Secretaria Municipal da Saúde de Cariré comemora o Dia Mundial de Combate ao Diabetes com ações de prevenção

Dia Mundial de Combate ao Diabetes foi comemorado na Unidade Básica da Sede II, com a realização de testes de glicemia e aferição de pressão arterial (Clicar na galeria para ampliar as fotos)
Ontem (26/06) foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Para marcar a importante data, a Secretaria da Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré-CE promoveu ações de prevenção na Unidade Básica de Saúde da Sede II,  através dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), quando foram realizados vários testes de glicemia (que detecta o nível de açúcar no sangue), aferição de pressão arterial, além de palestras.

Equipe de Coordenação do NASF da Secretaria da Saúde de Cariré-CE esteve à frente das ações de prevenção ao diabetes
Para a coordenadora do NASF, enfermeira Arminda Evangelista, a prevenção é a melhor forma de combater a diabetes, que é uma doença grave que precisa ser olhada com atenção. A Secretaria Municipal da Saúde de Cariré busca através dessas campanhas, não só alertar sobre os perigos dessa doença, como também orientar sobre como prevenir com cuidados na alimentação e na prática de exercícios físicos.

Entenda a Diabetes
A diabetes é uma doença crônica em que o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente ou o organismo não a utiliza de forma adequada. Por isso, algumas pessoas que têm diabetes precisam suprir a deficiência em insulina, pois é ela que ajuda as células a transformarem a glicose em energia.

Os principais sintomas são: cansaço, dores nas pernas, vontade de urinas diversas vezes, sede constante, perda de peso, mesmo sentindo mais forme e comendo mais, visão embaçada, formigamento nas mãos e pés e machucados que demoram a cicatrizar. A visita periódica ao médico, principalmente para pessoas acima dos 40 anos, é fundamental para detectar a doença logo no início. A prevenção é feita através da prática de exercícios e alimentação saudável.
 

Projeto "Cine Férias Cariré" teve abertura oficial, com a exibição de filme infantil no calçadão do Mercado Público Municipal

Crianças acompanhadas dos pais/mães assistem a exibição de um filme infantil, no calçadão do novo Mercado Público Municipal de Cariré/CE (Clicar na galeria para ampliar as fotos).

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da Prefeitura Municipal de Cariré-CE promoveu no dia de ontem (26), a abertura do projeto "Cine Férias Cariré", o qual é voltado ao divertimento das crianças, durante o período de férias escolares. Nesta quinta-feira foi exibido um filme infantil no telão instalado no calçadão do novo Mercado Público Municipal e que está sendo utilizado para a população assistir aos jogos da Copa do Mundo 2014.

 

Segundo informações da subsecretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cláudia Nascimento Gonçalves, a exibição de filmes infantis para a garotada prosseguirá nos dias 03 (quinta-feira) e 10 de julho (quinta-feira). Além de exibir os filmes infantis que estão em cartaz nas salas de cinemas do País, a STDS de Cariré ainda promove a distribuição de picolés e pipoca para as crianças telespectadoras dos filmes infantis.