadores formais e informais das Microrregionais de Saúde de Sobral, Acaraú, Camocim e Crateús. As principais atribuições do CEREST são:"Capacitar profissionais em ações de saúde do trabalhador e meio ambiente; propor ações relativas ao diagnóstico, tratamento e reabilitação dos trabalhadores expostos a agravos a saúde ocupacional e acidente de trabalho; promover o acolhimento, atendimento e encaminhamentos necessários, dos trabalhadores que buscam o CEREST; identificar problemas de saúde do trabalhador e propor medidas de intervenção; estabelecer nexo causal nas doenças relacionadas à Saúde do Trabalhador que lhe forem encaminhados; desenvolver ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador, articulado com a Vigilância Sanitária; apoiar o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de saúde do trabalhador e fortalecer a atuação do Controle Social".

SERVIÇO
CEREST-Sobral
Rua Dr. Monte, 865 – Centro

Sobral-Ceará
CEP: 62011 – 200 Fones (88) 36114129 / 36112614
E-mail: cerest@sobral.ce.gov.br

Governo do Estado e Secretaria das Cidades construirão fogões a lenha ecológicos em comunidades rurais do Município de Cariré

FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES







Na última quinta-feira (21), foi realizada nas dependências da Capela de Nossa Senhora de Nazaré, no Distrito de Tapuio, uma reunião dirigida à comunidade local e das localidades circunvizinhas, para a apresentação do chamado fogão ecológico a lenha e/ou fogão ecoeficiente. Na ocasião, a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Virgina Souza Aguiar (na foto), esteve representando o prefeito Antônio Martins e falou sobre a parceria firmada entre o Município, Governo do Estado e a Secretaria das Cidades, para a instalação de 191 fogões ecológicos, nas seguintes comunidades: Anil, Caiçara, Campo Frio, Flores, Lagoa de Fora, Muquém de São Pedro e Tapuio.

Perante o grande número de senhoras donas de casa presentes à reunião, o assessor técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis-IDER, Ákilas Girão, fez a apresentação do fogão ecoeficiente, explanando, detalhadamente, sobre as formas corretas de instalação e funcionamento do equipamento. Disse ele que "os fogões a lenha ecológicos são construídos com tijolos refratários que mantém o calor dentro da estufa e economizam lenha. Isso também garante que a temperatura do ambiente não se altere. Outra vantagem é a fumaça, que antes ficava pela casa e agora é totalmente eliminada pela chaminé. O pedreiro demora apenas algumas horas para concluir o trabalho e quatro dias depois, o fogão já pode ser usado. O fim da fumaça é um alívio para agricultores com problemas respiratórios".

Segundo ainda Ákilas Girão, "a construção dos fogões gera também empregos nas comunidades pobres, trabalhadores locais são treinados para a instalação. Um mestre de obras, previamente treinado pelo IDER, vai até as comunidades, para treinar os profissionais locais, gerando mão de obra qualificada e fonte de renda para os mesmos. Um total de 70 municípios cearenses já foram contemplados com a instalação dos fogões ecológicos, com mais de 20.000 famílias sendo beneficiadas. O Governo do Estado financia, integralmente, a instalação do fogão ecoeficiente, enquanto que a Prefeitura Municipal solicita o equipamento, contando, também, com o apoio das associações comunitárias locais".