Professores da rede estadual de ensino de Cariré e Varjota se unem em prol da valorização da categoria

FOTOS:http://fagneraguiar.blogspot.com/).

"Como ato inicial do movimento foi feita uma mobilização pelo centro da cidade, com saída da frente da escola às 9 horas, na qual os professores de Reriutaba (que já haviam paralisado as atividades na sexta-feira, dia 06) participaram reforçando o clima de união de forças que toma conta de toda a categoria no Estado. Na oportunidade, foi feita uma caminhada com faixas, cartazes e apitos repudiando a forma como a educação e seus profissionais vêm sendo tratados pelo Governo do Estado. Logo após, realizaram-se panfletagens entre as pessoas que participavam da feira-livre que ocorre todas as terças-feiras.

O ato, que contou com a adesão espontânea de alguns estudantes e com o apoio de pessoas que estavam na feira, visou deixar a população a par do real estado em que se encontra a educação no Ceará. A população foi informada dos motivos que levaram a categoria a tal decisão de greve, bem como teve reafirmado o compromisso assumido pelos professores de que os estudantes não serão prejudicados com a paralisação.

As mobilizações continuam nesta quarta-feira, a partir das 17 horas, em que haverá uma caminhada pela cidade, abordando as pessoas que caminham pelas ruas para conscientizá-las sobre a importância de se defender a valorização da educação em nosso Estado. Sábado a equipe de professores grevistas de Cariré irá até Reriutaba para reforçar nesta cidade o movimento grevista e apoiar os colegas professores. Outros manifestos serão realizados, em data ainda a ser marcada". (Fonte: http://fagneraguiar.blogspot.com/).

Cariré esteve presente ao I Encontro Regional de Cultura com Gestores Municipais e Sociedade Civil - Vale do Acaraú

FOTOS: CORTESIA REGINA FARIAS
I Encontro Regional de Cultura com Gestores Municipais e Sociedade Civil - Vale do Acaraú
“O encontro teve como objetivos apresentar aos gestores municipais e de cultura, as diretrizes, os projetos e ações prioritárias da Secretaria de Cultura do Estado- Secult. Foi destacado a importância do Sistema Nacional de Cultura no Ceará-SNC, além de mostrar aos municípios os benefícios que eles terão ao aderirem ao Sistema, na criação de: Conselho Municipal, Conferência Municipal, Plano Municipal e Fundo Municipal-CCPF. Dentro do próprio sistema de adesão, o Plano de 10 anos (decenal) será o último em que as Secretarias construirão.

Foi repassado o cronograma para a realização das conferências, com término em fevereiro de 2012. E na ocasião, através do encontro, para organizar um calendário voltado às Conferências Municipais de Cultura em cada município. Com previsão para realizarmos em nosso município, em novembro de 2011. Esse é o primeiro passo para complementar o nosso Plano e fazer a adesão ao Sistema Nacional de Cultura-SNC. O encontro fortaleceu a decisão já manifestada por mim e pelo prefeito Antônio Martins, na criação do Sistema Municipal de Cultura-SMC e já formalizada no Sistema Nacional de Cultura-SNC.

A Secretaria da Cultura Turismo Esporte e Juventude de Cariré esteve presente ao encontro, nas pessoas de sua titular, Regina Farias, juntamente com a sua equipe, formada por Marcelo Alves, diretor de Cultura Inovadora, Deborah Moraes, chefe do Acervo Bibliotecário Municipal, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal de Cariré, Francisco Nery Neto, que também representou o prefeito Antonio Martins, além de Aurélio Brito, presidente da Associação Beneficente de Muquém".

AUTORA DA MATÉRIA:
Regina Farias -secretária da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude de Cariré












FOTO ARQUIVO: REGINA FARIAS

Polícia desarticula quadrilha em Varjota



"A Força Tática da Polícia Militar, em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual e o policiamento de Varjota descobriu o esconderijo de uma quadrilha especializada em assaltos a caminhões, ônibus e carros em rodovias estaduais na região norte do estado, principalmente entre os municípios de Cariré, Reriutaba, Ipú, Santa Quitéria e Varjota. A polícia recebeu informações do local onde a quadrilha se escondia, o lugarejo de Pedras, em Varjota, município distante 291 km de Fortaleza e lá encontrou Fabrício Porfírio da Silva, conhecido como Pelado, que conseguiu fugir para a mata próxima fazendo duas pessoas da sua família reféns. Momentos depois a polícia conseguiu prender os irmãos Francisco Diassis Almeida e Antônio Márcio Almeida, conhecidos como irmãos Gavião. Eles foram reconhecidos como autores de diversos assaltos e fazem parte da mesma quadrilha. A polícia também identificou Fábio Junior da Silva, que juntamente com Pelado estão sendo procurados. “Estamos fazendo um cerco na região e queremos prendê-los o mais rápido possível”, afirma o Coronel Gilvandro. Foram encontrados no esconderijo uma escopeta de grosso calibre, dois revólveres e muita munição, além de pequenas quantidades de cocaína, maconha e crack. Os irmãos foram encaminhados a Delegacia Regional de Sobral".
(Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Blog Zona Norte).