Cariré está na lista das 61 cidades do CE com risco moderado para transmissão da Covid-19


O avanço da vacinação contra a Covid-19 tem sido apontado por especialistas em saúde pública como principal razão para a queda nos índices de infecção da doença no Ceará. Prova disso é que 29 cidades retornaram para o patamar de risco baixo de transmissão do vírus, de acordo com o mapa de alerta da plataforma IntegraSUS.

O número é um balanço das semanas epidemiológicas 30 e 31, período compreendido entre os dias 25 de julho e 7 de agosto, e mais que dobrou em relação ao último balanço, quando apenas 13 cidades estavam na categoria mais branda, conforme as análises da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Por outro lado, 94 cidades, pouco mais da metade dos 184 municípios cearenses, continuam nos níveis mais elevados de alerta: 45 no alerta “altíssimo” e outras 49 no “alto”. Houve redução quanto à análise anterior, quando 60 estavam em altíssimo e 59 em alto.

Para analisar o cenário de cada município, a Sesa traça métricas norteadas em 5 indicadores:
➤incidência de casos por dia/100 mil habitantes;
➤internações;
➤percentual de leitos UTI-Covid ocupados;
➤taxa de letalidade e taxa de positividade.

De forma geral, o Ceará está em risco baixo para três deles: menor incidência de casos, menor percentual de ocupação de UTIs por pacientes com a doença e menor positividade de testes. Porém, novas internações ainda estão em risco moderado, e a letalidade continua no nível alto.

"A pandemia não acabou, e agora há preocupação com a variante Delta, que é mais agressiva", disse o governador Camilo Santana, na última quinta-feira (12). O gestor garantiu que a estrutura de atendimento será mantida e que busca acelerar a aquisição de mais vacinas para o Estado.

Confira a lista de cidades em cada nível, por ordem alfabética:

BAIXO (29 CIDADES)

Taxa de ocupação dos leitos menor que 70%; taxa de letalidade menor que 160; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 menor que 25%.

Acarape
Acaraú
Alto Santo
Amontada
Apuiarés
Ararendá
Camocim
Chaval
Chorozinho
Coreaú
Cruz
Farias Brito
Guaramiranga
Horizonte
Ibicuitinga
Irauçuba
Itaitinga
Jati
Marco
Martinópole
Pacatuba
Pacoti
Pires Ferreira
Potiretama
Salitre
Santa Quitéria
Tabuleiro do Norte
Tururu
Uruoca

ALTÍSSIMO (45 CIDADES)

Taxa de ocupação dos leitos maior que 95%; taxa de letalidade maior que 3%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 maior que 75%.

Acopiara
Aratuba
Baturité
Beberibe
Boa Viagem
Caririaçu
Caucaia
Cedro
Choró
Crato
Ereré
General Sampaio
Granjeiro
Hidrolândia
Ibaretama
Independência
Itapipoca
Itatira
Jardim
Jijoca de Jericoacoara
Juazeiro do Norte
Maracanaú
Mauriti
Missão Velha
Morrinhos
Mulungu
Nova Olinda
Pacujá
Paracuru
Paraipaba
Paramoti
Piquet Carneiro
Quixadá
Redenção
Russas
Santana do Cariri
São João do Jaguaribe
São Luís do Curu
Sobral
Tamboril
Tarrafas
Trairi
Umari
Uruburetama
Viçosa do Ceará

ALTO (49 CIDADES)

Taxa de ocupação dos leitos entre 80,1% e 95%; taxa de letalidade entre 2% e 3%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 50% e 75%.

Altaneira
Antonina do Norte
Aracoiaba
Araripe
Arneiroz
Assaré
Aurora
Baixio
Barbalha
Barroquinha
Capistrano
Caridade
Cascavel
Catarina
Catunda
Croatá
Deputado Irapuan Pinheiro
Eusébio
Forquilha
Fortaleza
Guaraciaba do Norte
Ibiapina
Ipueiras
Itaiçaba
Itapiúna
Jucás
Lavras da Mangabeira
Limoeiro do Norte
Milhã
Mucambo
Nova Russas
Ocara
Orós
Palhano
Palmácia
Parambu
Penaforte
Pereiro
Pindoretama
Porteiras
Saboeiro
Santana do Acaraú
São Benedito
Solonópole
Tauá
Tejuçuoca
Tianguá
Ubajara
Várzea Alegre

MODERADO (61 CIDADES)

Taxa de ocupação dos leitos entre 70% e 80%; taxa de letalidade entre 1% e 2%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 25% e 49,9%.

Abaiara
Aiuaba
Alcântaras
Aquiraz
Aracati
Banabuiú
Barreira
Barro
Bela Cruz
Brejo Santo
Campos Sales
Canindé
Cariré
Cariús
Carnaubal
Crateús
Fortim
Frecheirinha
Graça
Granja
Groaíras
Guaiúba
Icapuí
Icó
Iguatu
Ipaporanga
Ipaumirim
Ipu
Iracema
Itapajé
Itarema
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Jaguaruana
Madalena
Maranguape
Massapê
Meruoca
Milagres
Miraíma
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Morada Nova
Moraújo
Novo Oriente
Pacajus
Pedra Branca
Pentecoste
Poranga
Potengi
Quiterianópolis
Quixelô
Quixeramobim
Quixeré
Reriutaba
São Gonçalo do Amarante
Senador Pompeu
Senador Sá
Umirim
Varjota.

*** Com informações do Diário do Nordeste / Metro (Atualizado às 21:11 / 13 de Agosto de 2021)

Boletim do Covid-19 de 13/08, às 16h30: a unidade emergencial está zerada e não tem paciente de Cariré internado em Sobral

 



Prefeitura de Cariré-CE realizou a audiência pública para elaboração do PPA 2022-2025

Na quinta-feira (12/08) a Prefeitura Municipal de Cariré-CE realizou no auditório da Escola Francisco Hermínio, uma audiência pública para apresentação e discussão de metas e objetivos, estimar receitas e despesas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), visando os anos de 2022/2025. O PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos.

A audiência pública foi coordenada e executada pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Finanças da Prefeitura de Cariré, sendo conduzida pelo experiente contador da Prefeitura Municipal de Cariré, Cleberson Ximenes, o qual fez explanações sobre a Metodologia do PPA.  A audiência pública atende a determinação do artigo 44 do Estatuto da Cidade do Ministério das Cidades, o artigo 48 da Lei Complementar 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal. 

O PPA é elaborado no primeiro ano de gestão, sendo válido para os três anos do atual prefeito e para o primeiro ano da próxima gestão. O objetivo do plano é organizar as ações, atividades e os projetos que resultem em bens e serviços para atender às demandas da população.

Por ocasião da abertura da solenidade, o prefeito Antônio Martins fez um pronunciamento, e falou sobre a importância da realização da audiência pública, para a elaboração do PPA, que é uma oportunidade de a população falar, das associações comunitárias opinarem e dos poderes legislativos e executivos se alinharem para juntos projetar e garantir melhorias para os moradores de Cariré-CE.

“Eu quero agradecer a todos que atenderam ao convite da gestão para participar da nossa audiência publica de elaboração do PPA. O Plano Plurianual faz parte do tripé da administração pública, junto a LDO e a LOA e nos norteia, dando as diretrizes da gestão municipal pelos próximos anos. Cariré tem como bandeira a população, tanto que temos aqui a presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, representantes da câmara dos vereadores, sociedade civil e instituições emanadas, isso mostra o respeito com a população e com erário público”, destacou Antônio Martins, prefeito de Cariré.

Já a controladora do Município, Mirna Aguiar, destacou a importância da audiência para utilização das verbas municipais. “Essa audiência é uma das mais importantes dentro das nossas ações, visando a transparência da utilização dos recursos públicos. Convocamos a comunidade a participar, para que seja representada e tenhamos entendimento das reais necessidades da população”, disse Mirna Aguiar.

Por sua vez, a primeira-dama e presidente da Câmara Municipal de Cariré, Virgina Souza Aguiar, teve destacada participação na audiência pública, fazendo todas as anotações das solicitações que estavam sendo feitas no momento pela plenária, além de também fazer suas reivindicações em benefício da população carireense.

A participação popular continua aberta até o dia 28 de agosto de 2021, devendo os interessados apresentarem suas propostas através do formulário eletrônico disponível no link:https://participe.mobilesoluctions.com/audiencia-publica/6bb02d4f-b1b7-4dc4-8e37-b08156ef09e2. Acesse, participe, exerça seu direito de cidadão e ajude a construir um município cada dia melhor para todos.

Após a elaboração do Plano Plurianual, o PPA será encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores, onde os parlamentares farão a análise dos objetivos orçamentários apontados.

📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸 📸

PARA VER ÁLBUM COM MAIS FOTOS, CLIQUE NO LINK: 👇

https://www.facebook.com/carire.ce.gov.br/posts/559529162064333