Cariré promoverá de 04 a 12 de outubro, a programação da VIII Semana do Bebê de 2021

 

Programação da VIII Semana do Bebê de 04 a 12 de outubro de 2021
04/10 - Divulgação da Semana do Bebê 2021
05/10 - Atendimento em saúde da criança
Local: Centro de Saúde da Mulher às 14:00h. OBS: Crianças de 0 a 1 ano previamente agendadas nas unidades básicas de saúde;
05/10 - Lançamento do projeto Meu Primeiro Documento
 Local: Centro do Idoso às 13:00h:
06/10 - 'Dia D' da higiene nas escolas;
07/10 - Entrega dos brinquedos nas unidades básicas de saúde pela manhã;
08/10 - Palestra para gestantes
Local: Centro de Saúde da Mulher às 8:00h;
09/10 - Piquenique com as crianças do programa Criança Feliz
Local: Polo de Lazer às 8:00h;
10/10 - Missa em ação de graças pela primeira infância
Local: Igreja matriz às 19:00h;
11/10 - Entrega dos kits das gestantes
Local: Centro do Idoso às 9:00h:
12/10 - Ação na praça para as crianças às 18h.


Hemoce / Secretaria da Saúde promoveram a campanha de captação de doadores de sangue na UBS da Sede 2 de Cariré-CE

O Hemocentro Regional de Sobral em parceria com a Secretaria da Saúde de Cariré-CE, realizou na última sexta-feira (1º/10), a campanha para captação de doadores de sangue, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim Ferreira Martins da Sede II, localizado no bairro da Estação, próximo à "Igrejinha São Francisco", nesta cidade.


Segundo informações da secretária da Saúde de Cariré, Rayla Aguiar, um total de 74 pessoas participaram da pré-triagem para a doação voluntária de sangue, mas, durante a triagem clínica, somente 67 pessoas estiveram aptas a realizar essa doação, sendo um, saldo bastante positivo.



Em nome da Secretaria de Saúde de Cariré e da equipe do Hemocentro Regional de Sobral, a secretária Rayla Aguiar vem a público agradecer a todas pessoas que de forma voluntária compareceram à Unidade Básica de Saúde da Sede 2, para fazer a doação de sangue, pois desta forma muitas vidas serão salvas, em casos de acidentes graves e nas cirurgias de alto risco em que há grande perda de sangue por parte do paciente.

📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 

PARA VER ÁLBUM COM MAIS FOTOS, CLIQUE NO LINK: 👇

https://www.facebook.com/carire.ce.gov.br/posts/593385445345371



Cariré realiza o primeiro encontro presencial do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA)


🔺Roberto Kelson Ferreira - secretário do Meio Ambiente de Cariré-CE

A Prefeitura de Cariré, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), realizou na última sexta-feira (1º) de outubro, no Auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, o primeiro encontro presencial com a equipe de jovens do Município, que participam do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) do Governo do Estado do Ceará. Na ocasião, os jovens receberam um kit contendo duas blusas, uma mochila, uma garrafa para água e um boné, enviados pela SEMA. Também recebem auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200,00 (duzentos reais) concedido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).


O encontro contou com a presença do secretário do Meio Ambiente, Roberto Kelson, do secretário adjunto do Meio Ambiente, Sebastião Terto, e do coordenador de Gestão Ambiental, Flávio Braga. O objetivo do encontro foi promover a apresentação do coordenador Flávio Braga (na foto acima), que na condição de Ponto Focal, será responsável por acompanhar e conduzir esses jovens no desenvolvimento dos projetos ambientais no Município de Cariré-CE.


Durante o encontro foram discutidas as ações de execução do Plano de Ação Comunitária (PAC). Foram repassadas orientações gerais e metodológicas sobre a execução do PAC aos jovens que irão atuar como agentes ambientais na promoção de ações socioambientais, após a formação. O secretário do Meio Ambiente, Roberto Kelson, na ocasião falou sobre os projetos ambientais que já estão em prática no Município de Cariré, e, bem como, outros programas ambientais que terão início neste mês de outubro, como a implantação da Coleta Seletiva, e reafirmou o compromisso de acompanhar os jovens durante todo o programa AJA.


Objetivos do AJA
O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) do Governo do Estado do Ceará tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

O Programa é executado, coordenado e monitorado pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA).

Os jovens classificados para o AJA participaram de uma capacitação em educação ambiental, realizada pela SEMA, em formato de Ensino à Distância (EAD), com duração de 60 (sessenta) horas/aula.

*** Texto: Roberto Kelson Ferreira - secretário do Meio Ambiente de Cariré-CE
*** Fotos: Elton Jader Fotografias