Comerciante é covardemente assassinado a bala em Groaíras

O comerciante de nome Adriano Marcos Fernandes Mesquita, 46 anos, mais conhecido por "Marcos da Traíra", foi assassinado a bala na noite desta sexta-feira (23), na cidade de Groaíras, em sua mercearia localizada à Rua Antônio Julio de Albuquerque, no bairro Jardim das Oliveiras. A vítima era casado e deixa dois filhos na orfandade.

Segundo informações de testemunhas, dois indivíduos chegaram no comércio da vítima em uma motocicleta, anunciaram o assalto e, em seguida, balearam covardemente a vítima, que não teve tempo de se defender. Após a prática do crime de latrocínio, os meliantes fugiram do local, tomando rumo ignorado.

"Marcos da Traíra" ainda chegou a ser socorrido e levado até o Hospital Municipal de Groaíras, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

As Polícias Civil e Militar estiveram averiguando todas as informações a procura de pistas para elucidar o bárbaro crime e tentar descobrir os seus autores.

*** Com informações do Facebook Motinha Mota

Cariré: Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal realizou operação limpeza e pintura em ruas da zona urbana


📸A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Cariré realizou recentemente em vias públicas da cidade, a operação limpeza e pintura em meios-fios, o que veio proporcionar um melhor aspecto urbanístico e cuidados com saneamento ambiental, além de melhoria da qualidade vida para seus moradores. Alguns visitantes que estiveram em Cariré, elogiaram o embelezamento e o cuidado que as nossas ruas receberam ultimamente.

📸  VEJA MAIS FOTOS DA OPERAÇÃO LIMPEZA E PINTURA, CLICANDO NO LINK ABAIXO:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1895678383838273.1073742520.100001883903125&type=3

Balneário de Massapê sangra pela primeira vez em 2018

Balneário de Massapê, na Região Norte do Ceará, atingiu 100% da sua capacidade nesta quinta-feira (22). Choveu em fevereiro no município de Massapê 225,0 milímetros. Os dados computados até sexta-feira (23). Um aumento de 16% de precipitações esperado para o período, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Principais açudes ainda secos

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 2,1% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 5,83%. Isso deve ocorrer com o aumento do volume de água nas bacias que recarregam o reservatório.

*** Com informações de: g1.globo.com/ce/ceara/noticia

Santa Quitéria é o município com maior incidência de raios

 
A Enel Distribuição Ceará registrou, por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, 8.016 raios neste ano em todo o Estado do Ceará. Destes, 4760 foram registrados somente em fevereiro.

Até o momento, o município com maior incidência de raios do ano foi Santa Quitéria (546), seguido de Granja (288) e Crateús (269). Em 2017, a companhia registrou 72.838 descargas atmosféricas em todo o Estado. Granja foi o município com mais incidências, com 5.222 raios.

O monitoramento das descargas atmosféricas no Estado é feito pela Enel por meio do Centro de Controle do Sistema. A atividade tem o objetivo de acompanhar e orientar as equipes de manutenção sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por raios, prever tempestades e minimizar o tempo de atendimento nessas áreas.

*** Com informações de: http://www.cearaagora.com.br

Funceme prevê chuvas 45% acima da média até maio

O prognóstico de chuvas no Ceará para o próximo trimestre - março, abril, maio - é positivo, segundo estudo divulgado pela Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), ontem, na sede da instituição. O período, que faz parte da quadra chuvosa (de fevereiro a maio), historicamente, é o mais chuvoso do ano. A perspectiva traz otimismo para o Estado que vive uma seca de seis anos contínuos

A análise do órgão aponta que há 45% de chances de receber chuvas acima da média, 35% em torno normal e 20% abaixo do normal no próximo trimestre. Contudo, a pesquisa ressalta que há desvios percentuais para cima da média na região do Centro-Norte e para baixo da média na região Centro-Sul. Comparado ao mesmo período de 2017, a análise também é animadora. O diagnóstico do ano passado teve uma previsão de 20% de chuvas acima da média, 43% na média e 37% abaixo da normalidade.

O relatório, divulgado nessa quinta-feira é o resultado de uma análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala, e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do Brasil.