Cariré realizou I Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2009-2012

VEJA FLASH DO EVENTO:

A Municipalidade de Cariré realizou nesta sexta-feira (3), o I Fórum Comunitário do Selo - UNICEF edição 2009/2012, com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade local: prefeito, secretários municipais, professores, grupos de jovens e crianças, conselheiros de direitos e tutelares e Comissão Pro- Selo. Por ocasião da abertura dos trabalhos, o prefeito municipal Antônio Martins afirmou que "estamos irmanados em busca da conquista do Selo UNICEF e precisamos da ajuda de todos".

Seguindo a orientação do Guia distribuído pelo UNICEF, a articulista Mirna Moraes Aguiar apresentou ao grande público presente ao auditório da Fábrica de Cultura, um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes, realizado a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população infanto-juvenil. Por fim, os trabalhos em grupos para elaboração do Plano Municipal de Ação, que constou de nove eixos, com o detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do Município de Cariré.

Artesãos de Cariré passarão por novos cursos e poderão ter seus produtos vendidos nos "stands" do CEART, em Fortaleza

Produtos que poderão ser expostos e vendidos nos "stands" do CEART-Ce

******************************

Acima: Sede provisória do Grupo de Artesãs de Tapuio; abaixo: Artesãs de Tapuio

**************************

Acima: Francisco Porto, do CEART-CE; abaixo: Tomaz Machado, do SEBRAE-CE Regional

Uma comissão composta por Francisco Porto, técnico de artesanato do CEART-CE/STDS e Tomaz Machado do Carmo, gerente do Setor de Artesanato SEBRAE-CE, regional de Sobral, ciceroneados pela secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgínia Sousa Aguiar, esteve ontem (2), no distrito de Tapuio, realizando visita a um Grupo de Artesãs de Tapuio. Na ocasião, Francisco Porto declarou que “cursos de desenvolvimento de novos produtos estarão sendo ministrados às artesãs do Município de Cariré. A previsão para a realização dos cursos é para os meses de outubro e/ou novembro do corrente ano. Outra reunião será realizada aqui em Tapuio, com um técnico da CEART-CE, que virá com a missão de analisar cinco produtos e, então, escolher apenas o melhor, que irá representar o Município, nos “stands” de venda do Centro de Artesanato do Ceará (CEART-CE).

Na sede do Grupo de Artesãs de Tapuio, que funciona provisoriamente na Casa Paroquial local, a comissão conheceu os seguintes produtos, todos confeccionados com a palha da carnaúba: bolsas femininas, carteira para documentos, pastas para eventos, jogo americano, chapéus com enfeites, porta níquel e porta caneta.
É digno de registro, o trabalho de articulação que a subprefeita de Tapuio, Lucy Ximenes, vem realizando em prol do funcionamento do Grupo de Artesãs local.

Francisco Porto e Tomaz Machado do Carmo, acompanhados da secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgínia Sousa Aguiar estiveram visitando a Lojinha do Artesanato de Cariré, que fica localizada à “Rua do Meio”, na cidade de Cariré, a qual vende produtos confeccionados por grupos de artesãs de Cacimbas, Jurití, Tapuio e Anil. Vale lembrar que, nos fundos da Lojinha de Artesanato, a comissão CEART-CE / SEBRAE-CE, também conheceu uma Fábrica de Doces Artesanal, as quais recebem apoio logístico por parte da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social.