Animada feijoada marcou o lançamento da Quadrilha Flor de Mandacaru 2014

DIVULGAÇÃO: Secretaria Municipal da Cultura / Associação de Arte e Cultura Flor de Mandacaru de Cariré/CE

Aconteceu no último dia 21 de dezembro de 2013, a feijoada de lançamento da Quadrilha Flor de Mandacaru 2014.

A Quadrilha Flor de Mandacaru de Cariré retornou ao cenário junino no ano de 2013, depois de 2 anos parada e, em 2014,  pretende continuar sua trajetória de vitórias e reconhecimento por onde passa, trazendo a alegria contagiante e a emoção de se dançar São João.

Com o tema "Sou cana, sou pinga, aguardente e quentão. Sou cachaça, cultura popular, nessa noite de São João", vem falar da cachaça e sua origem, sua transformação e sua historia nas festas juninas.

 DIVULGAÇÃO: Secretaria Municipal da Cultura / Associação de Arte e Cultura Flor de Mandacaru de Cariré/CE

Na ocasião o então presidente e marcador do grupo, Marcelo Alves, apresentou os destaques de 2014 que continuam: Pedro Augusto e Marcela Martins, como casal de noivos, o próprio Marcelo, como marcador, e a volta triunfante da eterna rainha da Flor de Mandacaru, Cesinha Martins..

DIVULGAÇÃO: Secretaria Municipal da Cultura / Associação de Arte e Cultura Flor de Mandacaru de Cariré/CE

Por sua vez, a secretária da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Regina Farias Oliveira, esteve marcando presença e falou da importância do trabalho do grupo para nossa cultura regional..

DIVULGAÇÃO: Secretaria Municipal da Cultura / Associação de Arte e Cultura Flor de Mandacaru de Cariré/CE

O mencionado evento contou com o apoio do Governo Municipal de Cariré, da Secretaria da Cultura e Turismo, do Projeto Ponto de Cultura Cultura - Cultura Viva no Sertão" e outros demais patrocinadores. (Com informações de Marcelo Araújo Alves - diretor municipal da Cultura e presidente da Associação de Arte e Cultura Flor de Mandacaru de Cariré/CE).

Secretaria da Agricultura de Cariré e Banco do Nordeste promoveram movimentada reunião pública sobre o Projeto Agroamigo


Um total de mais de 115 pessoas lotaram o auditório da Fábrica de Cultura, desta cidade, para assistir a palestra pública ministrada pelo Banco do Nordeste e, em seguida, dar entrada no Projeto Agroamigo, que consta de financiamento de até R$ 3.500,00 para atividades agropecuárias e comerciais localizadas na zona rural; o período de carência depende da atividade produtiva pleiteada; o prazo de pagamento é de até dois anos, tendo ainda arrebate de 25% no pagamento em dia. 

Praticamente todas as localidades rurais estiveram presentes à reunião que foi organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura de Cariré, com o apoio do prefeito Antonio Martins e em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e o escritório da Ematerce local. 


Na oportunidade, a técnica Lucinez Teles, da Secretaria de Agricultura de Cariré reforçou a importância "dos produtores de suínos, caprinos e ovinos terem seus animais cadastrados na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), para que possam ser comercializados pelo Projeto Agroamigo, sugestão essa que foi corroborada pela técnica Valéria, representante do Banco do Nordeste, a qual ministrou uma importante palestra.


Por sua vez, o secretário municipal da Agricultura, Henrique Chaves, agradeceu ao prefeito Antonio Martins por ter disponibilizado o carro de som para as comunidades e à feira da sede municipal, durante duas semanas seguidas, o que propiciou a grande presença do público à reunião realizada no auditório da Fábrica de Cultura de Cariré, conforme vemos nas fotos acima.

Virgílio Félix de Lima
O Banco do Nordeste disponibilizou cinco funcionários para atender aos pedidos de pessoas interessadas em se cadastrar no Projeto Agroamigo. Já o assistente social da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Virgilio Félix de Lima, reforçou que "é a primeira vez na História de Cariré que o Banco do Nordeste vem de forma oficial fazer cadastros para o Projeto Agroamigo, na sede do Município, o que reforça o poder de articulação e prestígio que a Prefeitura Municipal de Cariré ostenta perante nossos parceiros, além de se levar em conta a  seriedade de Estado que as Políticas Públicas e Sociais são exercidas por quem as implementa de forma sustentável e eficiente em Cariré: a administração do prefeito Antônio Martins - Elmo Aguiar". 
(Com informações de Virgílio Félix de Lima - assistente social da STDS de Cariré/CE).