Prefeitura Municipal de Cariré promoverá amanhã, dia 22 de agosto, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

FOTO:REPRODUÇÃO

A Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, contando ainda com o apoio associado dos Conselho Tutelar / Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoverá amanhã, dia 22 de agosto, de 8:00 às 17:00 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cariré de 2011, com o tema:“Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes no Município”.

Os eixos para nortear o debate são: "Eixo 1:Promoção dos direitos de crianças e adolescentes; Eixo 2: Proteção e defesa dos direitos; Eixo 3: Protagonismo e participação de crianças e adolescentes; Eixo 4: Controle social da efetivação dos direitos; Eixo 5: Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes".

Os objetivos da referida Conferência são os seguintes:"Mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; mobilizar as instâncias governamentais e da sociedade civil organizada para a implementação e monitoramento da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; articular e pactuar com os gestores das três esferas de governo, envolvendo os poderes Legislativo e Judiciário, a implementação da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; criar mecanismos de monitoramento da Política e do Plano Decenal nas três esferas de governo".

Prefeitura Municipal de Cariré / Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, promovem a Semana da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de agosto

FOTO: REPRODUÇÃO

A Prefeitura Municipal de Cariré, através Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, contando com o apoio associado das Secretarias da Educação e da Saúde e SESC-Sobral, promoverá a Semana da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de agosto/2011.

PROGRAMAÇÃO:
21/08/2011 (Domingo) - Missa em ação de graça, às 19:00 horas, na Igreja Matriz. Em seguida, haverá um leilão em prol da APAE, em frente à Prefeitura Municipal, onde teremos a participação do cantor Douglas Farias.

22/08/2011 (Segunda-feira) - Visita à Rádio Comunitária "Cidade FM", nos horários da manhã (9:00h) e tarde (15:00h).

23/08/2011 (Terça-feira) - Apresentações artísticas dos alunos da APAE-Cariré e das escolas municipais. Em seguida, haverá um bingo de uma cesta de produtos higiênicos, a partir das 8:00 horas, em frente à Prefeitura Municipal.

24/08/2011 (Quarta-feira) - Visita dos alunos das escolas municipais à sede da APAE de Cariré, nos horários de manhã (7:00h) e da tarde (13:00h).

25/08/2011 (Quinta-feira) - Palestra ministrada pela psicóloga Jocineude Maria Coelho da Silva, com o tema "A educação inclusiva e a deficiência mental", a partir das 8:00 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cariré. Às 14:00 horas, sessão de filme, na sede da APAE-Cariré.

26/08/2011 (Sexta-feira) - Às 14:00 horas, na quadra coberta de Cariré, apresentações artísticas com o tema "Cultura Nordestina". Encontro com os padrinhos dos deficientes e homenagem aos pais.

27/08/2011 (Sábado)
- Manhã recreativa na fazenda Santa Rita, em Tapuio.

28/08/2011 (Domingo) - Missa na Igreja Matriz, às 19:00 horas, onde os alunos da APAE-Cariré estarão fazendo o encerramento da Semana do Excepcional.

A Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais(APAE) de Cariré foi fundada em 15 de setembro de 2001. Atualmente funciona como um Centro de Atendimento Educacional Especializado, onde atende a um total de 52 crianças e adolescentes com necessidades especiais. Tem uma equipe de 10 funcionários e também conta com uma equipe multifuncional. A presidente da entidade filantrópica é a senhora Virgina Souza Aguiar, que juntamente com seus pares de diretoria, “buscam uma sociedade mais justa, sem indiferenças”.

Prefeitura Municipal de Cariré promoveu o 2º Festival Carireense de Arte e Cultura para Deficientes, com premiações e entrega de troféus

EDIÇÃO ESPECIAL















FOTOS:VICENTE J. RODRIGUES

Numa promoção da Prefeitura Municipal de Cariré, através das Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Cultura e Turismo, encerrou-se ontem, dia 20 de agosto, sábado, o 2º Festival Carireense de Arte e Cultura para Deficientes, segunda fase a nível regional, quando os três primeiros colocados da etapa municipal estiveram concorrendo com os do município de Forquilha. A programação teve início às 18:00 horas, com boas vindas aos participantes e apresentação musical, a cargo do cantor João Henrique, ele que tem deficiência visual. Houve, também, a segunda abertura da Exposição de Artes Visuais (Artesanato) e as apresentações de danças, para apreciação dos jurados e, em seguida, foram divulgados os resultados com as respectivas premiações.

Vale destacar que o Festival teve sua abertura oficial no último dia 19, na primeira fase, quando houve a presença de autoridades locais e apresentações somente com a participação de alunos da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Cariré, a Exposição de Artes Visuais (Artesanato), com apreciação de jurados, além da apresentação de danças, com a divulgação dos resultados da etapa municipal.

Estiveram presentes ao evento, o prefeito de Cariré, Antônio Rufino Martins, acompanhado da primeira dama e presidente da APAE local, Virgina Souza Aguiar, a secretária de Cultura, Regina Farias, o diretor de Eventos, Solano Júnior, as representantes da APAE-Forquilha, Santina Loiola (presidente) e Maria José (diretora), os vereadores da Câmara Municipal de Cariré, Ozir Moreira e Irineu Brandão, dentre outros. Por ocasião da abertura do segundo dia do 2º Festival Carireense de Arte e Cultura para Deficientes, a presidente da APAE-Cariré, Virgina Aguiar, solicitou toda a atenção da comunidade local, no sentido de apoiar os nossos irmãos deficientes e conclamou para que todos juntos busquemos uma sociedade mais justa, sem indiferenças. Em seguida, o prefeito Antônio Martins declarou a abertura da segunda fase do referido Festival.

Antes da divulgação dos resultados dos vencedores das modalidades artes visuais e danças, o prefeito municipal Antônio Martins recebeu um troféu, como incentivador do 2º Festival Carireense de Arte e Cultura para Deficientes e em agradecimento por tudo que ele tem realizado em prol dos deficientes da APAE-Cariré. Todos os membros da comissão julgadora do Festival foram agraciados com quadros pintados pelos deficientes da APAE e com certificados de participação.

Eis a relação dos vencedores do 2º Festival Carireense de Arte e Cultura para Deficientes:

ARTES VISUAIS:

Nome

Instituição

Colocação

“Olhar Especial”

APAE-Cariré

1º lugar

“Natureza”

APAE-Cariré

2º lugar

“Releitura de Tarsila”

APAE-Cariré

3º lugar

DANÇAS:

Nome

Instituição

Colocação

“Circo Arco Íris”

APAE-Cariré

1º lugar

“Xaxado”

APAE-Forquilha

2º lugar

“Coração de Papelão”

APAE-Cariré

3º lugar