Estudante da Escola Marieta Cals de Cariré conquista medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

Mais uma vez, um estudante de Cariré se destaca, de maneira nacional, em Olimpíadas Científicas. Desta vez, o mérito é de Asafe Dayan Rodrigues Aragão, estudante da EEM Dona Marieta Cals, o qual conseguiu ser medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

A ONC é uma olimpíada interdisciplinar, abordando assuntos de biologia, física e química. A novidade desta edição foi a inclusão de questões de astronomia em seu currículo. Mesmo estando em sua quarta edição, esta é a primeira vez que os estudantes da Escola Marieta Cals participam, e já conseguiram local no pódio. Além da medalha de prata de Asafe, a aluna Daiane da Silva Rodrigues conseguiu menção honrosa.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o INSTITUTO BUTANTAN e a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental.

Tal olimpíada possui os seguintes objetivos: despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.