MOMENTO SAÚDE: Cientistas da Nasa criam teste que detecta osteoporose em estágio inicial, com vestígios na urina

FOTO:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias
 
Cientistas da Nasa acreditam ter encontrado uma maneira de diagnosticar osteoporose em seus estágios iniciais.

Atualmente, a doença pode passar despercebida durante anos e muitas vezes só é diagnosticada em exames realizados depois que o enfraquecimento dos ossos levou a uma fratura.
O novo teste havia sido criado originalmente para astronautas, já que eles podem sofrer perda de estrutura óssea devido à microgravidade do espaço. O teste promove uma busca por vestígios de calcificação óssea na urina.

A técnica, desenvolvida por cientistas da Universidade Estadual do Arizona juntamente com especialistas da agência espacial americana analisou isótopos de cálcio - diferentes átomos do elemento cálcio, derivados do osso e cada um com seu próprio número específico de nêutrons.

O equilíbrio ou a abundância desses diferentes isótopos quando o osso é fraturado ou formado pode indicar alterações na densidade óssea nos seus estágios iniciais.

Carireense Eriberto de Sá Ponte Júnior recebeu Diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados em prol da Química no Estado do Ceará

FOTO:REPRODUÇÃO DO FACEBOOK DE ERIBERTO JR. 

Bacharel e Licenciado em Química Eriberto de Sá Ponte Júnior (à esquerda) recebendo das mãos do presidente da Associação Brasileira de Química, Diploma de Honra ao Mérito pelos trabalhos desenvolvidos em prol da QUÍMICA. Evento foi realizado na FIEC, pelo Conselho regional de Química - X Região, dia 18 de Junho em Fortaleza.

FOTO:REPRODUÇÃO DO FACEBOOK DE ERIBERTO JR.

Cópia do Diploma de HONRA AO MÉRITO recebido pelo Químico Eriberto de Sá Ponte Junior, no evento promovido na FIEC, no dia 18 de Junho de 2012, pelo Conselho Regional de Química - X Região - Seção Ceará.