Escola Marieta Cals obteve o segundo lugar entre as escolas regulares da Crede 06 em crescimento no Spaece 2013


Segundo o escritor Thiago de Mello, “O seu trabalho não é a pena que se paga por ser homem, mas um modo de amar e de ajudar o mundo a ser melhor”. Quando se trabalha na educação, este pensamento deixa de ser clichê e se torna a razão de nossos esforços diários. Um professor de escola pública, ciente de sua tarefa, sabe muito bem que é preciso desbravar caminhos muitas vezes espinhosos para se chegar ao objetivo: propiciar condições de vida digna e consciência cidadã à comunidade escolar.
 
Nós da EEM Dona Marieta Cals estamos colhendo os frutos de um trabalho voltado para a melhoria da educação: alunos motivados, com perspectivas positivas de um futuro melhor, somos a escola da CREDE 06 com maior número de alunos ingressos em curso superior via SISU, PROUNI e vestibular UVA. E, para coroar este ano de sucesso, veio o reconhecimento do Governo do Estado: SOMOS UMA DAS CINCO ESCOLAS DA CREDE 06 QUE FARÃO JUS AO PRÊMIO APRENDER PRA VALER, CONFORME LEI Nº 14.484, DE 18 DE OUTUBRO DE 2009. Ou seja, estamos entre as 27 melhores do Estado pelo resultado do SPAECE 2013. 

Obrigada à CREDE 06, na pessoa da professora Maria de Fátima Farias Aragão e da Superintendência escolar na pessoa da professora Socorro Cunha, pelo incentivo e apoio que sempre nos tem dado; às coordenadoras, aos professores e professoras – Grandes mestres e motivadores –; aos alunos, aos pais, à prefeitura municipal e suas secretarias – que sempre nos apoiam através da cessão de transporte e espaço cultural para nossos eventos de motivação. Enfim, obrigada a todos que, direta ou indiretamente, participam conosco dessa conquista. Queremos ressaltar: TEMOS ORGULHO DE SER ESCOLA PÚBLICA. TEMOS ORGULHO DE SER MARIETA! (Maria do Livramento Dias de Oliveira – DIRETORA ESCOLAR)

Sebrae-CE instala Terminal de Autoatendimento na Sala do Empreendedor de Cariré, com acesso à rede internet e impressão de documentos

Terminal de Autoatendimento do SEBRAE/CE, na Sala do Empreendedor de Cariré, já em funcionamento e com acesso à internet.
Nesta semana foi instalado na Sala do Empreendedor, que é mantido pela Prefeitura Municipal de Cariré, o Terminal de Autoatendimento do SEBRAE/CE (mais conhecido por Totem), que ficará à disposição dos microempreendedores, nas dependências da Sala de Arte do Museu Euclides Rufino, à Rua Belarmina Rodrigues, 144, em frente à Praça da Prefeitura de Cariré. O terminal ou totem é ligado à rede internet. Conforme informações divulgadas por Nivaldo José de Lima, agente de Desenvolvimento Local, "dos 26 municípios que contam com Salas de Empreendedorismo, apenas Cariré, Sobral e Varjota foram contemplados com esse importante equipamento".


Segundo ainda informações de Nivaldo José de Lima, Agente de Desenvolvimento Local (ADL) através do totem ou terminal, o microempreendedor terá várias facilidades de atendimentos, tais como: orientações para abrir uma empresa; ideias de negócios; assistência sobre financiamento; assistência sobre cursos de capacitação para empresas; impressão de documentos, gratuitamente, quando o microempreendedor individual poderá, por exemplo, registrar-se como MEI e imprimir a guia do DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional, que deve ser pago na rede bancária e casas lotéricas.

Além das facilidades de atendimento por meio do Terminal de Autoatendimento (Totem), continuarão sendo realizados na Sala do Empreendedor, os seguintes atendimentos: formalização de microempreendedor; atualização do Documento de Arrecadação Simples (DAS); oportunidades e orientações para os microempreendedores individuais poderem realizar cursos e capacitações, além de orientação empresarial sobre como fazer o próprio negócio.

IBGE realiza reunião com a Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias de Cariré-CE


Realizada ontem (3), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, nesta cidade, a reunião promovida pela Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias de Cariré, com a finalidade de discutir os resultados da safra agrícola de 2014 e levantar informações para o prognóstico agrícola de 2015, na área territorial do município de Cariré-CE. A referida Comissão é formada por representantes do IBGE, Ematerce, Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, associações de produtores rurais e demais pessoas ligadas ao setor agropecuário do município.

Esteve conduzindo a referida reunião, a coordenadora estadual de Estatísticas Agropecuárias do Ceará, Regina Lúcia Feitosa Dias, assessorada pelos técnicos de Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE, Artur Parente Frota e Gilmar Maia, além das técnicas de Pesquisa e Mapeamento do IBGE, Cíntia de Araújo Ramos e Tayane Frota de Oliveira.

De acordo com a opinião de todos os produtores rurais presentes ao encontro, a produção agrícola no município de Cariré foi bastante prejudicada com as chuvas irregulares do inverno de 2014, ficando essa produção abaixo da média de 50%, enquanto que as culturas de áreas irrigadas já começam a sofrer os efeitos da água insuficiente que é liberada pelas comportas do Açude Araras, em nossa região. Quanto à produção agrícola para 2015, todos estão na expectativa de que tenhamos um inverno promissor; caso contrário, com a ocorrência de mais um inverno abaixo da média em nossa região, a situação será catastrófica para a produção agrícola regional.


Estiveram presentes ao encontro, o secretário da Agricultura de Cariré, Henrique Chaves; o secretário do Meio Ambiente, Adauto Araújo; o gerente do Centro de Atendimento Regional da Ematerce, Antônio César de Sá Neto, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cariré, Antônia Ivaneide Araujo, dentre outros.