Estudantes numa lição de solidariedade farão "rolezinho" pela doação de sangue


A mobilização para doações de sangue chegou às redes sociais e está marcada para este sábado, 1º de fevereiro, às 9 horas, o Rolezinho do Hemoce, por iniciativa da estudante de psicologia Lorena Villanueva, que pretende conseguir mil doações para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. Cerca de 500 pessoas já confirmaram participação. Desde o final de 2013 o Hemoce realiza campanhas para garantir a reposição dos estoques durante o período de férias, período em que diminuem as doações e aumenta a demanda por hemoderivados. O Hemoce precisa de doações de todos os tipos de sangue e, com mais urgência, dos tipos A, B e O, positivos e negativos. Para a campanha de doações no período de férias, o Hemoce recebeu o cantor Marcos Lessa e o Circo Moscow, e já prepara a campanha de coleta para o carnaval.

O Hemoce precisa receber diariamente 250 doações para que o estoque se mantenha em um nível ideal. A hemorrede é responsável pelo atendimento de mais de 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios, através de 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise, alcançando a marca de 120 mil transfusões por ano. As doações podem ser feitas por todo o estado. A hemorrede é composta de cinco hemocentros (Fortaleza, Crato, Iguatu, Sobral, Quixadá) e um hemonúcleo em Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, além da sede, o Hemoce possui um posto de coleta do IJF.

CONTINUE LENDO...

Secretaria da Saúde de Cariré-CE realizou o Mutirão de Combate à Dengue em Cacimbas

FOTOS/DIVULGAÇÃO:Secretaria da Saúde de Cariré/CE

A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Saúde, promoveu ontem (30), na localidade de Cacimbas, o primeiro Mutirão de Combate à Dengue em 2014. Equipes formadas por agentes de saúde e de endemias participaram da ação de combate à dengue nas áreas de Coqueiro, Cajuí e Vila Nova, inspecionando imóveis, conscientizando a população sobre os perigos da dengue e cuidados básicos para evitar a formação de criadouros do mosquito, entregando panfletos e recolhendo objetos que pudessem servir de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti e realizando o tratamento preventivo em locais com água parada.



FOTOS/DIVULGAÇÃO:Secretaria da Saúde de Cariré/CE
A equipe do Programa Saúde da Família (PSF), que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cacimbas, também esteve participando ativamente do Mutirão, ao lado de técnicos da Secretaria da Saúde de Cariré / Vigilância Epidemiológica e de garis da Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente.

Tributo à Dona Osmarina ("Baína"), com mensagem poética do cunhado Bení Teles

OSMARINA (BAÍNA)
(“CONTINUAR VIVENDO É A VIRTUDE DOS FORTES”)
"É COM MUITO PESAR QUE ESTE VIVENTE ESCREVE POUCAS PALAVRAS PARA ENALTECER ESSA PESSOA QUE DEUS COLOCOU NA TERRA PARA SERVIR DE EXEMPLO DE FORÇA, SERENIDADE E CONTINUAR VIVENDO.
COM CERTEZA O NOSSO SALVADOR QUER MOSTRAR O CUIDADO QUE DEVEMOS TER COM NOSSAS VIDAS. PECAMOS POR NÃO PENSAR, AGIMOS MESMO CONHECENDO O PERIGO".

"SUPORTAR TANTO SOFRIMENTO
MOMENTOS DE DOR E AFLIÇÃO
PROCURANDO UMA EXPLICAÇÃO
PARA TANTAS VIDAS PERDIDAS
NÃO ENCONTRAMOS SAÍDAS
NUM LABIRINTO SEM FIM
COMO ENCONTRAR NO “NÃO” UM “SIM'
PARA RESPONDER ONDE ERRAMOS
RIOS DE LÁGRIMAS DERRAMAMOS
POR QUE TEM QUE SER ASSIM?.

BAÍNA, O VÉU QUE COBRE SEU ROSTO
MOSTRA A SOMBRA DE SUA TERNURA
MESMO COM TANTA AMARGURA
VOCÊ NÃO DEMONSTRA FRAQUEZA
DEUS TE DEU FORÇA E NOBREZA
UMA MÃE COM MUITO VALOR
SEUS NETOS COM TODO AMOR
JUNTOS COM VOCÊ VÃO FICAR
MARIDO E FILHOS VÃO TE ABRAÇAR
AMENIZANDO TRISTEZA E DOR".
(ABRAÇO DO SEU CUNHADO BENI TELES)

Criação de novos municípios: aliados se mobilizam para derrubar veto presidencial


A poucos dias para o retorno das atividades no Congresso Nacional, a maioria dos deputados federais cearenses ouvidos pelo Diário do Nordeste acredita que o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de Lei Complementar 416/2008, que regulamenta a criação de municípios em todo o País, tem chances de ser derrubado pelo Legislativo. A Liderança do PT na Câmara Federal já fala, inclusive, em "força tarefa" para convencer o Governo, pelo diálogo, da necessidade da derrubada. Parlamentares alertam, contudo, que é preciso mobilização maior dos defensores das emancipações.

O projeto de Lei Complementar tinha sido aprovada pelo Senado Federal, em outubro do ano passado, com amplo apoio: 53 votos a favor e apenas cinco contra, depois de ter passado, também, com folga, pela Câmara dos Deputados. Dilma, no entanto, vetou integralmente a proposta em novembro. Ela alegou que a criação dos municípios resultaria em aumento de despesas; o que, na visão do Governo, não seria acompanhado por um crescimento de receitas equivalente. O veto da presidente à proposta é um dos seis que trancam a pauta do Congresso Nacional no início das atividades legislativas de 2014.

CONTINUE LENDO...

Reajuste da energia elétrica terá alta de 7,5% em abril


Depois do impacto da cobrança de impostos como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana), que ocorrem tradicionalmente no início de cada ano, o cearense pode começar a se preparar para, a partir de abril, arcar com mais uma conta salgada. Se depender da projeção do Banco Central (BC) para as tarifas de energia elétrica em 2014, o serviço para os consumidores residenciais, deverá aumentar, em média, 7,5% no País. O maior índice de aumento previsto entre os preços monitorados pela autoridade monetária. Superior, inclusive, ao acréscimo esperado para o conjunto dos mesmos, que inclui ainda telefonia fixa e gasolina, que deve ficar em 4,5%.

Um dos fatores que mais deve contribuir nessa conta é o maior despacho das usinas térmicas nos últimos meses, motivado pelo baixo nível dos reservatórios de água, sobretudo no Nordeste, devido à falta de chuvas. O custo desse tipo de energia é mais elevado que o das hidrelétricas.
FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/energia-reajuste-tende-a-ser-maior-neste-ano-1.801552