Greve dos topiqueiros prejudica 160 mil fortalezenses por dia

Cerca de 160 mil fortalezenses que utilizam o serviço das topiques (vans) diariamente estão sendo prejudicados com a greve dos trabalhadores do serviço de transporte alternativo. A categoria entrou neste sábado no sexto dia de greve. O Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Complementar do Estado do Ceará (Sintraafor) afirma que está sendo respeitada uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho, pois 50% da frota está rodando nos horários considerados de pico e 30% em horários de menor demanda.

O presidente do Sintraafor, Waldênio Aguiar afirma que até sexta-feira, o sindicato e a classe patronal, não chegaram a um acordo, mas o Sintraafor foi notificada nesta sexta a participar na próxima quarta-feira de uma mediação com empresários para debater as reivindicações dos trabalhadores.

Incêndio de médio porte se alastra em vegetação de Ipu

Um incêndio atingiu um terreno baldio no município de Ipu, no Ceará. Segundo o major Alexandre, comandante do Corpo de Bombeiros de Crateús, que atende a área, as chamas são de média proporção.

Informações passadas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Sobral afirmam que o fogo começou no Bairro Reino de França, no caminho da bica do Ipu.

A ocorrência foi repassada ao Corpo de Bombeiros de Crateús, e uma viatura foi deslocada até o município de Ipu, a cerca de 100 km. De acordo com o quartel de Crateús, o fogo se alastrou com rapidez pela vegetação.

FONTE: https://g1.globo.com/ceara/noticia/incendio-se-alastra-em-vegetacao-de-ipu.ghtml

Carros-pipa paralisam na segunda-feira (6) afetando 1 milhão de cearenses e ameaça de colapso total no abastecimento d'água

Já não bastasse a crise hídrica que assola o Estado, com os reservatórios com volume críticos, a população do interior cearense sofre uma ameaça de colapso total no abastecimento. Os proprietário de carros-pipa em atividade no Ceará, que estão atendendo o programa emergencial Operação Carro-Pipa do Governo Federal, coordenado no Estado pelo Exército Brasileiro, pretendem paralisar as rotas de atendimento às comunidades de todos os municípios cearenses nesta segunda-feira (6). A divulgação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Pipeiros do Estado do Ceará (Sinpece), Eduardo Aragão.

Aragão observa que mais de dois mil pipeiros de todo o Estado vão aderir à paralisação, em protesto ao atraso no pagamento, redução nos valores do quilômetro rodado e também problemas no sistema de monitoramento veicular utilizado para rastrear os carros-pipa, conhecido como Gripa.

Três corpos são encontrados dentro de canal em Horizonte/CE; corpos de duas mulheres foram encontrados abraçados

A Polícia Militar do município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, encontrou três cadáveres em um canal no bairro Queimadas, na manhã deste sábado (4). As vítimas, duas mulheres e um homem, ainda não foram identificadas. 

Antes do triplo homicídio, os criminosos divulgaram fotos dos alvos ainda vivos, segundo o 15º Batalhão da Política Militar, da Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).

As duas mulheres mortas foram encontradas abraçadas. Ainda segundo o 15º BPM, o homem estava cerca de oito metros distante delas, com as mãos amarradas. A Polícia realiza diligências a procura de suspeitos. O Batalhão trabalha com a possibilidade dos criminosos não serem da cidade de Horizonte.

FONTE:http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/policia/online/tripla-execucao-em-horizonte-cadaveres-sao-achados-em-canal-1.1846183

Petrobras reajusta preço do gás de cozinha em 4,5% e alta acumulada chega a 54%

A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (3), mais um aumento no preço do gás de cozinha para embalagem de 13 quilos. Agora, o item ficará 4,5% mais caro devido, segundo a estatal, às altas cotações internacionais.

Este é o quinto aumento consecutivo do gás de cozinha desde que a companhia mudou sua política de preços para o gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, no dia 5 de julho. De lá para cá, os aumentos acumulados somam 54%.

FONTE: http://cearanews7.com/petrobras-reajusta-preco-do-gas-de-cozinha-em-45-e-alta-acumulada-chega-54/

Ceará é um dos líderes de assassinato no país; foram 4.247 homicídios até agora

O Ceará, nos últimos dez anos, está entre os sete estados nordestinos que apareceram pelo menos uma vez entre os quatro mais violentos do país. É o que mostra matéria do UOL deste sábado (4). Além do nosso, são listados Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Ao longo desse período, o número de homicídios no Nordeste cresceu 58%, saltando de 15.706 assassinatos, em 2007, para 24.825 em 2016. Somente no Ceará este ano, até sexta-feira (3), foram 4.247.

Na matéria, foi escutado o integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professor da UFC (Universidade Federal do Ceará), Cesar Barreira. Segundo ele, a escalada da violência no Nordeste decorre de vários fatores, como a influência de Estados do Sudeste.

Brasil tem custo de R$ 19 bi por ano com acidentes de trânsito

O Brasil continua pagando uma conta amarga com a grande quantidade de acidentes de trânsito que deixam vítimas com graves sequelas e, principalmente, óbitos. A tragédia, que aumentou nos últimos anos com o crescimento da frota de motos, tem um custo anual, com despesas nos hospitais públicos e benefícios sociais (aposentadoria por invalidez e pensão), de R$ 19,3 bilhões.

O Ceará é um exemplo do crescimento do número de motos. O maior número desses veículos está na Capital, mas a frota se expandiu no Interior e contribui para o aumento da quantidade de acidentes, como é o caso da cidade de Sobral, destaque no ranking nacional. Sobral  ocupa a segunda posição no ranking: são 253 mortes e um índice de 125 casos por 100 mil habitantes. Muitas vítimas de acidentes com motos que passam pela rede municipal e estadual de saúde em Sobral são originários de outras cidades das Regiões Norte e Ibiapaba.

Ceará tem o pior nível de reserva de água em um histórico de 25 anos, segundo levantamento da Cogerh

Em entrevista ao Jornal Alerta Geral (transmitido pela Expresso FM 104,3 para Fortaleza, Região Metropolitana e mais 24 emissoras no Interior do Ceará) o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh), João Lucio, falou sobre a atual situação hídrica no estado do Ceará. Segundo ele, há uma queda acentuada do volume hídrico dos reservatórios que abastecem cidades do interior e da Região Metropolitana de Fortaleza.

De acordo com o presidente da Cogerh, o estado do Ceará está enfrentando uma das piores secas dos últimos 100 anos. “Temos uma seca prolongada em algumas regiões do estado. A mais afetada atualmente é a região de Inhamus, no sertão de Crateús, que já está com oito anos de chuvas abaixo da média”, informou João Lucio.

PMDB quer fechar alianças com o PT em oito Estados, entre eles o Ceará, com vistas às eleições de 2018

Com o objetivo de manter as maiores bancadas no Senado e na Câmara dos Deputados, o PMDB planeja buscar alianças com seu maior adversário na atualidade, o Partido dos Trabalhadores. As conversações estariam bem adiantadas em pelo menos 8 estados para as eleições do próximo ano. Aliados no então governo Dilma Rousseff, as siglas se apartaram depois do impeachment da presidente cassada. As informações são da Agência Estado.

Segundo o presidente nacional do PMDB, o senador Romero Jucá (RR) as alianças regionais poderão ser feitas com qualquer legenda, incluindo o PT. Ele observa que não há proibição e cada estado tem uma realidade particular.

IFCE abre mais de 2.800 vagas em cursos técnicos gratuitos em 24 municípios; inscrição começa na próxima terça-feira (7)

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou o edital do processo seletivo unificado 2018.1 dos cursos técnicos gratuitos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente. A seleção beneficia 24 unidades espalhadas por todas as regiões cearenses. Ao todo, são oferecidas 2.815 vagas em diversas áreas do conhecimento.

O edital engloba os campi de Acaraú, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Guaramiranga, Iguatu, Itapipoca, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Paracuru, Pecém, Quixadá, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.

As inscrições serão abertas na próxima terça-feira (7) e vão até o dia 20 do mesmo mês. Os candidatos poderão inscrever-se em duas etapas: primeiro pela internet, preenchendo o formulário eletrônico do requerimento de inscrição no site e, em seguida, dirigindo-se ao campus de interesse, munidos da documentação exigida (constante no edital) para os fins de conclusão do processo de inscrição.

Eleitor do Ceará de 104 anos faz a biometria na cidade de Barroquinha e diz que participação política não tem idade

João Conceição tem 104 anos e nasceu em Barroquinha, município localizado na Região Norte do Ceará. Mesmo desobrigado de votar há 34 anos, quando completou 70, ele foi à 108ª Zona Eleitoral, com sede em Chaval, para fazer o cadastramento biométrico. "Sempre votei e continuarei a votar!", diz 'seu' João, nascido no dia 14 de janeiro de 1913.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE), eleitores maiores de de 70 anos, mesmo desobrigados a votar, devem fazer a biometria para não ter o título cancelado. Barroquinha já registra 74% de eleitores com biometria. Os trabalhos de revisão no município foram iniciados em 15 de setembro e seguem até 30 de novembro.

João Conceição agradeceu o atendimento do estagiário Wenderson Ferreira Rocha e da supervisora Jairla Pereira de Abreu. "Fui muito bem tratado por eles". Além dos servidores do TRE, 20 estagiários auxiliam os trabalhos de revisão biométrica na 108ª Zona Eleitoral.
Cadastro.

Mulher é presa suspeita de cortar pênis do marido com estilete

Uma mulher de 54 anos foi presa suspeita de cortar o pênis do marido, de 51 anos, com um estilete, em Umuarama, no Paraná, no início da noite dessa quinta-feira, 2. De acordo com informações do portal de notícias G1, a Polícia Civil informou que além dos cortes no órgão, que não chegou a ser amputado, a vítima também sofreu ferimentos na virilha.

O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado a um hospital da cidade, onde passou por cirurgia. Em boletim divulgado por volta das 11h30min desta sexta-feira, 3, o hospital informou que o paciente segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por perder muito sangue. Ele está consciente e orientado e deve sair da UTI ainda nesta sexta.

A mulher foi autuada em flagrante por lesão corporal e encaminhada à delegacia da cidade. Ela não informou os motivos da agressão e disse que só vai falar em Juízo. A suspeita continuava detida na manhã desta sexta-feira, 3.