Alto dos Honório, com o tema o cangaço e a religiosidade popular, é a grande campeã do 1º Festival de Quadrilhas do Projovem Adolescente

FOTOS E SLIDESHOW: VICENTE J.RODRIGUES







Ontem, domingo (3), chegou ao final, o
1º Festival de Quadrilhas do Projovem Adolescente de Cariré, quando se apresentaram as quadrilhas dos coletivos de Alto Feliz, Alto dos Honório, Boa Esperança, Flores e Juré, vencedoras das preliminares, as quais foram criteriosamente avaliadas por uma comissão julgadora. Ontem, a ordem de apresentação de cada quadrilha foi decidida por meio de sorteio entre os seus representantes. Por outro lado, foi notável a grande presença de público de várias faixas etárias, notadamente de jovens, que compareceram às dependências da quadra esportiva Raimundo Nery, para torcer por suas quadrilhas. Tinha até torcida organizada e muita vibração!.

A fase preliminar entre as quadrilhas das localidades e distritos foram iniciadas no dia 28 de junho, com a participação dos seguintes coletivos do Programa Projovem Adolescente: Arariús, Alto Feliz, Alto dos Honório, Boa Esperança, Cacimbas, Caveira, Flores, Juré, Jucá e Serrote Branco. Nesta fase foram escolhidas pela comissão de jurados, apenas as cinco melhores quadrilhas. Também houve a escolha da melhor rainha de cada grupo em disputa, também num total de cinco. Finalmente, ontem (3), houve a finalíssima do 1º Festival de Quadrilhas do Projovem Adolescente, com a escolha da quadrilha campeã e da melhor rainha.

Ao final do julgamento dos quesitos, saiu vitoriosa em primeiro lugar, a Quadrilha do Coletivo Projovem de Alto dos Honório, com o tema sobre o cangaço, a literatura de cordel e a religiosidade popular, com apresentação de belos cenários e coreografias. Em segundo lugar ficou a Quadrilha do Coletivo Projovem de Boa Esperança, enquanto que em terceiro lugar ficou a Quadrilha do Coletivo Projovem de Juré, em quarto lugar a Quadrilha do Coletivo Projovem Adolescente de Flores e, em quinto lugar, a Quadrilha do Coletivo Projovem Adolescente de Alto Feliz. A Melhor Rainha campeã das quadrilhas de todos os coletivos é do distrito de Arariús.

O prefeito Antônio Martins compareceu ao evento junino, na companhia da primeira dama Virgina Souza Aguiar, os quais prestaram total apoio à realização do certame que foi promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/Centro de Referência da Assistência Social-CRAS. O Projeto do "Arraiá do Projovem Adolescente", que culminou com a realização do 1º Festival de Quadrilhas do Projovem Adolescente é de autoria da coordenadora do CRAS, Carmiranda Almeida Miranda, com a colaboração de toda a sua equipe. Vale lembrar que cada coletivo conseguiu suas roupas e demais objetos necessários, com a ajuda de patrocinadores e de pessoas abnegadas das comunidades das localidades e distritos do Município de Cariré.

VEJA, ABAIXO, MAIS IMAGENS DA APRESENTAÇÃO DAS QUADRILHAS CAMPEÃS E OUTRAS MAIS...

Dia 1º de julho foram iniciadas as pré-conferências da Saúde do Município de Cariré. Hoje (4), o evento acontecerá em Alto dos Honório e Tapuio

FOTOS: CORTESIA DA SECRETARIA DA SAÚDE DE CARIRÉ


"Nesta sexta-feira, dia 1º julho de 2011, às 16 horas, foi realizada a Pré-Conferência da Saúde do Território da Estratégia Saúde da Família de Cacimbas. Esteve presente o secretário municipal da Saúde, Dr. Rosemiro Guimarães, sub-prefeita sra. Maria Branca, trabalhadores da Saúde e da Educação, lideranças e comunidade local. A Pré-Conferência debateu o tema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, política pública, patrimônio do Povo Brasileiro”. Com o seguinte eixo: Acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS. A comunidade apontou como principais propostas as seguintes: ampliação do número de profissionais da equipe da Estratégia Saúde da Família; agilizar com a Secretaria da Saúde-SESA do Estado, o repasse dos medicamentos pactuados; colocar um agente de saúde morando na comunidade de Manoel Carlos; e buscar mais agilidade, com a SESA a liberação de tomografias. A comunidade agradeceu e elogiou as ações de saúde desenvolvidas na comunidade pela Secretaria da Saúde, assim como, a administração do prefeito Antonio Martins. Como delegada à 5ª Conferência Municipal da Saúde, foi escolhida a professora Iara Ferreira Aguiar. Participaram da Pré-Conferência 67 cidadãos, entre usuários, trabalhadores da saúde e gestores". (Por Francisco Rosemiro Guimarães - secretário da Saúde de Cariré).

CRONOGRAMA DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS E CONFERÊNCIA MUNICIPAL

DATA

HORÁRIO

LOCAL

01/07/2011

(Sexta-feira)

16h

Cacimbas

02/07/2011

(Sábado)

16h

Jucá

17h30

Anil

04/07/2011

(Segunda-feira)

16h

Alto dos Honório

18h

Tapuio

05/07/2011

(Terça-feira)

17h

Arariús

06/07/2011

(Quarta-feira)

16h

Almas

19h

Sede I e Sede II

15/07/2011

(Sexta-feira)

7h

Cacimbas