Alunos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) de Cariré participam de Aulas de Campo, no período de 4 a 18 de julho

FOTOS/FACEBOOK: Rosaninha Brito - alfabetizadora do PBA de Alto Feliz

Desde o último dia 4 de julho estão acontecendo as Viagens Pedagógicas e Aulas de Campo com a participação de professores alfabetizadores e alunos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), com o objetivo de transportar o conhecimento adquirido em sala de aula para a realidade. O projeto oferece aulas pedagógicas e de campo nas áreas histórico-cultural, artístico, urbano, rural, ambiental e de lazer, em que a observação e a interação dos alunos com o meio favorece o aprendizado. Com elas, os alunos do PBA podem aprender mais, melhor e de forma prazerosa. O Projeto Viagens Pedagógicas e Aulas de Campo recebe total apoio logístico da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Educação.

FOTOS/FACEBOOK: Rosaninha Brito - alfabetizadora do PBA de Alto Feliz

CALENDÁRIO DE AULAS PEDAGÓGICAS E AULAS DE CAMPO DO PBA DE CARIRÉ, DE 04 A 18 DE JULHO DE 2013
FOTO/DIVULGAÇÃO: Secretaria da Educação de Cariré (CE)

Município de Cariré aguarda validação da SDA/CE, para a construção de uma fábrica de ração para ovinos e caprinos

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Nivaldo Lima / Sala do Empreendedor

Demonstrando interesse no Desenvolvimento Sustentável de Cariré e de sua principal atividade econômica, a Agropecuária Familiar, o prefeito municipal Antonio Rufino Martins enviou uma delegação de cinco pessoas a uma fábrica de ração localizada no município de Limoeiro do Norte. Na comitiva estavam o Nivaldo Lima, agente municipal de Desenvolvimento/Sala do Empreendedor; Henrique Chaves, secretário de Agricultura de Cariré; Virgilio Félix, assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, além de José Maria Sonda, motorista da Prefeitura Municipal de Cariré. Na oportunidade foram coletados vários dados importantes para se estar elaborando um Projeto Produtivo em Ovino-caprinocultura, no Projeto São José III, através da Associação Comunitária do Arariús.

O referido projeto baseia-se na construção de uma fábrica de ração para ovinos e caprinos, na sede municipal de Cariré, que conta com total apoio do prefeito Antônio Martins, com relação à doação de terreno. O mencionado projeto foi enviado pelo projetista Virgilio Félix de Lima, no dia 30 de março de 2013, e estamos no aguardo da resposta da sua validação pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA/CE).


Objetivos da fábrica de ração

A criação de uma fábrica de ração no município de Cariré, tem como objetivos: 1) Produzir rações para animais ovinos e caprinos de alta qualidade, com o preço menor que o do mercado e que atenda a necessidade do criador local; 2) Fazer silos de armazenagem para matéria prima, automatizando para o sistema e facilitando a fabricação do produto final; 3) Resultados: redução do custo na produção de leite e na engorda de animal para abate.


 AUTOR DA PAUTA:
 Virgílio Félix de Lima - assistente social e assessor técnico da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré (CE).






FOTO/ARQUIVO: Cariré em Revista