Comunicado urgente da Cagece aos moradores de Cariré-CE

 
FONTE: Escritório da Cagece de Cariré-CE

Rua no Bairro da Caixa D'Água passa agora se chamar de Rua Francisco Albégio Filho, que foi gerente da Cagece por vários anos

Atendendo ao Projeto de Lei Nº 13/2022, de autoria da vereadora Virgina Souza Aguiar, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento, já providenciou a colocação da placa oficial que dá nome à Rua Francisco Albégio Filho, situada no Bairro da Caixa D'Água, na qual está localizado o escritório local da Cagece, e que teve como gerente por vários anos, o Sr. Albégio Filho, mais conhecido por todos por "Beto da Cagece", o qual faleceu no dia 19 de maio de 1922, em decorrência de complicações de saúde. Francisco Albégio Filho também exerceu o cargo de secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Cariré, na gestão do ex-prefeito Charles Aguiar, e na cidade de Cariré trabalhou no serviço público durante 28 anos, onde deixou um vasto círculo de amigos e era ligado aos movimentos da área política local e bastante amigo da imprensa regional.

Justificativa

Justificando a aprovação do Projeto Lei Nº 13/2022, a vereadora Virgina Souza Aguiar assim descreve a biografia do homenageado: "Francisco Albégio Filho nasceu em 26 de março de 1965, na Fazenda Boa Esperança - Macaraú, distrito de Santa Quitéria, sendo o quarto de sete filhos de Francisco Albégio Farias e Francisca Elda Martins Farias. Cursou o Ensino Fundamental no Colégio Salustiano Pinto em Macaraú, e em 1984 foi para a cidade de Fortaleza para concluir seus estudos. 

Em 26 de março de 1985 assumiu seu concurso como gestor da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará - Cagece em sua terra natal, Macaraú. Trabalhou também nas cidades de Varjota, Massapê e Alcântaras. Em 1994 licenciou-se da Cagece para assumir o cargo de Secretário de Obras durante dois anos em Cariré, aqui permanecendo á frente do Escritório da CAGECE até seus últimos dias. 

"Beto da Cagece", como era conhecido, casou-se em 11 de maio de 1995 com Sandra Silva Alves, com quem teve um filho, Luís Eduardo Alves Farias, nascido em 02 de novembro de 2001. Em 2019 concluiu a graduação como Técnico da Construção de Edifícios pela Faculdade Estadual Vale do Acaraú — UVA 

Morando em Macaraú, distrito de Santa Quitéria, Francisco Albégio Filho sempre teve grande afeição pela cidade de Cariré, lugar ao qual dedicou mais de 28 (vinte e oito) anos de serviço, e onde nutriu inúmeras amizades.

Francisco Albégio Filho faleceu no dia 19 de maio de 2022, na cidade de Fortaleza/CE, em decorrência de complicações de saúde, deixando muitas saudades aos familiares e amigos".