Neste sábado (10) às 16h, na 'Arena da Estação', será realizada a final da Copa dos Campeões de Cariré 2016

DIVULGAÇÃO: LIGA CARIREENSE DE DESPORTO (LCD)

Secretaria Municipal da Educação de Cariré participa do IV Seminário Estadual do PNAIC/MAISPAIC em Sobral

No dia 29 de novembro de 2016, o município de Cariré participou do IV Seminário Estadual do PNAIC/MAISPAIC e o do I Seminário Nacional de Formação do PNAIC/MAISPAIC/UNDIME 2016, no Centro de Educação a Distância em Sobral - CE, que contou com a presença da equipe municipal do PNAIC/MAISPAIC, Professores Alfabetizados autores de seus trabalhos selecionados e Coordenadores Pedagógicos das escolas municipais. Pois os quatro trabalhos foram selecionados e contemplados para serem apresentados em salas temáticas no próprio seminário. 

No primeiro momento aconteceu uma palestra máster com uma “Mesa Temática” com o título – “Jogar é coisa séria” – com foco nos jogos de alfabetização de forma inclusiva. 

No segundo momento, no período vespertino, houve as divisões por salas temáticas, ficando assim determinado: Na sala 06, a Professora Maria do Socorro Cardoso Pereira Silva que leciona na Escola Domingos Ribeiro de Paiva, defendendo o Projeto “O que me disse o Saci”. Na sala 13, a Professora Maria das Graças Souza Lopes, que leciona na Escola Evangelina Feijão, que defendeu o Projeto “A Escrita nas Práticas Vivenciadas a partir das Sequências Didáticas”. Na Sala 15, as Professoras Ana Alice Paiva e Régia Maria Lopes, expondo o Projeto “A Importância da Oralidade na sala de aula”. Na Sala 17, a Professora Antonia Alice Rodrigues Lima, que leciona na Escola Mons. Antonio Cândido de Melo, apresentou sua experiência Exitosa o Jogo da “Batalha dos Gêneros”

E para finalizar aconteceu a segunda Mesa Temática com foco nas Mídias, Textos e Canções na sala de aula.

AUTORA DA MATÉRIA:
Eloíza Ferreira de Aguiar - gerente do PNAIC/MAISPAIC do Município de Cariré,CE















VEJA TODAS FOTOS DO SEMINÁRIO, CLICANDO NO LINK ABAIXO:

Secretaria Municipal da Educação de Cariré e a equipe do PNAIC parabenizam os professores PNAIC/MAISPAIC 2016


E.E.I.E.F. ERENESTO ALEXANDRE SILVA
C) EIXO: ORALIDADE.
TEMA. A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE NA SALA DE AULA.
AUTORAS. ANA  ALICE PAIVA  E  RÉGIA MARIA LOPES  FEIJÃO.

E.E.I.E.F. MONS. ANTONIO CANDIDO DE MELO 
B) EIXO: JOGOS NA  ALFABETIZAÇÃO
TEMA : BATALHA DOS GÊNEROS 
AUTORA. ANTONIA ALICE  RODRIGUES LIMA.

E.E.I.E.F. EVANGELINA FEIJÃO 
A) EIXO: ESCRITA 
TEMA: A ESCRITA NAS PRATICAS VIVENCIADAS A PARTIR DAS SEQUENCIAS DIDÁTICAS.
AUTORA. MARIA DAS GRAÇAS SOUZA LOPES

E.E.I.E.F. DOMINGOS RIBEIRO DE PAIVA.
D) EIXO: LEITURA
TEMA: O QUE ME DISSE O SACI.
AUTORA: MARIA DO SOCORRO CARDOSO  PEREIRA SILVA 
                      
A Secretária Municipal da Educação e equipe do PNAIC parabeniza aos seus professores alfabetizadores por mais uma conquista de seus trabalhos realizados e vivenciados na sala de aula com seus alunos. 

As formações do PNAIC/MAISPAIC nos faz crescer e inovar a nossa dinâmica de trabalho no que diz respeito em planejar, repensar e conduzir as nossas práticas pedagógicas. A cada encontro propicia momentos de reflexão, troca de experiência que nos fortalece em nossas atividades junto aos nossos educandos. Considerando a grande diversidade cognitiva encontrada em nossas escolas municipais. Esta formação propiciou um novo olhar valorizando o educando na sua individualidade e respeitando a sua forma de aprender e o tempo que necessita pra se destacar.

Acredita-se que a cada formação continuada seja o caminho para termos uma educação de qualidade indo à busca da formação plena de futuros cidadãos.

AUTORA DA MATÉRIA:
Eloíza Ferreira de Aguiar - gerente do PNAIC/MAISPAIC  do Município de Cariré-CE



Seminário Municipal do PNAIC/MAIS PAIC de Cariré realiza apresentações de experiências exitosas na educação

A Secretaria Municipal da Educação de Cariré,CE promoveu no dia 18/11/2016 o Seminário Municipal do PNAIC/MAISPAIC, no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, e contou com a participação de todos os Professores Alfabetizadores que fazem parte do Ciclo da Alfabetização, Coordenadores Pedagógicos, Diretores e equipe da Secretaria da Educação. Este é o quarto ano de atuação do PNAIC no Município, portanto, o quarto seminário, haja vista que todos os anos, as atividades são concluídas com o seminário municipal, no qual os professores Alfabetizadores apresentam seus Trabalhos de Conclusão de mais uma etapa. 

O seminário teve como objetivo promover momentos de reflexão das práticas escolares, por meio de debates e apresentação de experiências vivenciadas em sala de aula conforme as orientações do programa. 

Neste dia houve uma apresentação de uma peça teatral, apresentados pelos alunos da Escola Francisco Hermínio Ponte com o tema Educação Inclusiva em sala de aula. Logo em seguida tivemos a apresentação dos trabalhos dos professores alfabetizadores de todas as escolas.

Em nome da Secretária da Educação, Virgina Souza Aguiar (foto), parabenizo aos professores alfabetizadores, que são os principais responsáveis pelo êxito desse pacto, fica aqui o nosso agradecimento, reconhecimento, participação e compromisso dos educadores, em prol de uma educação de qualidade.

A apresentação dos trabalhos de conclusão das formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) ficou assim distribuídas através de um sorteio para a ordem apresentações entre as escolas municipais:

1- E.E.E.F. Francisco Hermínio Ponte;

2- E.E.I.E.F. Mariana França de Souza;

3- E.E.I.E.F. Filinto Aguiar;

4- E.E.I.E.F. José Patrocínio Braga;

5- E.E.I.E.F. Coronel João Fernandes;

6- E.E.I.E.F. Tenente Avelino Gomes;

7- E.E.I.E.F. Manoel Lopes da Cunha;

8- E.E.I.E.F. Manoel Alves de Almeida;

9- E.E.I.E.F. Maria José Rodrigues Ponte;

10- E.E.I.E.F. Ernesto Alexandre Silva;

11- E.E.I.E.F. Mons. Antonio Candido de Melo;

12- E.E.I.E.F. Domingos Ribeiro de Paiva;

13- E.E.I.E.F. Tibúrcio de Brito;

14- E.E.I.E.F. Inácia Rodrigues Moreira;

15- E.E.I.E.F. Adauta Mocinha Barros Rocha;

16- E.E.I.E.F. Raimundo Dico Monteiro;

17- E.E.I.E.F. Lucas Rodrigues de Brito;

18- E.E.I.E.F. Evangelina Feijão.

AUTORA DA MATÉRIA:
Eloíza Ferreira de Aguiar - gerente do PNAIC/MAISPAIC do Município de Cariré,CE

'Projeto Cultura no Ônibus' é destaque na educação do município de Cariré,CE em 2016

A Secretaria de Educação de Cariré mais uma vez destaca-se pelos trabalhos realizados em prol da melhoria de uma boa qualidade de Ensino. Recentemente foi realizado o Projeto Cultura no Ônibus, que teve como objetivos incentivar a leitura, a escrita, ampliando os lastros culturais, proporcionando acesso a livros de várias modalidades  e tornando a viagem mais atrativa, evitando as possíveis "bagunças".


O Projeto Cultura no Ônibus contou com a valiosa colaboração dos motoristas do Transporte Escolar Municipal, tendo se destacado os profissionais do volante Francisco Domingos Aragão Braga e Robério Pereira Lima, que iniciaram esse trabalho com a apresentação do projeto e, em seguida,  aconteceu a abertura da competição da turma que mais arrecadasse em gibis ou outros livros de curta duração, que semanalmente serão trocados por outros títulos. Essa ação educativa propiciou mais diversão e aquisição de conhecimentos por parte dos alunos das escolas municipais e estadual.



Vale salientar que os vencedores do Projeto Cultura no Ônibus pertencem à Escola Raimundo Dico Monteiro (9º Ano) e à Escola Estadual de Ensino  Profissional Guiomar Belchior Aguiar.




Por sua vez, a dinâmica secretaria Virgina Souza Aguiar não mediu esforços para que esse projeto tivessem um grande êxito, premiando essas turmas com um passeio no Catavento Club em Cariré e Sitio do Sr. Firmeza em Carnaubal. O projeto também contou com total apoio do dinâmico prefeito Antônio Martins.