Vereador Doriedes de Sousa entrega ambulância à comunidade de Alto Feliz



Os moradores da localidade de Alto Feliz, no dia de ontem (27) foram beneficiados com a volta da ambulância que há 18 anos estava parada por falta de conserto e relegada ao abandono, por falta de conserto. A pedido do vereador Doriedes Honório de Sousa. o prefeito Antônio Martins mandou providenciar o conserto geral do veículo. Segundo disse o secretário dos Transportes do município de Cariré, Jefferson Chaves, "foi muto difícil conseguirmos peças para a ambulância da marca Chevrolet, por ser um modelo antigo, mas, com persistência, conseguimos restaurá-la completamente e a mesma já se encontra à disposição do povo de Alto Feliz". 


Fazendo seu pronunciamento por ocasião da volta da ambulância para servir à equipe do Centro de Saúde da Família de Alto Feliz, o representante político daquela localidade, o "prefeitinho" Sr. Saturnino Brito disse que "há 18 anos o povo de Alto Feliz não contava com sua ambulância, mas, com a boa vontade do prefeito Antônio Martins e o trabalho do vereador Doriedes, estamos hoje, trazendo de volta a ambulância para servir ao nosso povo".


Para Gilvan Brito, presidente da Associação Beneficente de Alto Feliz, a ambulância está registrada no nome da referida associação, mas, "graças à atitude tomada pelo prefeito Antônio Martins, a mesma foi totalmente reformada e consertada, voltando a servir ao povo daqui que sofria para conseguir transporte adequado para ir aos hospitais. Agora vai ser tudo diferente”. 


A ambulância foi entregue de volta à comunidade de Alto Feliz pessoalmente pelo vereador Doriedes Honório de Sousa, em ato que contou com a presença de dezenas de moradores. Bastante aplaudido, o vereador Doriedes de Sousa destacou a importância da parceria com o prefeito municipal Antônio Martins, que tem gerado efeitos bastante positivos. O vereador salientou que tem conhecimento das necessidades de Alto Feliz, e que na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Cariré tem trabalhado bastante no sentido de proporcionar melhores condições de vida aos moradores daquela localidade. Um exemplo disso é a construção da Rodovia CE-253 que liga Cariré a Cacimbas, passando dentro de Alto Feliz, obra essa realizada pelo Governo do Estado, a pedido do prefeito Antônio Martins, além da construção do moderno Centro de Saúde da Família.

Também houve na administração de Antônio Martins-Elmo Aguiar, a restauração do antigo sistema de abastecimento que há vários anos estava desativado, com a água para consumo humano sendo retirada de um poço com dessalinizador. Entretanto, disse a reportagem o vereador Doriedes Honório de Sousa que "requerimento de minha autoria já foi aprovado pela Câmara Municipal de Cariré, solicitando ao Poder Executivo a construção da adutora que irá canalizar água da Barragem Taquara, para levar até a comunidade de Alto Feliz uma água doce farta e de boa qualidade".

Município de Cariré promoveu ontem (27), o lançamento do Selo UNICEF 2013-2016 e a criação da Comissão Intersetorial do Selo

FOTOS EXCLUSIVAS: Jornalista Vicente José Rodrigues - 0003075/CE - MTE


Contando com presenças de membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), representantes de entidades governamentais e sociedade civil, o prefeito Antônio Rufino Martins (na foto), promoveu no dia de ontem (27), na sede da Secretaria da Educação, o lançamento do Selo Unicef 2013-2016 e, ao mesmo tempo, também foi criada a Comissão Intersetorial do Selo, no município de Cariré/CE. Na ocasião, ele afirmou que "conquistamos pela primeira vez o Selo Unicef 2009-2012, mas, a luta vai continuar mais intensa ainda, pois a Edição 2013-2016 do Selo Unicef será mais disputada e mais difícil do que a anterior. Por isso, não podemos relaxar e temos que trabalhar com mais afinco, para conquistar esta outra edição".


Quem também fez uso livre da palavra foi a primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, para agradecer a todos que estiveram engajados na conquista da Edição 2009-2012 do Selo Unicef e, ao mesmo tempo, conclamou a toda a sociedade civil e governamental e ao povo de Cariré em geral, para se engajarem na luta da conquista do Selo Unicef Edição 2013-2016.


Na ocasião também falou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Cariré, Francisco Douglas de Souza Farias, ressaltando que "as ações estratégicas propostas pelo UNICEF vão ajudar a melhorar os indicadores sociais do nosso município". Ele, juntamente com a articuladora local do Selo Unicef, Mirna Moraes de Aguiar, estiveram no último dia 17 de dezembro, participando do 1º Encontro de Formação. juntando-se a cerca de 500 gestores e técnicos de 160 municípios do Semiárido .Eles conheceram em detalhes a metodologia do Selo, voltada para a promoção dos direitos e o enfrentamento das desigualdades que afetam a infância e adolescência na região.


Por sinal, Mirna Moraes de Aguiar, já na reunião de lançamento do Selo Unicef 2013-2016, foi reconduzida ao cargo de articuladora local e, ao mesmo tempo, proferiu uma palestra informativa sobre a metodologia do Selo (veja foto acima). Disse ela que "com as ações estratégicas, podemos fortalecer políticas públicas estaduais e federais e também apostar nas particularidades e soluções encontradas pelo próprio município. O Selo favorece a articulação entre os diversos setores e o entendimento do papel de cada área na promoção da proteção integral de crianças", reforçou Mirna.

O que é o Selo UNICEF?
REPRODUÇÃO

O Selo é uma iniciativa de gestão por resultados para a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes. Objetivos: Promover a proteção integral. Universalizar direitos. Melhorar a vida da infância e da adolescência. Reduzir desigualdades sociais. Contribuir para que o Brasil alcance os índices ODM. Dimensões: Comunicação e mobilização social. Desenvolvimento de capacidades. Monitoramento. Avaliação e certificação.

Quais as novidades da Edição 2013-2016?

Valorização da agenda local - O Selo na rua do município. Programa de Formação. Comunicação para o desenvolvimento. Ações Estratégicas. Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

Quais os atores envolvidos e os seus papéis?

Gestores e técnicos municipais. Organizações da sociedade civil e do SGD. Empresas. Mídia. Crianças, adolescentes e famílias. Grupos religiosos

BAIXE AQUI, A METODOLOGIA COMPLETA DO SELO UNICEF 2013-2016:

EDIÇÃO DE FOTOS & TEXTOS: