Laboratório móvel do projeto Ciência Itinerante fez parada em Cariré-CE, despertando a curiosidade científica de alunos

Estacionado em frente à Escola Cefisa Aguiar, que pertence à rede municipal de ensino, o laboratório móvel  da Secitece do Governo do Estado do Ceará,  fez parada em Cariré. O mesmo  conta com uma equipe de monitores, que realiza experimentos nas áreas de Química, Biologia e Robótica, atraindo a atenção dos estudantes e despertando a curiosidade científica dos mesmos.

O projeto Ciência Itinerante é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para promover a popularização da Ciência entre crianças e jovens. 

O caminhão do  projeto Ciência Itinerante veio até Cariré, graças á uma iniciativa da primeira-dama Mirna Lima Aguiar (na foto), que solicitou a vinda do laboratório móvel, em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019, que esteve sendo comemorada de 16/10/2019 a 25/10/2019 em todo país.

Por sua vez, a secretária de Educação de Cariré, Carmiranda Almeida Miranda esteve realizando uma visita ao laboratório móvel do projeto Ciência Itinerante, conhecendo de perto a participação dos alunos da Escola Cefisa Aguiar, além das explanações técnicas dos experimentos científicos ali realizados.

📷Equipe do laboratório móvel da Ciência Itinerante aparece ao lado da secretaria de Educação de Cariré, Carmiranda Miranda (ao centro).

Nossa reportagem agradece pela boa receptividade que recebemos por parte de Andréia Duavy, articuladora do laboratório móvel do projeto Ciência Itinerante e, bem como, a toda sua dedicada equipe.

📷 PARA VER ÁLBUM COM MAIS FOTOS, CLIQUE AQUI

Unidades básicas de saúde de Cariré intensificam as ações de prevenção e atendimentos às mulheres no Outubro Rosa

Desde o início e até o final deste mês, estão sendo intensificadas as ações alusivas ao Outubro Rosa em todas as unidades de saúde da sede, distritos e localidades.  A iniciativa é da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré, com a finalidade de prevenção e detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero. 

Ações desenvolvidas têm o atendimento especial voltado às mulheres, orientando-as sobre a prevenção do câncer de mama, que consiste na realização do exame clínico das mamas, solicitação de mamografia (se necessário), além do exame de papanicolau, sem agendamento prévio. O Outubro Rosa visa conscientizar o público feminino sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

DIVULGAÇÃO
Outubro Rosa
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.