VACINAÇÃO - Campanha para atualização da caderneta de vacinação infantil começa neste sábado

O objetivo da ação, de acordo com o Ministério da Saúde, é ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças

FOTO REPRODUÇÃO:FACEBOOK

Começa amanhã ,18, em todo o país a primeira campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil. A expectativa do governo é que até o dia 24 de agosto mais de 14 milhões de crianças menores de 5 anos compareçam aos postos de saúde.

O objetivo da ação, de acordo com o Ministério da Saúde, é ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças.

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VOP), lançadas este ano. A primeira reúne em uma única aplicação a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a meningite) e a dose contra a hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio.

SAÚDE - Sangue tipo "O" é associado a menor chance de ataque cardíaco, diz estudo

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos sugere que pessoas que têm o sangue do tipo O são menos suscetíveis a problemas cardíacos do que quem possui sangue A, B, e AB.
FOTO:BBC BRASIL
O estudo, realizado por cientistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, em Boston, concluiu que as pessoas com o tipo sanguíneo mais raro, o AB, são as mais vulneráveis a doenças do coração.
Para estas pessoas a probabilidade de sofrer com doenças cardíacas é 23% maior do que para as pessoas com o tipo sanguíneo O.

A pesquisa também descobriu que para pessoas com sangue do tipo B o risco de doenças cardíacas aumentava em 11% e, para pessoas com sangue tipo A, o aumento era de 5%.

Os pesquisadores não sabem a razão deste aumento de probabilidades. Eles vão agora analisar como os grupos sanguíneos reagem a um estilo de vida mais saudável.

"As pessoas não podem mudar o tipo sanguíneo, mas nossas descobertas podem ajudar os médicos a compreender melhor quem tem risco de desenvolver doenças cardíacas. É bom saber qual o seu tipo sanguíneo, da mesma forma como você deveria saber seu colesterol ou pressão sanguínea", disse o professor Lu Qi, que liderou o estudo.

"Se você sabe que o risco é maior, pode reduzi-lo adotando um estilo de vida mais saudável, ao se alimentar bem, praticar exercícios e não fumar."
A pesquisa foi divulgada na publicação especializada American Heart Association Journal

SAÚDE - Vacina previne o vício em cigarro

Substância bloqueia a ação da nicotina no organismo - impedindo que o indivíduo sinta vontade (ou prazer) de fumar

O cigarro será varrido da face da Terra - e ninguém entenderá por que seus antepassados insistiam em consumir um produto que, além de fazer tão mal à saúde, não tem a menor graça. Esse cenário utópico poderá se tornar realidade graças a uma descoberta de cientistas da Universidade Cornell, nos EUA, que criaram uma vacina que bloqueia a nicotina - o princípio ativo do cigarro. Quando o indivíduo toma essa vacina, seu corpo recebe um novo gene. Esse gene passa a produzir anticorpos que se ligam à nicotina, impedindo que ela chegue ao cérebro. A invenção já foi testada com sucesso em ratos: bastou uma única dose para tornar os camundongos imunes à nicotina pelo resto da vida. É a primeira vez que uma vacina antinicotina funciona (uma versão anterior, conhecida como NicVAX, acabou fracassando após 11 anos de desenvolvimento). O medicamento poderia ser usado tanto para proteger quem não fuma quanto para ajudar os fumantes que desejam se livrar do vício.

Como envolve a introdução de um novo gene no organismo, um processo bastante delicado, a vacina ainda terá de passar por muitos testes antes de chegar ao mercado. Mas isso deve acabar acontecendo. "Se o grau de eficácia que vimos for o mesmo para humanos, a vacina pode ser uma terapia preventiva efetiva para a dependência em nicotina", diz o médico Ronald Crystal, líder do estudo. Milhões de vidas poderão ser salvas. E a humanidade poderá esquecer a era do tabaco.

FONTE: http://super.abril.com.br/saude/vacina-previne-vicio-cigarro-697811.shtml