Santa Quitéria é alvo de megaoperação policial de combate ao crime nesta sexta-feira (08)

Um efetivo de 125 policiais está sendo mobilizado desde o começo da manhã desta sexta-feira (8) para mais uma grande operação contra o crime no interior do Ceará. O alvo desta vez é o Município de Santa Quitéria (217Km de Fortaleza), onde as equipes das polícias Civil e Militar cumprem cerca de 30 mandados de prisão e de busca e apreensão. Esta é a terceira ação deste porte desencadeada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em uma semana. Antes, foram feitas operações em Pacajus e Acopiara.

Armas, munições e drogas já foram apreendidas durante as buscas policiais em residências e pontos comercias das zonas urbana e rural do Município, com base nas ordens da Justiça. O tráfico de drogas, assaltos, homicídios e outros delitos graves vinham inquietando a população de Santa Quitéria, o que levou a SSPDS a requisitar da Justiça os mandados.

Cariré: Escola Francisco Hermínio Ponte entrega premiações aos vencedores do Torneio de Futsal do Novo Mais Educação


Aconteceu na última terça-feira (5/12), a solenidade de entrega da premiação  do Projeto Torneio  de Futsal do Programa Novo Mais Educação da Escola Francisco Hermínio Ponte, a qual recebeu apoio total por parte da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré. Na articulação do evento esportivo, esteve à frente a jovem Soliane Melo, que por intermédio da nossa reportagem, agradece à secretária da Educação, Carmiranda Miranda, pela parceria firmada, juntamente com a coordenadora local do Programa Novo Mais Educação, Michelle de Orlando, o que foi possível levar educação aliada ao esporte aos alunos da modelar Escola de Ensino Infantil e Fundamental Francisco Hermínio Ponte.

📸 Presidente da Liga Carireense de Desporto (LCD), Espedito Sabino, esteve prestigiando o evento.

📸 Secretária da Educação de Cariré, Carmiranda Almeida Miranda, esteve presente à premiação e realizou um pronunciamento, enaltecendo a importância do esporte saudável para a socialização dos jovens e crianças.

📸Segundo declarações da articuladora Soliane Melo (na foto), o Projeto Torneio  de Futsal do Programa Novo Mais Educação contou ainda com  apoio total da diretora  Elvilema  Feitosa, Núcleo Gestor  e de toda a equipe  do Programa Novo Mais Educação da Escola Francisco Hermínio Ponte, localizada no Bairro do Fórum. 

📸O projeto  foi desenvolvido com êxito, sob o comando do  facilitador de futsal, Juan dos Santos.

📸Ao final do torneio, os vencedores das equipes de futsal do 'Mais Educação' e 'Proares'  foram premiadas com medalhas e troféus.  

Cientistas identificam dois genes da homossexualidade

Há muito a comunidade científica suspeita que a orientação sexual tem relações com a herança genética, e um estudo publicado nesta quinta-feira na revista “Scientific Reports” revelou a evidência mais consistente para a tese. Pesquisadores liderados por Alan Sanders, da NorthShore University, em Evanston, Illinois, realizaram o primeiro estudo de associação do genoma completo comparando o DNA de 1.077 homens homossexuais e 1.231 homens heterossexuais. Os resultados identificaram dois genes aparentemente relacionados com a homossexualidade.

— Como a sexualidade é uma parte essencial da vida humana, para indivíduos e para a sociedade, é importante compreender o desenvolvimento e a expressão da orientação sexual — explicou Sanders. — O objetivo deste estudo foi buscar as bases genéticas da orientação sexual masculina e, portanto, aumentar o nosso conhecimento dos mecanismos biológicos subjacentes à sexualidade.

STF autoriza a quebra de sigilo bancário de Aécio Neves

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a quebra de sigilo fiscal e bancário do senador Aécio Neves (PSDB-MG), durante o período de 1º de janeiro de 2014 a maio de 2017.  A decisão foi decretada pelo ministro Marco Aurélio Mello. 

Segundo revela o jornal O Estado de S. Paulo, a quebra de sigilo também foi aplicada à irmã do senador, Andrea Neves, seu primo, Francisco Pacheco de Medeiros e de Mendherson Souza, ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG). Todos são investigados no âmbito da Operação Patmos.

Deputados desconfiam que Tiririca não sairá da política e está fazendo o 'jogo de cena'

O deputado federal Tiririca (PR-SP) anunciou na quarta-feira (6) que deixará a política em 2019, quando seu mandato acabar. No entanto, de acordo com a coluna Expresso, da revista Época, os colegas da Câmara desconfiam da decisão. Segundo ele, o discurdo de Tiririca "é puro jogo de cena".

Os deputados acreditam que Tiririca quer chamar a atenção e motivar uma campanha “fica, Tiririca”.

"Subo nesta tribuna pela primeira vez e última vez. Não por morte. Porque estou abandonando a vida pública", disse Tiririca.

Brasil tem maior número de mortes violentas no mundo

O Brasil teve, no ano passado, o maior número de mortes violentas do mundo. Foram 70,2 mil mortos, o que equivale a mais de 12% do total de registros em todo o planeta. O alerta faz parte de um novo informe publicado nesta quinta-feira, 7, pela entidade Small Arms Survey, considerada como referência mundial para a questão de violência armada. Em termos absolutos, a entidade aponta que a situação no Brasil supera a violência na Índia, Síria, Nigéria e Venezuela. 

Segundo Gergely Hideg, autor do estudo, o número inclui as estatísticas oficiais de homicídios - registradas pelos países - mas também as mortes violentas não intencionais e mortes em intervenções legais. "O número é superior ao que as autoridades afirmam", disse o pesquisador, cuja instituição é financiada pelo governo da Suíça e tem seus dados usados como base em programas da ONU. 

A entidade estima que, em 2016, 560 mil pessoas foram mortas pelo mundo de forma violenta. Isso representa um assassinato a cada minuto. Sozinho, porém, o Brasil representa cerca de 12,5% dessas vítimas.