Prefeito Antônio Martins entrega ao povo a Estação Ferroviária Adauto Bezerra totalmente restaurada e resgata a História do Município de Cariré-CE

Ontem (12/09), sábado, às 20h30, o prefeito Antônio Martins entregou à população local, a histórica Estação Ferroviária de Cariré-CE, totalmente restaurada em sua estrutura arquitetônica original quando foi inaugurada em 1º de novembro de 1893, pela rede de viação cearense. Já nos dias de hoje, por projeto lei do prefeito Antônio Martins, aprovado pela Câmara Municipal,  a referida estação ferroviária passou a receber a denominação oficial de Adauto Bezerra, que foi seu agente, por 21 anos. Uma vasta programação marcou o evento, que contou com presenças de autoridades constituídas, familiares do homenageado e do povo em geral. 
Inicialmente, o mestre de cerimonial do evento, Marcelo Araújo Alves, leu a seguinte mensagem:"Hoje é um dia impar para toda a comunidade carireense, pois a Nossa Velha e Histórica Estação, será reinaugurada. A saudade dos mais velhos e a curiosidade dos mais novos em conhecer o passado se unem hoje neste momento que enriquece mais uma pagina da nossa história. O Prefeito Antônio Martins mais uma vez não mediu esforços para realizar o sonho de todos os carireenses, em reviver a nossa história e resgatar o nosso tão famoso arroz doce que caracterizou-se dando ao nosso Cariré, ficar conhecida como a 'Terra do Arroz Doce'. A caminhada em busca de restaurar nossa Estação começou em 2009, quando o Prefeito Antônio Martins reuniu-se com a RFFSA e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico), com o intuito de conseguir mais este feito para o nosso município. Hoje a nossa velha e histórica Estação passa a denominar-se oficialmente 'Estação Ferroviária Adauto Bezerra', homenageando este cidadão que por 21 anos exerceu a função de agente nesta estação, prestando relevantes serviços em nossa cidade. Essa obra foi realizada com recursos próprios do IPTU, totalizando o valor de R$ 58.155,25. É com satisfação que o prefeito municipal Antônio Martins entrega hoje à comunidade carirreense, o prédio restaurado da Estação Ferroviária Adauto Bezerra".
Em seguida, o cantor DK Seixas, filho natural de Cariré, executou com seu violão e voz, a música 'O Trem das Sete', de seu ídolo Raul Seixas. 
Logo após, foram executados o Hino Nacional Brasileiro e Hino do Município de Cariré, por parte de um Coral de Alunos do Programa Mais Educação, da Escola Adauta Mocinha Barros Rocha, do distrito de Tapuio, além de cantarem uma música feita especialmente para homenagear a inauguração da nossa estação ferroviária.
Enquanto isso, quando todos menos esperavam, eis que surge imponente e apitando 'furiosamente', um trem cargueiro, que chamou a atenção de todos, que saíram do local do cerimonial e foram apreciar a passagem histórica do trem, trazendo saudades aos mais velhos, dos tempos de outrora e dos trens de passageiros...
Todos então voltaram ao local do cerimonial, para ouvir a professora Maria Alzenir Oliveira ("Rosa Torquato"), foi convidada pelo mestre de cerimonial, para falar sobre a História da Estação Ferroviária de Cariré, a qual emocionou a todos e fez reviver o passado tão distante...
Depois foi a vez da professora Conceição Aguiar, autora da peça "Viradouro", falar sobre o movimento que acontecia no passado, em torno da estação, com a saída e chegada do trem "Maria Fumaça". Após a leitura da peça, os alunos/atores da Escola Lucas Rodrigues de Brito, do distrito de Alto dos Honório, encenaram a peça teatral "O Viradouro", que emocionou o público presente, com apresentações de personagens e cenários característicos do século passado.
 
Após as apresentações acima relatadas, foi a vez dos pronunciamentos, quando foi chamada a representante da Família de Adauto Bezerra, a Sra. Margarida Maria Rocha (filha do saudoso agente), que agradeceu ao prefeito Antônio Martins, pela homenagem prestada ao Sr. Adauto Bezerra.
Em sequência, fizeram uso livre da palavra, os convidados especiais: José Hamilton Pereira - diretor do Museu Ferroviário do Ceará, de Fortaleza; Elenildo Eduardo - artista plástico da cidade de Camocim; Padre Tula, 'O Mensageiro da Paz', cordelista e escritor renomado das histórias das estações ferroviárias do Estado do Ceará, cujo livro brevemente será lançado no mercado cultural. 
Após os pronunciamentos dos convidados especiais, foi a vez de ouvir a palavra da secretária municipal da Cultura de Cariré, Regina Farias Oliveira, que bastante emocionada e 'voz embargada', agradeceu ao prefeito Antônio Marins, pela restauração da Estação Ferroviária de Cariré, sonho esse acalentado há vários anos. 
Encerrando o ciclo das palestras, o prefeito Antônio Martins falou sobre a luta que empreendeu em sua primeira administração, para realizar a restauração total da histórica Estação Ferroviária de Cariré, que se encontrava em completo estado deplorável de abandono e quase totalmente destruída pela ação de vândalos. 

O prefeito Antônio Martins, então dirigiu a palavra em direção ao representante da RFFSA, Dr.José Hamilton Pereira, pedindo ao mesmo a devida licença  para restaurar a Casa do Agente da Estação Ferroviária, o Chafariz e a Caixa D'água da Estação, os quais estão em completo abandono e precisando de urgentes restaurações.
Após os discursos de praxe, todos se dirigiram até a fachada da Estação Ferroviária Adauto Bezerra, para o descerramento da placa oficial e da fita simbólica de reinauguração da obra restaurada pelo Governo Municipal de Cariré-CE.

CONFIRA MAIS AS FOTOS DA CERIMÔNIA, CLICANDO NO LINK ABAIXO:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.933681076704680.1073742043.100001883903125&type=3

Alunos assistidos pelo 'Projeto A Caminho da OBMEP', da Secretaria da Educação de Cariré, realizam provas finais da OBMEP 2015 -11ª Edição

Com total apoio da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Educação, em sua terceira edição, o Projeto a Caminho da OBMEP, que em 2015 tem como tema 'Descobrindo e Revelando Talentos', ficou encerrado no dia de ontem (12/09), com aplicação das provas finais por parte de uma Comissão da OBMEP, que esteve na cidade de Cariré. Ontem, sábado, à tarde, foram avaliados um total de 83 alunos da rede municipal e mais 47 alunos da rede estadual de ensino, perfazendo um total geral de 130 alunos avaliados nesta Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que em 2015, que já se encontra na 11ª edição. 
Vários alunos na fila, a espera de fichas credenciais, que lhes dava o direito de participar das provas da OBMEP 2015, as quais foram aplicadas nas salas de aula da Escola Marieta Cals.
Antes de adentar às salas de aula para fazer as provas da OBMEP, todos os alunos da rede municipal e estadual de ensino receberam um reforçado lanche, às 14h12min.
Segundo informações do coordenador do Projeto a Caminho da OBMEP 2015, professor Name Mesquita Chaves, o referido projeto trabalha com alunos da rede municipal de ensino, totalizando 120 alunos cursistas no Nível 1, no 6º e 7º Anos e Nível 2, no 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental.
Nas montagens fotográficas acima, vemos todos os alunos dos Níveis 1 e 2, dos 6º, 7º, 8º, 9º Anos do Ensino Fundamental posando ao lado do coordenador Name Chaves, professores do Projeto A Caminho da OBMEP 2015 e da primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, a maior incentivadora do referido projeto.

O Projeto a Caminho da OBMEP - 'Descobrindo e Revelando Talentos' no Município de Cariré-CE, tem como coordenadores, os professores Name Mesquita Chaves e José Maria Rocha. Professores: Francisco Azevêdo (Escola Tenente Avelino Gomes - Anil); Neto Filho (Escola Lucas Rodrigues Brito - Alto dos Honório); Cleiciane Aguiar (Escola Inácia Rodrigues Moreira - Cacimbas; Artilho Negreiros (Escola Adauta Mocinha Barros Rocha - Tapuio).
Apoio Cultural: Primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar; Prefeito Antônio Rufino Martins; Vice-Prefeito Elmo Roberto Aguiar.