Reunião intersetorial aborda a pressão social pela busca do "corpo perfeito" por parte das meninas adolescentes de Cariré


Realizada nesta terça-feira (29/10), na sede auditório da Secretaria de Educação de Cariré,  a reunião intersetorial com uma 'roda de conversa' com a fim de propor aos profissionais das áreas  da saúde e da educação, para ampliar o pensamento crítico sobre pressão social que afeta principalmente as meninas na busca do “corpo perfeito”. O encontro intersetorial contou com a participação dos diretores, coordenadores das escolas municipais da sede e da zona rural do município, representando a educação.  Na ocasião,  contamos também com a participação dos técnicos da saúde, juntamente com os agentes comunitários que contribuíram bastante com o momento de aprendizagem e troca de experiências.

A reunião intersetorial foi promovida pelas Secretarias da STDS, da Educação  e da Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré. Foi aberta pelo mobilizador do NUCA, Flávio Braga Martins, representando a STDS (na foto).

A psicóloga do CRAS Sede, Maíra Braga Melo proferiu uma palestra com o tema “A mulher e a aceitação do próprio corpo”, na qual destacou as transformações do padrão de beleza, especialmente o feminino, ao longo do tempo até a atualidade e, também, enfatizou os perigos que o culto ao corpo e a busca incansável por um padrão de beleza podem ocasionar, tais como: cirurgias plásticas e procedimentos estéticos desnecessários e cheios de riscos à saúde; uso indiscriminado de produtos químicos e doenças como dismorfobia, vigorexia, ansiedade, bulimia, anorexia, depressão, etc.

Além de mobilizar os adolescentes, a roda de conversa teve também como objetivos: Contribuir para a conscientização e multiplicação nas escolas e comunidades da importância de se consumir alimentos ricos e saudáveis. Fomentar nas escolas o trabalho em equipe na busca da melhor qualidade de vida. Garantir o protagonismo juvenil por parte dos adolescentes participantes da mobilização. Estruturar os conselhos, comitês e segmentos municipais na garantia dos direitos.

Ao final, a psicóloga trouxe a  mensagem de que "Beleza" é um conceito relativo, que muda entre as pessoas, de acordo com a época e a cultura em que vivem, portanto não existe um padrão ideal; cada pessoa pode tentar melhorar aquilo que lhe incomoda na aparência, mas sempre com acompanhamento de profissionais especializados e sem cometer exageros.

A roda de conversa foi finalizada com a palestra da nutricionista Inara Silveira, que fez explanações sobre os distúrbios alimentares que podem ser originados de hábitos alimentares que causam danos à saúde, como a redução extrema ou consumo em excesso de alimentos. Segundo Inara, os distúrbios alimentares são comuns na adolescência e no começo da fase adulta. Eles estão relacionados à uma série de consequências psicológicas, tais como, ansiedade e pressões sociais para o chamado ‘corpo perfeito’.

📸 PARA VER ÁLBUM COM MAIS FOTOS, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.