Submarino alemão da Primeira Guerra é encontrado na Bélgica

Carcaça bem preservada de embarcação pode conter restos mortais dos 23 tripulantes, segundo autoridades belgas. Uso de submarinos era parte da tática de guerra alemã para interromper rotas comerciais britânicas.A carcaça bem preservada de um submarino alemão da Primeira Guerra foi encontrada na costa da Bélgica, no Mar do Norte, e pode conter os corpos dos 23 membros da tripulação, comunicaram autoridades belgas nesta terça-feira (19/09).

O submarino naufragado foi descoberto há alguns meses pelo mergulhador e especialista em arqueologia marinha Thomas Termote, mas sua localização exata é mantida em segredo para dissuadir caçadores de tesouros. Sabe-se apenas que a embarcação está a cerca de 30 metros de profundidade em águas próximas ao porto de Ostende. Termote disse que o bom estado do submarino sugere que os restos mortais dos tripulantes ainda poderiam estar dentro.

Este é o 11º submarino militar alemão da Primeira Guerra (1914-1918) encontrado em águas belgas, além de ser o exemplar mais bem preservado até então, comunicou o diretor do Instituto Marinho de Flandres, Jan Mees. "O submarino está intacto, tudo ainda está fechado. Isso foi o que Termote viu durante sua primeira visita", disse.

Em pesquisa estimulada, Lula tem 32,4%, Bolsonaro 19,8% e Marina 12,1%, enquanto que a maior rejeição é a de Aécio


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria as eleições presidenciais em todos os cenários, mostra pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira, 19, pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aparece em segundo lugar em todos os cenários testados.

Segundo o levantamento, Lula teria hoje 20,2% das intenções de voto espontânea para presidente, ante 16,6% no levantamento CNT/MDA divulgado em fevereiro deste ano. Em seguida, aparecem Bolsonaro, com 10,9% (ante 6,5% em fevereiro); seguido pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2,4% (ante 0,3% em fevereiro).

Doria aparece na frente até mesmo da ex-senadora Marina Silva (Rede) e de seu padrinho político, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Se as eleições fossem hoje, Marina teria 1,5% das intenções de votos espontânea, ante 1,8% em fevereiro, enquanto o governador paulista teria 1,2%, ante 0,7% no levantamento anterior.

Senadores repudiam afirmação de general do Exército sobre intervenção militar, se a corrupção não for solucionada

Senadores repudiaram em Plenário, nesta segunda-feira (18), a declaração do general do Exército Antônio Hamilton Martins Mourão sobre a possibilidade de intervenção militar no país, se os casos de corrupção não forem resolvidos pelo Judiciário. Para o senador José Medeiros (Pode-MT), o Brasil vive uma crise, mas não é hora de se pensar em ruptura.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que esse tipo de declaração se equipara a um crime de responsabilidade. Já o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) considerou o caso como uma “quebra de hierarquia” e afirmou que já solicitou a convocação do ministro da Defesa, Raul Jungmann, para prestar esclarecimentos na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Comissão do Senado vota hoje projeto que institui fundo para combater efeitos da seca na Região Nordeste

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pode votar na terça-feira (19) projeto do senador José Agripino (DEM-RN) que institui o Fundo de Atendimento às Situações de Emergência e de Calamidade Pública Decorrentes de Secas (Fasec)para enfrentar a estiagem que historicamente sacrifica a Região Nordeste.

De acordo com o projeto (PLS 791/2015), o Fasec deverá ser criado pelo governo federal e gerido por um conselho deliberativo com apoio técnico e administrativo do órgão que executa a Política Nacional de Defesa Civil. Esse conselho terá também representantes do Senado, da Câmara, dos estados e dos municípios.

O Fasec será um fundo de natureza contábil, com prazo indeterminado de duração, e funcionará sob as formas de apoio a fundo perdido ou de empréstimos reembolsáveis. Será constituído com recursos do Tesouro Nacional, doações, legados, subvenções e auxílios de entidades de qualquer natureza, inclusive de organismos internacionais, além da reversão de saldos anuais não aplicados e de outras fontes.

Violência domina o município de Sobral, que já registra 83 casos de assassinatos em 2017

Subiu para 83 o número de assassinatos no Município de Sobral (a 224Km de Fortaleza) neste ano, 10 em apenas 19 dias de setembro, o que revela a insegurança e a violência que dominam o maior desenvolvido e populoso município da região Norte do estado. O mais recente crime de morte ocorreu na manhã desta terça-feira (19), em pleno Centro da cidade.

Um jovem de apenas 19 anos, foi baleado na cabeça e morreu quando era atendido na Emergência da Santa Casa de Misericórdia. O crime ocorreu nas proximidades do prédio conhecido como “Goiabão”, na Avenida Universidade. Segundo o relato de testemunhas oculares do crime, o rapaz, identificado como Kecy Duarte Gomes, trafegava em sua motocicleta quando foi emparelhado por outra moto onde estavam dois homens.

Secretaria Municipal da Educação de Cariré-CE realizou a Festa de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar


 
 
Na última sexta-feira (15/09), a Secretaria da Educação de Cariré realizou a Festa de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar, que tem como finalidade preparar profissionais para atuar na direção, supervisão, coordenação e orientação pedagógica em instituições educacionais. Um total de 50 profissionais da Educação receberam o titulo de Especialista em Gestão Escolar e estão aptos a atuarem como gestores das unidades escolares de todo território nacional.

O Curso de Especialização em Gestão Escolar foi executado pela Coordenadoria Estadual de Formação de Executivos Escolares da Educação Básica (CEFEB) em parceria com o Governo do Estado do Ceará, Conselho Estadual de Educação do Ceará, Prefeitura Municipal de Cariré através da Secretaria Municipal da Educação e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).


Composição da mesa de honra 
Estiveram compondo a mesa de honra do cerimonial as seguintes autoridades: prefeito Elmo Aguiar; primeira dama Mirna Lima de Aguiar; ex-prefeito Antonio Martins; Virgina Souza Aguiar, ex-primeira dama e homenageada; presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará, Pe. José Linhares; secretária da Educação de Cariré, Carmiranda Almeida Miranda; articulador municipal Francisco Douglas Farias; coordenadora estadual de Formação de Executivos Escolares da Educação Básica (CEFEB), Joyce Maia; professora do Curso de Gestão Escolar da CEFEB, responsável pela orientação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) professora Elizabeth Damasceno; professor do Curso de Gestão Escolar da CEFEB, responsável pela disciplina do Trabalho de Conclusão de Curso, professor José Airton Araújo; orador da Turma Virgina Souza Aguiar, representando todos os Especialistas, professor Márcio Araújo Alves; representante da Câmara Municipal de Cariré, vereador Nery Neto; representante dos Gestores Escolares, a Diretora da Escolar Francisco Hermínio Ponte, Maria Elvilema Feitosa Tabosa.

 
 

Oradores da solenidade
Fizeram pronunciamentos, pela ordem: Prof. Márcio Araújo Alves, representando todos os especialistas da Turma Virgina Souza Aguiar; vereador Nery Neto, representado a Câmara Municipal de Cariré; Maria Elvilema Feitosa, representando os Gestores Escolares; José Airton Araújo, professor do Curso de Gestão Escolar da CEFEB, responsável pela disciplina do Trabalho de Conclusão de Curso; Elizabeth Damasceno, professora do Curso de Gestão Escolar da CEFEB, responsável pela orientação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP); Joyce Maia, coordenadora estadual de Formação de Executivos Escolares da Educação Básica (CEFEB); Francisco Douglas Farias, articulador municipal; Carmiranda Almeida Miranda, secretária da Educação de Cariré; Pe. José Linhares, presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará; Mirna Lima de Aguiar, primeira Dama do Município; Antonio Martins, ex-prefeito e atual líder político de Cariré; Virgina Souza Aguiar, a homenageada da noite, a qual deu nome á turma de pós-graduados; Elmo Aguiar, prefeito municipal de Cariré-CE.


CONFIRA TODAS AS IMAGENS DA FESTA, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

COMUNICADO DA GERÊNCIA DA CAGECE DE CARIRÉ-CE