Elmo Aguiar é um dos Melhores Prefeitos do Ceará em 2017


A PPE divulgou no final da manhã desta terça-feira, 26, o resultado da apuração do processo de escolha dos Melhores Prefeitos do Ceará em 2017.

A Comissão Julgadora de Alto Nível formada por 31 membros e votação pela Internet(43.480), avaliou vários indicadores dos Municípios, que foram reconhecidos pelo Governo, dentre eles, probidade administrativa, projetos viabilizados, indicadores sociais, obras realizadas, prestação de contas apresentadas, convênios de cooperação técnica, divulgação, tratamento ao funcionalismo, cumprimento de promessas, capacidade de captação de recursos, reconhecimento popular, entre outros.

A solenidade de premiação acontecerá no dia 30 de outubro, no Buffet La Maison, em Fortaleza.

Resultado por ordem de votação
Fortaleza, Camocim, Solonopole, Mombaça, Caucaia, Russas, Crato, Parambu, Campos Sales, Canindé, Eusébio, Horizonte, Juazeiro do Morte, Orós, Sobral, Umirim, Icó, Itatira, Maracanaú, Redenção, São Benedito, Cedro, Granja, Novo Oriente, Pacuja, Várzea Alegre, São Gonçalo do Amarante, Cariré, Frecheirinha, Acopiara, Pacatuba, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Acaraú e Aquiraz.

FONTE:http://www.jornaldosmunicipios.com.br/noticias/municipios/ppe-anuncia-os-35-melhores-prefeitos-do-ceara-2017/

Idosos e pessoas com deficiência serão isentos de taxas de embarque nos terminais de ônibus em Fortaleza

Idosos e pessoas com deficiência serão isentos temporariamente da taxa de embarque nos terminais de ônibus em Fortaleza. A medida terá validade nos próximos 60 dias, enquanto a SOCICAM, empresa que administra os terminais da capital, se reúne com representantes das agências de ônibus para tentar viabilizar a extinção definitiva da tarifa.

A decisão foi tomada após audiência pública realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 19ª Promotoria de Justiça Cível (Tutela Coletiva do Idoso) . De acordo com Inquérito Civil Público nº 2017/452447, a isenção da taxa de embarque a idosos e pessoas com deficiência que fazem jus a gratuidade legal no transporte intermunicipal de passageiros.

Na audiência, contou com a presença do promotor de Justiça Hugo Porto, coordenador do CAOCIDADANIA, foi discutido com a empresa SOCICAM e o DETRAN, acerca da isenção prevista na Lei Estadual nº 12.737/97, segundo a qual “fica isento da taxa para ter acesso às plataformas de embarque, o usuário de transporte coletivo intermunicipal que goza de gratuidade assegurada por Lei” (art. 1º, § 7º).

Cid Gomes pensa em desistir do Senado e ser vice de Camilo Santana nas Eleições 2018

O ex-governador Cid Gomes (PDT) temendo o fracasso eleitoral em 2018, pensa em deixar o Senado de lado e concorrer no próximo ano como vice de Camilo Santana (PT). Cid não gosta de Brasília e de seus achacadores – como ele mesmo disse -, mas ama o Ceará. 

A estratégia é simples: reeleger Camilo ao Governo e, em 2022, convencê-lo a ir para o Senado. Assim, Cid assumiria como governador e poderia se reeleger ao cargo.

Duas vagas em Brasília

Tomada essa decisão, Cid libera sua vaga ao Senado para o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, ou para o deputado federal André Figueiredo – dependendo de quem faça mais pressão e sinta mais necessidade de assumir o cargo em Brasília. 

A outra vaga ficaria com o PMDB. A jogada de Cid facilita a discutida aliança com o PMDB no Ceará, mesmo Ciro Gomes esbravejando Brasil afora que isso não tem a mínima condição de acontecer.

Banco Postal vai fechar todas as unidades por falta de verba para manter vigilantes

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), está articulando, junto ao Banco do Brasil e ao Governo Federal, uma saída para evitar o fechamento de mais de mil unidades do Banco Postal. Segundo superintendente regional dos Correios no Ceará, Érico Jovino, a instituição não tem como arcar com os custos gerados pela liminar que obriga a presença de vigilantes armados em todas as unidades da empresa.

“O Banco postal é essencial para várias cidades, aqui [no Ceará] são mais de quarenta que só tem o Banco Postal como acesso bancário para a população”. Sem recursos para cumprir a medida, o presidente dos Correios decretou a suspensão do Banco Postal a partir do dia 11 de outubro. Os deputados federais Moses Rodrigues (PMDB) e Domingos Neto (PSD), além o deputado estadual Leonardo Araújo (PMDB), também estão buscando verba para evitar o fechamento das unidades.

STF determina o afastamento de Aécio Neves do Senado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, por 3 votos a 2 o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato de senador, mas negou, por 5 votos a 0, o pedido da Procuradoria Geral da República que pedia a prisão do parlamentar. Os ministros determinaram também que o político mineiro ficará em recolhimento domiciliar noturno. Ele é acusado de corrupção passiva e obstrução de Justiça.

Os pedidos de prisão e de afastamento do mandato foram feitos no fim de julho por Rodrigo Janot, então procurador-geral da República. Os pedidos da PGR são baseados na delação de executivos da J&F. Joesley e Ricardo Saud, executivo do grupo empresarial, afirmaram que R$ 60 milhões foram repassados a Aécio em 2014, ano das últimas eleições, por meio de emissão de notas frias a empresas indicadas pelo parlamentar.