Prefeito Antônio Martins inaugurou as sedes do Cadastro Único/Programa Bolsa Família e do Centro de Convivência do Idoso de Cariré




 

A Prefeitura Municipal de Cariré, administrada por Antônio Rufino Martins (PRB), realizou na noite de ontem (12/10) a inauguração das sedes do Cadastro Único/Programa Bolsa Família e do Centro de Convivência do Idoso Maria Rosélia Frota Cavalcante, ambas anexas ao prédio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS e localizadas à Rua Dr.José Teles, no bairro do Açude Novo. A família da ex-professora, missionária católica e também idosa Maria Rosélia Frota Cavalcante, que deu nome ao Centro de Convivência do Idoso, esteve presente ao evento. As bençãos das novas instalações foram procedidas pelo Padre José Bonifácio, pároco da Igreja Matriz de Cariré.

 

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nery Neto, esteve presente ao evento, representando o Poder Legislativo Carireense. 

Por outro lado, vale ressaltar que a sede própria do Cadastro Único/Bolsa Família terá atendimento específico às necessidades das famílias de baixa renda do município e vai contar com profissionais qualificados para cada serviço, como assistente social e cadastradores/as dos programas sociais, compondo-se ainda de uma base de dados, de instrumentos, procedimentos e sistemas eletrônicos. 


A base de informações pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federais, para propiciar o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas. Atualmente, em todo o município de Cariré, 4.580 famílias de baixa renda estão cadastradas no Cadúnico/Programa Bolsa Família. 


Fazendo uso da palavra ao grande público presente ao evento, a primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, disse que a nova sede do Cadastro Único/Bolsa Família facilitará ao usuário que vier procurar ajuda e trará mais espaço e comodidade aos servidores do órgão, que trabalharão num ambiente organizado e com ar condicionado, além de moderno sistema eletrônico de computação. 

Ao mesmo tempo, agradeceu bastante ao prefeito municipal Antônio Martins, pela construção do Centro de Convivência do Idoso de Cariré, o qual propiciará uma melhor participação dos grupos da Terceira Idade Cidadã aos eventos sociais e festivos que serão realizados ali, com a melhora da autoestima, a fuga da depressão e a melhora da qualidade de vida das pessoas idosas.



Grande número de pessoas da Terceira Idade vindas de distritos e localidades do município de Cariré, prestigiaram o evento, as quais são assistidas pelos oito grupos da Terceira Idade Cidadã. O Centro de Covivência do Idoso Maria Rosélia Frota Cavalcante compõe-se de uma área espaçosa com piso industrial para realização de festas e reuniões de grupos da Terceira Idade, uma central de ar condicionado, um grande palco e banheiros masculino e feminino e uma moderna cobertura de PVC.


O prefeito Antônio Martins agradeceu a presença do numeroso público ao evento e relembrou todo o trabalho realizado para que o prédio fosse construído. Ele disse estar "feliz com o momento histórico, pois esta era uma reivindicação antiga do grupo da Terceira Idade. Para mim é a realização de um sonho e um grande prazer inaugurar e entregar hoje o novo Centro de Convivência, que aumentará a presença dos idosos aos eventos que futuramente serão realizados, o que trará melhor qualidade de vida às pessoas idosas. 

Já a construção da sede do Cadastro Único/Programa Bolsa Família, segundo ainda o prefeito Antônio Martins, vai centralizar e modernizar o atendimento aos usuários de baixa renda e a organização do setor de trabalho com melhor espaço para os servidores do CadÚnico e uma central de base eletrônica mais moderna e bem equipada.


A construção das sedes do Cadastro Único/Bolsa Família e do Centro de Convivência do Idoso trouxeram uma maior readequação à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS e custaram o valor global de R$ 109.572,56 com 25% do Índice de Gestão Descentralizada-IGD/Bolsa Família e 75% do Imposto Predial e Territorial Urbano-IPTU.

 
 
MAIS IMAGENS INTERNAS E DO PÚBLICO


Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.