Preservando a tradição, será hoje (22) à noite, a escolha do Melhor Judas e amanhã (23), pela manhã, haverá a malhação em praça pública

REPRODUÇÃO:youpode.com.br

O evento "Pau do Judas de Cariré" faz referência à famosa malhação do Judas. Realizado todos os anos, sempre no período da Semana Santa. Em Cariré, interior do Estado, a aproximadamente 300km de Fortaleza, o evento já acontece há mais de 20 anos. A cidade recebe neste período mais de 10 mil visitantes, entre filhos da terra e outros, que por sua vez, aproveitam o feriado para rever familiares e amigos e prestigiar a programação religiosa e cultural que o Município oferece. O Pau do Judas é um evento característico dessa programação e reune o trabalho artesanal de várias pessoas na disputa do melhor Judas (bonecos confeccionados por cada inscrito). Sempre na sexta-feira santa, após a apresentação do espetáculo Paixão de Cristo, acontece e passeata do Pau do Judas e o mesmo erguido em praça pública, já munido do Judas vencedor.

Os três melhores Bonecos do Judas recebem premiação em dinheiro, mas, somente o primeiro colocado é erguido na praça pública e derrubado no dia seguinte. O famoso sebo é colocado sobre o pau para dificultar um pouco a segunda parte da malhação do Judas de Cariré. Durante a manhã do sábado de Aleluia, com um público significativo de expectadores, os mais corajosos se arriscam a subir no pau para derrubar o Boneco do Judas. O vencedor da árdua tarefa, além dos aplausos do público presente, também ganha uma premiação em dinheiro.

São parceiras na realização do "Pau do Judas de Cariré", a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Transportes e Secretaria da Educação.

Realizado ontem(21), em sua primeira parte, o Espetáculo da Paixão de Cristo, na quadra coberta de Cariré, com grande presença de público

FOTOS E MONTAGEM DE SLIDESHOW:VICENTE JOSÉ RODRIGUES

Foi encenado ontem(21), em sua primeira parte, o Espetáculo da Paixão de Cristo, tendo como cenário, o grande palco ao ar livre, montado nas dependências do Ginásio Esportivo Raimundo Nery (quadra de esportes), desta cidade. O Espetáculo Teatral Paixão de Cristo de Cariré 2011 recebe total apoio da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria da Infraestrutura, Secretaria de Transportes e Secretaria da Educação. Foi notável a presença de público de várias faixas etárias, que compareceu ao espetáculo. O mesmo terá prosseguimento hoje(22), em sua segunda parte, a partir das 20 horas, no mesmo local. Vale salientar que toda a montagem de cenários e as apresentações são realizadas por atores, atrizes e figurantes amadores filhos de Cariré.