Funceme divulgará novo prognóstico de chuvas nesta segunda-feira (24)


A previsão climática para os meses de março, abril e maio de 2014 será divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta segunda-feira (24), às 09 horas, na sede da Defesa Civil (Rua Oto de Alencar – Centro), anexo ao Quartel do Corpo de Bombeiros. O documento a ser apresentado, mostrará a reavaliação das condições termodinâmicas dos oceanos Atlântico e Pacífico e da atmosfera. Também serão considerados os modelos atmosféricos da Funceme e de várias instituições nacionais e internacionais.

“Estamos rodando nosso modelo e avaliando a evolução dos sinais. Também aguardamos os resultados dos modelos apresentados na III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, que acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Natal/RN, da qual a Funceme participa com meteorologistas de todo o País. Se houver alguma alteração nos sinais em relação ao que apresentamos em janeiro, o novo prognóstico vai indicar essa mudança”, explica Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

Realizado na cidade de Cariré, o Seminário Compras Institucionais da Agricultura Familiar sem Licitação, com a participação de 9 municípios da Região Norte do Estado


Promovido pela Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, juntamente com o Território da Cidadania de Sobral, foi realizado ontem (20), no auditório da Fábrica de Cultura desta cidade, o Seminário Compras Institucionais da Agricultura Familiar sem Licitação, em evento regional que contou com as presenças de representantes dos municípios de Cariré, Coreaú, Marco, Massapê, Meruoca, Quiterianópolis, Santana do Acaraú, Santa Quitéria e Sobral. 

Referido seminário teve como objetivo fomentar Compras Institucionais da Agricultura Familiar sem Licitação, no intuito de fortalecer a Agricultura Familiar no local onde ela é exercida, isto é, nos Municípios, possibilitando ainda que o Estado amplie essas compras para as secretarias municipais. 


Galeria dos oradores do Seminário Compras Institucionais da Agricultura Familiar sem Licitação, realizado ontem (20), na cidade de Cariré/CE
Por ocasião da abertura do seminário, foi formada a mesa de honra do cerimonial, seguido dos pronunciamentos de Virgílio Félix de Lima, articulador do evento e representante do Território da Cidadania; pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Vilma Aguiar Marques dos Santos; por Viviane Albuquerque, analista de Políticas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social e pelo presidente da Câmara Municipal Cariré, Doriedes Honório de Souza, que na ocasião esteve representando o prefeito em exercício, Elmo Roberto Aguiar.


Após desfeita a mesa de cerimonial e encerrados os pronunciamentos, foi ministrada a palestra central por parte da técnica Viviane Albuquerque (na foto), representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a qual prestou os devidos esclarecimentos e respondeu ás diversas perguntas sobre os requisitos e exigências legais das Compras Institucionais da Agricultura Familiar sem Licitação.