Secretaria da Saúde de Cariré realizou o "Mutirão de Limpeza" no combate à dengue, no distrito de Tapuio

A concentração das equipes que atuaram no "Mutirão Limpeza" partiu da frente da Capela N.S.de Nazaré, de Tapuio (Clicar na foto, para ver em forma de POSTER!)


Ontem (20/08), pela manhã, a Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Saúde, promoveu o Mutirão de Limpeza em oito áreas residenciais do distrito de Tapuio, operação essa que mobilizou alunos da Escola Adauta Mocinha, garis, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e toda a Equipe da Saúde da Família (ESF) que atua naquela comunidade. À frente do movimento sanitarista esteve a secretária municipal da Saúde, dra. Rita Luisa Braga Honorato. Já a primeira dama e secrertária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, também esteve por lá, prestando a sua parcela de colaboração. Vale destacar o grande apoio prestado pela vereadora Lucy Ximenes, legítima representante de Tapuio junto à Câmara Municipal de Cariré.


Todo um aparato necessário foi utilizado no combate ao lixo e de possíveis focos de proliferação do mosquito da dengue: motos, carro volante, carro caçamba e material de apoio, tais como, luvas, máscaras e sacos para coleta do lixo. 

 (Clicar na galeria de fotos, para ver em forma de POSTER!)
Além de promover a limpeza dos lotes vagos que apresentavam copos, garrafas, tampinhas, cascas de coco e outros objetos propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, os voluntários envolvidos na operação também realizavam a entrega de folhetos explicativos sobre os meios de combate à dengue, ao mesmo tempo em que orientavam os moradores das áreas visitadas sobre a importância de evitar a proliferação de lixões ao redor de suas casas e na comunidade em geral.

Escola Raimundo Dico Monteiro, da localidade de Daniel, promoveu a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – Etapa Escolar

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Escola Raimundo Dico Monteiro - Daniel/Cariré 
Realizada com sucesso, no último dia 19/08/2013, na Escola de.Ensino Infantil e Fundamental Raimundo Dico Monteiro, a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – Etapa Escolar, ocasião que estudantes, professores e demais interessados reuniram-se para dialogar sobre como transformar nossa escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local. 

Na oportunidade a Escola Raimundo Dico Monteiro, através da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA), organizou a conferência envolvendo a comunidade escolar com o "Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis". A escola elaborou um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar, e nos materiais encaminhados para o processo da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), a ser colocado em prática após o evento; criamos um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegemos uma delegada e uma suplente para apresentar nosso projeto na Conferência Municipal. Ressaltando que a escolha da delegada e também da suplente foi bastante democrática, envolvendo a participação de todos!.

Prefeitura Municipal de Cariré e a Associação Capoeira Mundi promoveram os I Jogos de Capoeira dos Programas Peti e Projovem

FOTOS EXCLUSIVAS: Vicente José Rodrigues / Cariré em Revista


Realizado no último sábado (17/08), no auditório da Fábrica de Cultura, pela manhã, os I Jogos de Capoeira dos Programas PETI e Projovem Adolescente ( I JOCAPP), numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/CRAS e Associação Capoeira Mundi, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude (SCTEJ).
O idealizador e realizador dos I JOCAPP foi o Graduado Reginaldo, do distrito de Tapuio.

Vale ressaltar que o Projeto I JOCAPP é um embrião do "Projeto Capoeira na Minha Escola", o qual está implantado nos distritos de Alto dos Honório, Arariús, Tapuio, e nas localidades de Juré, Anil e Jucá. Os objetivos da realização do Projeto I JOCAPP foram os seguintes: 1) Conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância da cultura afrodescendente; 2) Quebrar paradigmas preconceituosos que, infelizmente, alguns ainda têm sobre a Capoeira; 3) Afastar as crianças e adolescentes do submundo das drogas e da marginalidade.





Estiveram colaborando decisivamente na realização dos I JOCAPP, o Contra-Mestre Rony, e o Instrutor Célio Cobrão, todos de Sobral, além de outros convidados. Também estiveram presentes ao evento, a primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cláudia Nascimento Gonçalves, e a secretária municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Regina Farias Oliveira, as quais foram agraciadas com a entrega do Troféu Capoeira Mundi - 1ª Dama de Cariré (Virgina Souza Aguiar).


Por ocasião de seu pronunciamento sobre a evolução da Capoeira em nosso Estado, o Contra-Mestre Rony sugeriu à primeira dama e secretária da Educação, Virgina Souza, a criação da Liga Carireense de Capoeira, com o objetivo de alavancar a prática da Capoeira neste Município, e o direito a receber incentivos financeiros e logísticos por parte do Governo do Estado do Ceará.