Novo boletim do covid-19 deste dia 16/04 até às 19h15, em Cariré (Dados referentes a 2021)


Prefeitura de Cariré implanta o Núcleo de Saúde do Homem

Ontem, quinta-feira (15), A Prefeitura de Cariré, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou à população mais um serviço médico especializado , dessa vez o de Urologia.

Os pacientes foram atendidos pelo médico urologista Dr. Guilherme Tiburtino de Queiroz, no Núcleo de Saúde do Homem, instalado na UBS Sede II. O núcleo de atendimento à saúde do homem é mais uma indicação da vereadora Virgina Souza Aguiar.

Aplausos para o prefeito Antonio Martins e para a primeira-dama e presidente da Câmara Municipal de Cariré, Virgina Souza, pois os mesmos são responsáveis por idealizar esse projeto tão vital para a saúde do homem carireense.  

Por sua vez,  prefeito Antônio Martins e a primeira-dama Virgina Souza estiveram conferindo de perto os primeiros atendimentos e, ao mesmo tempo, reforçaram seus apoios para que novos serviços especializados sejam implantados no município de Cariré..

Números do Vacinômetro deste dia 16/04, até às 16h50, em Cariré

 




SEMMA de Cariré acompanha a fiscalização do MDR realizada no açude Praça XI




O secretário do Meio Ambiente de Cariré (SEMMA), Roberto Kelson, representando o Prefeito Antônio Martins, acompanhou recentemente a fiscalização realizada no Açude Praça XI, localizado próximo ao povoado de Muquém de Santo Antônio. Na ocasião se fazia presente o fiscal do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), engenheiro Dr. Luiz Carlos Cardoso Filho, acompanhado engenheiro da Prefeitura Municipal de Cariré, Dr. José Aquino Rufino Vieira. O objetivo da fiscalização por parte do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) é para saber a qualidade e o uso da água do referido manancial, trabalho este acompanhado pela Coordenação de Vigilância Sanitária do Município, através do coordenador José Portela Filho.



Na fiscalização foi constatado que os moradores do entorno do referido manancial utilizam a água para a higiene pessoal e o cozimento de alimentos, exceto para beber, onde é utilizada a água da chuva armazenada em cisternas de placas. A água do açude também é utilizada para a irrigação no plantio de milho e feijão, bem como, para a piscicultura (criação de tilápias) e o consumo animal. 

Ressaltamos que os moradores praticam o uso racional da água do referido açude, onde a mesma é bombeada para as caixas d’água das residências, para os tanques de peixes, para um tanque alvenaria no curral, sendo distribuída em seguida para as cocheiras dos animais, portanto, os mesmos não bebem dentro do açude. Foi observado, ainda, que os tanques para o uso da piscicultura ficam a uma distância de pouco mais de 200 metros abaixo do açude Praça XI, não existindo a possibilidade de resíduos provenientes da piscicultura poluir o referido manancial.

Caiçara é mais uma localidade atendida por uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF)


Nesta sexta-feira (16), pela manhã, uma equipe de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) da Secretaria da Saúde de Cariré, se deslocou até a localidade de Caiçara,  para iniciar os primeiros atendimentos médicos e de enfermagem. Vale salientar que a localidade de Caiçara é uma micro área ligada à área territorial da UBS de Tapuio.

Esses atendimentos foram realizados graças à solicitação da vereadora Lucy Ximenes (PDT), formulada numa das sessões da Câmara Municipal de Cariré, e que foi prontamente atendida pelo prefeito Antônio Martins.


Lista de profissionais do setor de eventos de Cariré aprovados para o auxílio financeiro estadual

Fonte: Secrertaria da Cultura de Cariré-CE

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), divulga, na última terça-feira (13/04), a lista de selecionados que irão receber o auxílio financeiro aos profissionais do setor de eventos, dentre os quais se encontram profissionais do município de Cariré. Por meio desta ação, o Governo do Ceará contempla integralmente as pessoas aptas a receberem o recurso, um auxílio financeiro de R$1.000, divididos em duas parcelas de R$500. Este é mais um apoio ao setor prejudicado economicamente pela pandemia da Covid-19 no Ceará.

A Secult Ceará informa que, após a divulgação do resultado, os pagamentos da 1ª e 2ª parcela devem ser realizados cumprindo o seguinte cronograma:

Pagamento da 1ª Parcela: 20 a 30 de abril de 2021

Pagamento da 2ª Parcela: 15 a 31 de maio de 2021

Os aprovados terão seu status no Mapa Cultural alterado para “aprovado” e a Secult Ceará irá encaminhar a solicitação de pagamento para o banco. O benefício será creditado na conta bancária informada pelo solicitante no ato da inscrição.

👉Clique aqui e confira aqui a listagem de todos os contemplados

Entre os profissionais que receberão o auxílio estão aqueles que fazem a arte a cultura do Ceará, como os músicos, humoristas, profissionais de circo, técnicos de som, luz e imagem, montadores de palcos, bem como cerimonialistas de eventos, decoradores de eventos, recepcionistas de eventos, fotógrafos e cinegrafistas de eventos.

Fruticultores de Cariré estão sendo atendidos com Assistência Técnica Gerencial do SENAR-CE

📷Fruticultores em um sítio do distrito de Arariús, ao lado da secretária da Agricultura de Cariré, Doris Brito.

📷 Fruticultores em um sítio da localidade Retiro, ao lado da secretária da Agricultura de Cariré, Doris Brito.

📷 Doris Brito, secretária da Agricultura de Cariré-CE.

A Prefeitura Municipal de Cariré, através da  Secretaria da Agricultura e Pecuária e em parceria com a Secretaria de Agricultura e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, deram início à realização do programa de Assistência Técnica Gerencial (ATeG)  para 30 fruticultores do município de Cariré.


Metodologia da ATeG do SENAR
O programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG do SENAR conta com uma metodologia própria e inovadora, que tem por objetivo disseminar novas tecnologias e formas de manejo que possibilitem ao produtor obter maior conhecimento sobre a sua atividade , permitindo o desenvolvimento do seu negócio . Além das técnicas de manejo da produção, o Programa realiza o acompanhamento gerencial das propriedades rurais, controlando custos e medindo os resultados econômicos das atividades, fundamentado em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento individualizado, tecnológico, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.