Secretaria da Saúde de Cariré vem promovendo ações de combate à dengue, com o 'fumacê', carro de som volante, mutirões de limpeza, sensibilização social e descentralização de coletas laboratoriais

Estamos utilizando o carro fumacê, percorrendo os bairros e áreas adjacentes da cidade de Cariré,  como medida de combate ao mosquito Aedes aegypti, devido a presença de casos  suspeitos e confirmados da dengue, além de focar nas medidas de prevenção e alerta geral com relação à 'zika vírus' e 'febre chikungunya' ('chicungunha'), em nosso Município. Esse mesmo mosquito transmite as três doenças, mas, apenas os sintomas clínicos e os riscos são diferenciados.
Paralelamente, as ações sanitárias estão intensificadas nos domicílios, além da sensibilização social nos mesmos, e através de som volante que promove as orientações sobre os cuidados específicos e as responsabilidades que a população têm quanto aos riscos. Realizamos mutirões de limpeza em áreas consideradas de risco epidemiológico, para evitar maiores agravos e futuras complicações. As unidades de saúde estarão realizando as coletas laboratoriais dentro de seus territórios. Descentralizamos a coleta para as sorologias que forem necessárias e 'prova do laço' dos casos suspeitos que apresentarem sintomas sugestivos da doença, além das orientações clínicas que aconteceram com os profissionais de saúde, para adequação de condutas clínicas.

AUTORA DO ARTIGO:
Rita Luísa Braga Honorato - secretária da Saúde de Cariré, enfermeira sanitarista com especialização em Saúde Pública e Obstetrícia, além de cursar Vigilância Epidemiológica na Universidade Federal do Ceará (UFC).


FOTO/ARQUIVO