De 15 a 26 de abril será realizada a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, no município de Cariré (CE)

FOTO:Divulgação/WEB

FOTO:Vicente J.Rodrigues/Cariré em Revista

A Secretaria Municipal da Saúde de Cariré realizará de 15 a 26 de abril de 2013, Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza H1N1), em vários postos espalhados por todo o Município. A campanha de imunização já começa nesta segunda-feira (15), na agência do Bradesco. Estarão à disposição da população com salas de vacinas, as Unidades Básicas de Saúde (USB) do Programa Saúde da Família (PSF). Equipes também oferecerão vacina em domicílio para as pessoas impedidas de se deslocar até um posto de vacinação.
 

A meta é vacinar, durante a campanha, crianças de seis meses a menores de 2 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como obesidade e transplantados, além de presidiários

CONHEÇA A GRIPE INFLUENZA H1N1

A Influenza H1N1 é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar à formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

Os casos graves da doença evoluem para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) levando até mesmo ao óbito. Essas complicações são bem mais comuns entre menores de 2 anos, idosos, gestantes e pessoas com história de patologias crônicas, podendo elevar as taxas de morbimortalidade nestes grupos específicos.

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Realizada com sucesso a Gincana de Conscientização Contra a Tuberculose, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde de Cariré (CE)

FOTOS EXCLUSIVAS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

Realizada com sucesso a Gincana de Conscientização Contra a Tuberculose, que teve como objetivo promover uma "disputa" saudável entre as equipes do Programa Saúde da Família (PSF), quando os profissionais das nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Cariré executaram ações diversificadas, tendo como foco principal o atendimento ao paciente tuberculoso, a busca ativa de sintomáticos respiratórios e a prevenção da doença. O evento recebeu total apoio da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Saúde.

As tarefas da Gincana foram as seguintes: Busca Ativa, Baciloscopia, Atividades Educativas, Prontuários e Registros, Perguntas e Respostas, Jogo das Palavras e Paródias. Cada tarefa realizada teve uma pontuação atribuída. Nos dias 10 e 11 de abril foi realizada a avaliação das ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

FOTOS EXCLUSIVAS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista

MOMENTOS DAS PARÓDIAS, TENDO COMO TEMA A CONSCIENTIZAÇÃO DA PREVENÇÃO À TUBERCULOSE
No dia 12 de abril aconteceu a culminância da Gincana de Conscientização Contra a Tuberculose, no Centro de Esportes Inácio Martins Pereira, onde todas as equipes se reuniram para o fechamento das ações, com apresentação das pontuações e distribuição de prêmios, incluindo uma máquina digital. O evento foi aberto ao público em geral e contou com presenças de todas as equipes de enfermeiros/as das Unidades Básicas de Saúde (UBS), odontólogos, agentes comunitários de saúde e de endemias. Todos os participantes da Gincana estavam caracterizados com trajes típicos brancos, chapéus coloridos, bonés e gravatas, dentre outros  apetrechos, numa total descontração e congraçamento entre todos os profissionais da saúde.

FOTO EXCLUSIVA:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista 

No local também havia uma banca formada por uma Comissão Julgadora, que contou com as presenças da primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, da secretária municipal da Saúde, Rita Luisa Braga Honorato, das técnicas da 11ª Coordenação Regional da Saúde (11ª CRES) de Sobral, enfermeiras Francisca Marlene de Sousa e Jaqueline Sampaio.
FOTOS EXCLUSIVAS:Vicente J.Rodrigues / Cariré em Revista


 

Ao final da Gincana de Conscientização Contra a Tuberculose sagrou-se vencedora a Equipe de Saúde da Família (ESF) da localidade de Juré, município de Cariré, que obteve a maior pontuação dentre todas as outras equipes que estiveram participando das tarefas.

Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.