Choveu em 59 municípios: Zona de Convergência Intertropical atua no Ceará

Chuva Beira Mar
Desde o fim da noite de quarta-feira (29), um ramo da Zona de Convergência Intertropical atua no Ceará fazendo chover em várias regiões do Estado. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 59 municípios. A maior chuva foi em São Gonçalo do Amarante (104,5 milímetros), seguido por Pentecoste (57mm) e Granja (46mm). Em Fortaleza, o registro foi de 16,8mm.

A meteorologista Cláudia Rickes lembra que a Zona de Convergência Intertropical é o principal sistema causador de chuvas durante a quadra chuvosa no Ceará e adianta que há previsão de chuvas isoladas ao longo desta quinta-feira e também para sexta-feira (31), em todas as regiões do Estado. “Aqui na faixa litorânea, teremos predomínio de céu parcialmente nublado, com algumas ocorrências de chuva. No Sertão Central, os modelos apontam precipitações com intensidade pouco maior”.

Abaixo da média

Apesar dos registros de chuva, a Funceme ratifica o prognóstico divulgado no último dia 21, com maior probabilidade de precipitações abaixo da média nos meses de fevereiro, março e abril. “Com essa previsão climática, não estamos dizendo que não choverá. Haverá sim algumas precipitações em todas as regiões do Ceará, mas o acumulado das chuvas nos três meses deve ser menor que a média histórica”, explica Cláudia Rickes.
FONTE:http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/10010-chuvas-zona-de-convergencia-intertropical-atua-no-ceara

31 de janeiro (sexta-feira), às 8 horas, em praça pública, será realizado o "Dia D" da Campanha Cariré Sem Hanseníase

ART DESIGN: BLOG "CARIRÉ EM REVISTA"
Elaborada pela Secretaria da Saúde de Cariré/CE, a programação da Campanha Cariré Sem Hanseníase terá como culminância a solenidade de encerramento, nesta sexta-feira (31/01), a partir das 8:00 horas, com o "Dia D" de Combate à Hanseníase, quando em praça pública, em frente à sede da Secretária Municipal da Saúde, será realizada uma importante palestra educativa explicando à comunidade quais são os principais sintomas, riscos de transmissão e tratamento de doença, além de "blitz" com a distribuição de panfletos e avaliação e busca ativa dos casos.