Secretaria da Educação de Cariré promoveu 1ª Noite Cultural do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), com entrega de certificados

FOTOS:VICENTE J.RODRIGUES


















Secretaria da Educação de Cariré promoveu na noite de ontem, 6 de agosto, a 1º Noite Cultural do Programa Brasil Alfabetizado-PBA, Ciclo 2010. Vale ressaltar que o Programa Brasil Alfabetizado-PBA, do Ministério da Educação, tem por objetivo elevar a escolaridade dos jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não frequentaram ou não tiveram acesso à escola, na idade adequada. O programa desenvolve-se em parceria com estados, municípios, instituições de ensino superior e organizações da sociedade civil.

Por ocasião do evento foram ouvidos depoimentos sobre o trabalho realizado em sala de aula, a cantoria de uma paródia, recitações de dramas e poemas e apresentações de vídeos sobre as atividades do Programa Brasil Alfabetizado-PBA, realizadas no Município de Cariré. Vale salientar que as declamações de poesias, paródia homenageando os alfabetizadores e depoimentos em público, foram realizados por alunos(as) que aprenderam a ler e a escrever nas salas de aula do citado Programa. No pátio da Secretaria da Educação também estavam expostos diversas peças artesanais confeccionadas por alunos(as) do Programa Brasil Alfabetizado, usando material PET reciclável, E.V.A, TNT e tecidos.

A gestora local do Programa Brasil alfabetizado-PBA, Maria Cilene Rodrigues Brito Cavalcante, fez breve agradecimento a todos que contribuiram para a realização daquele evento e das metas que foram alcançadas durante o ciclo 2010. A secretária da Educação de Cariré, Edite Maria Lopes Lourenço, também fez uso da palavra para agradecer aos coordenadores, alfabetizadores e alunos pelos objetivos e metas que foram alcançados pelo Programa Brasil Alfabetizado-PBA. No encerramento da 1ª Noite Cultural do Programa Brasil Alfabetizado foi realizada a entrega simbólica de certificados.

Secretário da Saúde de Cariré, Francisco Rosemiro Guimarães, defendeu a qualificação da Auditoria dos Municípios, durante o II Fórum Macrorregional

FOTOS: CORTESIA DE FRANCISCO ROSEMIRO GUIMARÃES




O secretário da Saúde de Cariré, Francisco Rosemiro Guimarães, representando o presidente do Conselho de Secretários Municipais da Saúde-COSEMS do Ceará, no II Fórum Macrorregional de Auditores do SUS em Sobral, fez um importante pronunciamento acerca da necesidade de qualificar o setor de Auditoria dos Municípios, assim como os auditores exercerem um papel de avaliadores do SUS-Municipal, para uma melhor otimização dos recursos.

O evento foi realizado na Escola de Saúde da Família de Sobral e estiveram presentes os representates da Secretaria de Gestão Estratégia e Participativa do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado-SESA, secretários, técnicos e auditores dos 54 municípios da 11ª Macrorregião da Saúde de Sobral.