CONVITE - Dia 29 de janeiro (6ª feira), às 13:00h, será realizado I Seminário: "Ser Adolescente no Semiárido", no auditório da Fábrica de Cultura de Cariré-CE

DIVULGAÇÃO: STDS DE CARIRÉ-CE

Cariré e Tapuio são destaques desta quinta-feira (28), no Caderno Regional do jornal "Diário do Nordeste"

As águas do Rio Acaraú voltaram a correr por debaixo da passagem molhada Eurico Linhares, localizada no distrito de Tapuio, a cerca de 20Km da sede de Cariré, no norte do Estado, depois de dias seguidos de chuva ( FOTO: MARCELINO JÚNIOR ) 
Tudo vai depender da permanência da Zona de Convergência Intertropical, principal condutor de chuvas

Cariré. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas tiveram uma significativa queda no Estado, entre terça e quarta-feira. A maior foi registrada no município de Itapajé, que chegou a apenas 31mm, seguido de Reriutaba (30mm) e São Benedito (25mm), que lideraram o ranking das dez maiores chuvas do dia, sendo que nove delas se foram na região norte. Apenas 43 cidades tiveram chuva.

Esses dois dias com redução das precipitações, são atribuídos, pela Funceme, ao o posicionamento desfavorável do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que, nas últimas duas semanas havia trazido boas precipitações. Segundo os pesquisadores da instituição, os vórtices são sistemas bem dinâmicos (se formam, se dissipam e variam seu posicionamento muito rapidamente) e, por isso, têm baixa previsibilidade. Eles têm como período de maior atuação dezembro e janeiro, que são os meses de pré-estação chuvosa. Para fevereiro, a tendência é de que esse tipo de sistema deixe de atuar e comece a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas no Ceará durante a quadra chuvosa (fevereiro e maio), quando são observados cerca de 75% da chuva anual.

Alguns fatores influenciam no posicionamento da ZCIT e, consequentemente na quantidade de dias em que esse sistema deve atuar no Ceará. Quanto mais tempo a ZCIT favorecer a formação de nuvens de chuva no Estado, melhor a quadra chuvosa. Se atuar pouco, haverá menos chuvas e uma quadra irregular, ou seja, seca.

LEIA MAIS SOBRE AS CHEIAS DO RIO ACARAÚ EM TAPUIO>>

Secretaria Municipal da Educação de Cariré promove a Oficina Toda Escola com Água de Qualidade, Banheiro e Cozinha, além da reformulação de Planos de Ação

A Secretaria Municipal da Educação de Cariré promoveu ontem, quarta-feira (27), no auditório da Fábrica de Cultura, a Oficina sobre Toda Escola com Àgua de Qualidade, Banheiro e Cozinha, com a participação de gestores escolares, professores, alunos, representações do Conselho Escolar, NUCA, CMDCA e da Comissão Municipal Pró-Selo UNICEF 2013-2016. O objetivo da realização do evento foi para monitorar, avaliar e trocar experiências exitosas entre as escolas municipais, relacionadas à temática.


Professor Aurélio Evangelista Moraes apresentando o Plano de Ação da Escola Cefisa Aguiar, da sede municipal
Durante a Oficina cada escola reformulou o seu próprio Plano de Ação e levou à plenária exemplos de ações, projetos e programas considerados como boas práticas na temática abordada (água, banheiro e cozinha).


Mirna Moraes de Aguiar, articuladora local do Selo UNICEF 2013-2016
Segundo declarações de Mirna Moraes de Aguiar, articuladora local do Selo UNICEF 2013-2016, e coordenadora da Oficina, "trata-se também de uma ação estratégica da atual edição do Selo UNICEF - Município Aprovado 2013-2016, em articulação com a Secretaria Municipal da Educação de Cariré, pois estamos em busca da segunda conquista do Selo".

Conforme ainda afirmações de Mirna Moraes, "os Planos de Ação de cada escola, os quais passaram por reformulação -  já que vinham sendo implementados há bastante tempo -, serão entregues durante toda a próxima semana de 01 a 5 de fevereiro, na sede da Secretaria de Educação de Cariré, para fins de comprovação das ações que serão realizadas".

Primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar
Esteve prestando total apoio à realização dos trabalhos da Oficina Toda Escola com Àgua de Qualidade, Banheiro e Cozinha, a primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, que conclamou o empenho  de todos os gestores escolares, quanto à melhoria da qualidade de água, banheiros e cozinhas das escolas municipais. Enumerou a problemática de cada uma delas e prometeu empenho junto ao prefeito Antônio Martins, para melhorar as condições de abastecimento d'água, de cozinhas e banheiros das escolas municipais. 

A Oficina também contou com a participação do presidente do CMDCA e técnico administrativo da Secretaria da Educação, Francisco Douglas Farias, que promoveu avisos e orientações técnicas de rotina aos gestores escolares.

Quem também se fez presente à referida Oficina, foi a vereadora Maria Lucy Ximenes, representando a Câmara Municipal de Cariré.

CONFIRA MAIS FOTOS, CLICANDO NO LINK ABAIXO:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1005989469473840.1073742116.100001883903125&type=3

Cariré e mais 45 municípios cearenses encerrarão recadastramento biométrico no dia 18 de março


REPRODUÇÃO:http://tvdiario.verdesmares.com.br/

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulgou a lista dos 46 municípios que encerrarão os trabalhos de recadastramento biométricono próximo dia 18 de março. Eleitores devem ficar alerta para não perderem o prazo.

O órgão montou uma infra-estrutura para atender a todos os eleitores, através do agendamento, que pode ser feito no telefone 148 e ou no site do tribunal. Os eleitores estão sendo atendidos nos cartórios eleitorais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em todo o Ceará, 1,2 milhão eleitores já fizeram o recadastramento e poderão votar em 2016 através da identificação biométrica. Os eleitores de Sobral, Alcântaras, Forquilha, Aquiraz, Eusébio, Crateús, Ipaporanga e Juazeiro do Norte já votaram em 2014, através da biometria. Em 2015, mais oito municípios encerraram os trabalhos de recadastramento: Ibiapina, Limoeiro do Norte, Camocim, Ubajara, Milagres, Abaiara, Iguatu e Quixelô

Confira a relação dos 46 municípios cearenses que encerrarão os trabalhos de recadastramento biométrico no próximo dia 18 de março:
Altaneira
Amontada
Aratuba
Banabuiú
Barbalha
Baturité
Bela Cruz
Brejo Santo
Capistrano
Caridade
Cariré

LEIA MAIS