Secretaria da Educação de Cariré realizou a Formação da 1ª Etapa da Coleta do Censo Escolar 2021

A Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré realizou na manhã da última desta sexta-feira (02/)7, a Formação da Primeira Etapa da Coleta do Censo Escolar. Estiveram participando do evento, os gestores escolares da rede municipal de ensino e os técnicos escolares, além da coordenadora técnica da Secretaria Municipal da Educação (SME), Suziane Azevedo, e a secretária da Educação de Cariré, Elvilema Feitosa Tabosa.

Na ocasião foi apresentado aos gestores escolares, o agendamento por escola para que seja dado início à fase inicial do Censo Escolar do município de Cariré-CE.

Qual o objetivo do Censo Escolar?

Censo Escolar nada mais é do que a coleta de dados estatísticos educacionais realizada atualmente em todo país, que tem por objetivo fornecer uma imagem da situação das escolas do Brasil. Essa imagem é fundamental para o planejamento, a execução e o acompanhamento das políticas públicas voltadas para a educação.

Detran-CE realiza vistoria nos veículos do transporte escolar do município de Cariré



Na manhã deste sábado (03/07), a Secretaria de Transportes e a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré-Ce, estiveram recebendo a inspeção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) nos veículos oficiais dos transportes escolares e, bem como, em seus condutores. Essa vistoria tem o objetivo de zelar pela segurança dos estudantes que utilizam regularmente o transporte no trajeto de ida e volta à escola.

📷 Presentes à vistoria realizada pelo Detran: Cícero Henrique Chaves (secretário dos Transportes); Mirna Moraes Aguiar (Controladora do Município); Elvilema Feitosa Tabosa (secretária da Educação).

Vale ressaltar que esse procedimento faz parte da rotina sistemática, sendo realizado a cada 6 meses, cuja finalidade é manter a regularização, conforme a legislação específica regulamentar, além de verificar itens de segurança nos carros da frota do transporte escolar. Atualmente, o município de Cariré conta com um total de 20 transportes escolares oficiais.

📷 Antônio Rufino Martins - Prefeito de Cariré/CE (Crédito/Foto: Francisco Edilson / Estúdio Fotográfico)

Por sua vez, o prefeito municipal Antônio Rufino Martins sempre tem  priorizado importantes medidas que tragam melhorias e qualidade aos alunos da rede pública municipal de ensino de Cariré-CE. 

O que determina o Código Brasileiro de Trânsito?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o transporte escolar só deve trafegar se for registrado como veículo de passageiros, com inspeção semestral dos equipamentos de segurança, com pintura de faixa horizontal na cor amarela com o dístico “ESCOLAR”, em preto. Também é exigido equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; com lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira. O veículo tem que possuir cintos de segurança em número igual à lotação, além de outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Nessas ações o Detran inspeciona todos os itens de segurança do veículo desde os pneus até cinto de segurança, como também é avaliada a documentação do condutor, que deve ter idade superior a vinte e um anos, portar carteira de habilitação na categoria D ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses, além de ser aprovado em curso especializado.


Agência dos Correios de Cariré está fechada temporariamente

Desde a última segunda-feira (28/06), que a agência dos Correios de Cariré-Ce está fechada, pois o único servidor que atendia na mencionada agência entrou em período de férias por um espaço de 10 dias e não tem outro funcionário para substituí-lo. Lamentavelmente, até o único carteiro que trabalhava naquela agência foi transferido para Sobral, ficando nossa cidade sem carteiro, com apenas um funcionário atendendo naquela agência e, quando lhe sobra um pouco de tempo, também faz a função de carteiro. 

Toda a população de Cariré lamenta o fechamento temporário de sua única agência dos Correios. Muitas pessoas estão prejudicadas, sem receber e nem enviar encomendas e correspondências de outras paragens. É realmente lamentável!. Verdadeiro retrocesso em pleno Século 21!