Groaíras lamenta a morte do ex-comerciante e ex-farmacêutico "Seu" Zé Cassimiro, aos 91 anos de idade


José Ximenes Albuquerque, 91 anos, popularmente conhecido por "Seu" Zé Cassimiro, faleceu de morte natural às 4h40min desta quinta feira (15), no Hospital Regional de Sobral. O corpo será velado em sua residência, à Rua  Manoel Jerônimo, Centro, na cidade de Groaíras.

Através do Facebook do Motinha Mota, muitos amigos, familiares e parentes do pranteado extinto estão enviando centenas de mensagens de condolências à família enlutada e exaltando as qualidades virtuosas do grande cidadão Zé Cassimiro, que por muitos anos exerceu a função de comerciante e farmacêutico prático, na cidade de Groaíras.

Dentre as mensagens, destacamos a que escrevemos, no Facebook do colega Motinha Mota:

Cariré: CONSEA aprova Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea (PAACDS) para o ano de 2018


A reunião do CONSEA, logo após aberta, foi concedida a palavra à secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Claudia Gonçalves, que falou da importância do Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea (PAACDS) para o Desenvolvimento Sustentável de Cariré. "Uma vez que dentre os 21 municípios da região norte que farão o PAACDS em 2018, Cariré será o município que terá o maior aporte de recursos: 130 mil reais. Isso se deve ao empenho que Cariré sempre demonstrou no envolvimento dos agricultores em participar do Programa, tendo como referência a qualidade dos seus produtos'. 

Prossegue Cláudia Gonçalves:"O PAACDS este ano irá funcionar por um período mais curto, inciando-se final de fevereiro e terminando as entregas dos agricultores em 30 de Abril. Beneficiando 41 agricultores que irão entregar produtos, como: tapioca, bolo, carne suína pernil, banana pacovan, mamão, cheiro verde e outros, perfazendo em torno de 50 toneladas de alimentos produzidos em Cariré. Também há previsão de que a partir de julho  de 2018, façamos mais um PAACDS maior do que este, onde provavelmente possamos atender a mais agricultores", concluiu.
Logo em seguida, o assistente social  Virgílio Félix, coordenador do PAACDS desde sua implantação em 2011, iniciou sua palestra falando sobre o que é o Programa, seus marcos legais, a importância da permanente diversificação dos produtos oferecidos pelos agricultores, dos agricultores se aterem ao prazo de validade das suas DAPs, em como o PAACDS é tão vasto que estimula até mesmo o mercado local, onde os agricultores necessitam comprar ração para o gado, depenadeira de frango, óleo para o trator e outros. Demonstrou ainda que todos os produtos a partir de então terão que vir com rótulos demonstrando a sua procedência, o nome do agricultor, as instituições envolvidas e outros, além da necessidade de todos os produtores de animais terem seus cadastros na ADAGRI atualizados.

Indagado sobre a reunião do CONSEA, o prefeito Elmo Aguiar falou que "Estamos prestes a dar um grande salto na comercialização dos nossos produtos da Agropecuária Familiar, porque já estamos realizando um dos maiores PAA do Estado do Ceará, e o Estado do Ceará realiza o maior e melhor PAA do Brasil, o que demonstra a nossa importância neste Programa a nível nacional. O nosso PNAE sempre ultrapassou a cota mínima de aquisição de produtos da Agricultura Familiar dos 30% do total. E agora fomos convidados para fazermos parte das Compras Institucionais do Estado em Projeto Piloto que iniciará ainda este ano. Tudo são receitas que asseguram a mão de obra no campo, o escoamento da produção a preços justos e o mais importante é que todos estes produtos são consumidos por Entidades Sociais, tais como: Escolas, Serviço de Convivência com Fortalecimento de Vínculos e outros. Lembrando que todos os produtos tem a fiscalização do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), da Vigilância Sanitária e o monitoramento do CONSEA de Cariré", concluiu.