Município de Cariré é contemplado com equipamentos para a Central do Programa de Aquisição de Alimentos


O nosso vice-prefeito Elmo Roberto Aguiar, acompanhado do assistente social Virgílio Félix Lima, recebeu na última sexta-feira, dia 04 de dezembro, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, das mãos do governador Camilo Santana e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campelo, equipamentos para colaborarem na estruturação da Central do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Cariré. O PAA é um programa do Governo Federal que é articulado pela SDA, no Ceará, em parcerias com os Municípios, que tem o objetivo de adquirir produtos da agropecuária familiar e distribuí-los com Instituições públicas e filantrópicas que forneçam refeições. No caso de Cariré são cinco: CRAS-Sede, CRAS-Rural, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Escolas Cefisa Aguiar e Maria José Rodrigues Ponte. 


Os equipamentos doados como Kit 1, ao qual Cariré teve direito pelo seu desempenho progressivo no decorrer destes anos, são: um mini-caminhão Kia, um refrigerados horizontal, um freezer vertical, 20 caixas plásticas e 10 paletes, perfazendo um total de mais de R$ 82.000,00. Assim como Cariré, outros 30 municípios tiveram direito ao kit 1 e outros 30 municípios tiveram direito ao kit 2, que são todos os equipamentos sem o mini-caminhão.



Na oportunidade, o nosso vice-prefeito Elmo Roberto Aguiar declarou que "o Brasil vive um grave crise econômica e o fortalecimento do PAA em Cariré é uma grande oportunidade de continuarmos fortalecendo nossa principal cadeia produtiva, que é a agropecuária familiar. Vale relembrar que Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2015 beneficiou mais de 40 agricultores familiares, fora os contemplados com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A verdade é que através do PAA, nos dias de hoje, os agricultores de Cariré se estimularam e já vendem também para a Escola Estadual Marieta Cals e outros estão vendendo para Groairas, Sobral e demais municípios da Região Norte". 

Já o nosso prefeito Antonio Martins declarou que "o fortalecimento da nossa Central do PAA, com a aquisição de equipamentos, é o coroamento de toda uma política municipal que visa a sustentabilidade econômico-social e ecológica da agropecuária familiar em Cariré. Já inauguramos o novo Mercado Público Municipal, estamos com o Selo de Inspeção Municipal (SIM) implantado. Recentemente o Governador Camilo Santana esteve em Cariré e inaugurou o nosso matadouro público, que além do gado, poderá abater o frango, ovinos, caprinos e suínos. Já para o final deste ano e início de 2016 serão construídas 89 cisternas de enxurradas ou barragens subterrâneas associadas a quintais produtivos irrigados em nossas localidades rurais. Portanto, o PAA fortalece todas estas iniciativas, porque é um dos fortes mecanismos que nosso agricultor tem todos os anos para vender por preço justo os seus produtos".



Por sua vez, a nossa primeira dama Virgina Souza Aguiar também declarou que: "Estes equipamentos chegam na hora certa porque recentemente mandei reformar a nova Central do PAA, instalada no bairro do Campo de Aviação, e que em breve será inaugurada e entregue à comunidade. Portanto, quando nos antecipamos aos fatos, colhemos a mais do que estávamos planejando, ou seja, além de uma nova Central, agora Cariré tem novos equipamentos que possibilitará um melhor acondicionamento destes produtos. E não só isto, já nesta segunda-feira, dia 7 de dezembro, terá início um curso de Boas Práticas Alimentares na Sede da STDS de Cariré, em parceria com o MDS, onde vários/as de nossos agricultores/as do PAA estarão aperfeiçoando o manuseio adequado no processamento dos seus alimentos. O fato de Cariré ter sido contemplado com o Kit 1, também nos enche de alegria, porque sempre acreditamos e estimulamos este Programa. Por isso, o PNAE existe desde 2009 em Cariré, e o PAA organizado pela SDA, desde 2011. Agora temos não só o fortalecimento da nossa agropecuária familiar, mas, também, uma logística ampliada que assegura a qualidade dos nosso produtos por mais tempo."


AUTOR DO ARTIGO:
Virgílio Félix Lima - assistente social do CRAS Sede e coordenador do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), de Cariré-CE.



FOTO/ARQUIVO