Prefeito Elmo Aguiar esteve na Cagece, em Fortaleza, em busca de soluções para o problema de abastecimento d'água da sede

📸 Prefeito Elmo Aguiar já autorizou a instalação de manilhas para escavação de um novo poço profundo para a Cagece de Cariré, no leito do Rio Acaraú, na localidade de Retiro.

O prefeito de Cariré, Elmo Aguiar esteve na Cagece, em Fortaleza, em contato na última sexta-feira (25/10), com Dr.Carlos Salmito, diretor da Superintendência de Negócio Norte (SNN), com objetivo de tratar de assuntos sobre os problemas de falta d'água na sede municipal e solicitando as providências urgentes para solucionar esses problemas de abastecimento d'água que sempre ocorrem e são motivos de reclamações por parte da população usuária do sistema de abastecimento d'água já há vários anos. Em resposta ao prefeito Elmo Aguiar, assim declarou o Dr.Carlos Salmito: "Dr. Elmo, reconhecemos esta falha, estamos preparando uma licitação para melhorar nosso parque de bombas e Cariré será contemplado. Nos ajudaria também termos mais um poço para lá, se você puder nos ajudar, garantimos que colocamos em operação...Ficaríamos mais tranquilos". Para tanto, o prefeito Elmo Aguiar já se colocou à disposição da Cagece e ficara acertado que a Prefeitura de Cariré doaria as manilhas e cederia uma retroescavadeira para fazer a escavação de um novo poço profundo no  leito do Rio Acaraú, na localidade de Retiro. 

Enquanto isso, o prefeito Elmo Aguiar já autorizou o envio das manilhas para o local onde deverá ser escavado o novo poço (na foto acima), além de uma retroescavadeira que já se encontra à disposição da equipe técnica da Cagece Regional de Sobral. 

Por sua vez, o Dr. Carlos Salmito já comunicou ao prefeito Elmo Aguiar, que deverá estar enviando até Cariré uma equipe da Cagece, para diagnosticar e procurar resolver os problemas constantes  de escassez  d'água na sede municipal.

Prefeito Elmo Aguiar recebeu ambulância para funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Cariré

A expansão da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) começou na manhã desta terça-feira (29), com a entrega de 49 ambulâncias. O governador do Ceará, Camilo Santana, realizou a entrega das unidades, com a presença do secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, nesta manhã, durante cerimônia no bairro Moura Brasil. 

Os municípios contemplados: Itaitinga, Aratuba, Caridade, Itatira, Amontada, Miraíma, Uruburetama, Banabuiú, Ibicuitinga, Jaguaretama, Jaguaribara, Pereiro, Aiuaba, Parambu, Icó, Lavras da Mangabeira, Catarina, Iguatu, Quixelô, Aurora, Mauriti, Milagres, Araripe, Crato, Santana do Cariri, Barbalha, Caririaçu, Jardim, Missão Velha, Cariré, Coreaú, Forquilha, Graça, Hidrolândia, Ipú, Irauçaba, Massapê, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Acaraú, Bela Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos, Croatá, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Crateús, Independência, Ipueiras, Novo Orienta, Tamboril, Barroquinha, Camocim e Granja.

📸 Na sequência das fotos: Prefeito Elmo Aguiar ao lado de uma equipe do Samu, da deputada Augusta Brito e da secretária da Saúde de Cariré, Napoline Melo.

Como vemos na lista acima, o município de Cariré também foi contemplado com uma nova ambulância do Samu, a qual já foi entregue pelo governador Camilo Santana, ao prefeito Elmo Aguiar, que estava acompanhado da deputada estadual Augusta Brito e da secretária de Saúde de Cariré, Napoline Melo.

Como funciona o SAMU
De acordo com o Governo do Estado, o Samu funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde, formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Os grupos prestam o socorro em qualquer lugar, privado (residências, locais de trabalho etc.) ou público (vias públicas), após chamada gratuita feita através do 192.

Reunião intersetorial aborda a pressão social pela busca do "corpo perfeito" por parte das meninas adolescentes de Cariré


Realizada nesta terça-feira (29/10), na sede auditório da Secretaria de Educação de Cariré,  a reunião intersetorial com uma 'roda de conversa' com a fim de propor aos profissionais das áreas  da saúde e da educação, para ampliar o pensamento crítico sobre pressão social que afeta principalmente as meninas na busca do “corpo perfeito”. O encontro intersetorial contou com a participação dos diretores, coordenadores das escolas municipais da sede e da zona rural do município, representando a educação.  Na ocasião,  contamos também com a participação dos técnicos da saúde, juntamente com os agentes comunitários que contribuíram bastante com o momento de aprendizagem e troca de experiências.

A reunião intersetorial foi promovida pelas Secretarias da STDS, da Educação  e da Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré. Foi aberta pelo mobilizador do NUCA, Flávio Braga Martins, representando a STDS (na foto).

A psicóloga do CRAS Sede, Maíra Braga Melo proferiu uma palestra com o tema “A mulher e a aceitação do próprio corpo”, na qual destacou as transformações do padrão de beleza, especialmente o feminino, ao longo do tempo até a atualidade e, também, enfatizou os perigos que o culto ao corpo e a busca incansável por um padrão de beleza podem ocasionar, tais como: cirurgias plásticas e procedimentos estéticos desnecessários e cheios de riscos à saúde; uso indiscriminado de produtos químicos e doenças como dismorfobia, vigorexia, ansiedade, bulimia, anorexia, depressão, etc.

Além de mobilizar os adolescentes, a roda de conversa teve também como objetivos: Contribuir para a conscientização e multiplicação nas escolas e comunidades da importância de se consumir alimentos ricos e saudáveis. Fomentar nas escolas o trabalho em equipe na busca da melhor qualidade de vida. Garantir o protagonismo juvenil por parte dos adolescentes participantes da mobilização. Estruturar os conselhos, comitês e segmentos municipais na garantia dos direitos.

Ao final, a psicóloga trouxe a  mensagem de que "Beleza" é um conceito relativo, que muda entre as pessoas, de acordo com a época e a cultura em que vivem, portanto não existe um padrão ideal; cada pessoa pode tentar melhorar aquilo que lhe incomoda na aparência, mas sempre com acompanhamento de profissionais especializados e sem cometer exageros.

A roda de conversa foi finalizada com a palestra da nutricionista Inara Silveira, que fez explanações sobre os distúrbios alimentares que podem ser originados de hábitos alimentares que causam danos à saúde, como a redução extrema ou consumo em excesso de alimentos. Segundo Inara, os distúrbios alimentares são comuns na adolescência e no começo da fase adulta. Eles estão relacionados à uma série de consequências psicológicas, tais como, ansiedade e pressões sociais para o chamado ‘corpo perfeito’.

📸 PARA VER ÁLBUM COM MAIS FOTOS, CLIQUE AQUI