Nota Técnica da Secretaria Municipal de Saúde justifica que Cariré não está na relação dos 40 municípios cearenses em situação de alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya



NOTA TÉCNICA Nº 01/2018 DA SECRETARIA DE SAÚDE DE CARIRÉ-CE
Nosso município, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e dos Agentes de Combate a Endemias e toda a equipe de saúde, vem trabalhando fervorosamente para o controle do mosquito transmissor dessas doenças. Na reportagem publicada na semana passada pelo conceituado jornal 'Diário do Nordeste', de Fortaleza, e repostada pelo Blog Cariré em Revista, trazia a seguinte informação: "Ceará tem 40 municípios em situação de alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya" e que o município de Cariré também estaria incluído na relação, inclusive em estado de alerta e que o índice de infestação predial da larva do mosquito Aedes Aegypti, era de 1,7%. Aproveitamos para explicar que esta informação se referia ao período do fim da quadra invernosa de 2018 e, então, após uma série de ações finalizamos o mesmo ano com índice de 0,4 o que significa que somente 0,4 % dos imóveis do município tem a presença da larva do mosquito Aedes e, assim, o risco de termos população adoecida com o vírus da dengue, Zika ou chikungunya está bastante reduzido, seguindo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde – OMS, que afirma que está em risco os municípios com índice superior a 1%. Vale lembrar que já iniciamos um novo período chuvoso, onde os cuidados para o combate do Aedes Aegypti deve ser redobrados, é preciso que a população faça sua parte porque juntos somos mais fortes na luta contra o mosquito. Todos juntos contra o temível aedes!.

Arboviroses e Prevenção
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengueZika vírusfebre chikungunya e febre amarelaAs arboviroses são sempre causadas por vírus cujo principal transmissor é um artrópode (no caso um mosquito ou carrapato). O vírus da arbovirose é adquirido pelo vetor através do contato com um ser humano ou com um animal contaminado e é transmitido às pessoas durante a picada. No caso do Zika vírus, por exemplo, essas duas formações extras de transmissão estão em estudo, assim como está sendo investigada a contaminação pelo sexo, saliva e amamentação, já que o arbovírus já foi isolado no sêmen, leite materno, saliva e urina. Um grande transmissor de arbovíroses atualmente é o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.
No Brasil, as arboviroses circulantes são as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Existem dois tipos de atitude importantes para evitá-lo: prevenir a picada e impedi-lo de se reproduzir.
Para prevenir a picada, veja as melhores atitudes:
·   Use repelente, ele tem substâncias que impedem a aproximação do mosquito, evitando a picada. Tome cuidado com os repelentes naturais, já que sua duração e eficácia não são garantidas
·        Prefira roupas longas - as roupas servem como uma barreira para o mosquito, que só pica em regiões de pele exposta
·        Use telas e mosquiteiros - eles impedem a entrada de mosquitos em casa e também que mosquitos que já estejam dentro de casa ataquem durante a noite
·        Entenda os hábitos do Aedes - o mosquito circula ativamente no começo da manhã e no final da tarde. No entanto, se houver um criadouro dentro de casa, eles podem atacar a qualquer momento.
 A melhor forma de evitar criadouros do mosquito Aedes é evitando locais de acúmulo de água parada nas residências. Para tanto, há uma série de atitudes que podem ser tomadas:
·        A caixa d’água deve estar sempre limpa e bem fechada
·        Mantenha potes, tanques e outros depósitos vedados
·        Não deixe a água da chuva acumulada
·        Guarde os pneus cobertos e entregue os velhos para o serviço de limpeza
·        Mantenha todos os utensílios que ficam com água parada, como garrafas, limpos e fechados, ou guardados com a boca para baixo
·        Limpe os ralos com frequência ou apenas jogue desinfetante para impedir que a possível água acumulada
·        Troque sempre a água do bebedouro dos animais, lavando o recipiente com escova
·        Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas ou elimine-os

·        Sempre troque a água dos vasos de plantas aquáticas.

46º ATAQUE: Quadrilha atira contra polícia e explode agência bancária em Cariré; assista ao vídeo exclusivo

Banco é atacado e caixas eletrônicos são explodidos em Cariré

Moradores registraram em vídeo vários tiros durante a ação; os criminosos fugiram do local

Uma agência bancária do município de Cariré, a 291 quilômetros de distância de Fortaleza, foi atacada e teve os caixas eletrônicos explodidos na madrugada desta terça-feira (18). As informações foram confirmadas pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI), que não passou detalhes de como a ação ocorreu.

Cerca de 15 homens utilizando carros e motos chegaram à cidade atirando contra o posto policial, que contava com 3 homens, do total de 10 que fazem a segurança de Cariré. A ação criminosa deixou a parte interna do prédio destruída.

Um carro que estava estacionado em frente ao prédio foi atingido por tiros. Segundo moradores do município, a ação ocorreu por volta das 2h da madrugada.

Moradores registraram em vídeo vários tiros durante a ação. Os criminosos fugiram do local, mas até a publicação ainda não se sabia o quanto a quadrilha levou.

De acordo com funcionários do Hospital Municipal de Cariré, a unidade de saúde não registrou a entrada de pessoas feridas durante a ação.

Conforme o levantamento do Sindicato dos Bancários do Ceará, este é o 46º ataque a banco no Estado em 2018.

FONTE: 
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/seguranca/online

Quadrilha explode agência bancária da cidade de Cariré, que parecia uma cidade sitiada! Muito pânico nesta madrugada...

Aconteceu o que a população temia já algum tempo: Quadrilha explode agência bancária da cidade de Cariré, que parecia uma cidade sitiada! Muito pânico na madrugada de hoje (18), lembrando a Síria e a Faixa de Gaza no Oriente Médio. A agência, localizada à Rua Sebastião Miranda - Centro, ficou parcialmente destruída por bombas de dinamite, como vemos nas fotos acima (Créditos das fotos: Blog Cariré Notícias do Facebook de Sueli Leonardo).

Com a explosão da agencia do Banco do Brasil da cidade de Carire-CE na madrugada de hoje (18/12), duas lojas comerciais também ficaram parcialmente destruídas, sendo que  as bombas derrubaram a parede de uma, enquanto que a outra foi uma bala que ultrapassou a porta da loja e atingiu objetos que estavam no interior da mesma (Créditos das fotos: Blog Cariré Notícias do Facebook de Sueli Leonardo).

 



Mais uma agência bancária no estado do Ceará foi alvo de ataques na madrugada desta terça, 18. Desta vez foi o município de Cariré a ser sitiado por bandidos, que explodiram o caixa eletrônico do Banco do Brasil. A sede do Destacamento Policial Militar da cidade fica distante da agência bancária há apenas três quarteirões (Créditos das fotos: Blog Cariré Notícias do Facebook de Sueli Leonardo).

Eram por volta de duas da manhã, quando os indivíduos tomaram conta das ruas no centro da cidade, que ficou imobilizada e temerosa ante a ferocidade dos bandidos, que estavam fortemente armados com armas de grosso calibre ((Créditos das fotos: Blog Cariré Notícias do Facebook de Sueli Leonardo).

Após a ação rápida, os bandidos saíram atirando e fugindo em direção a estrada que liga Cariré a Varjota. Foram minutos de muito pânico, que deixou a população apreensiva e atônita!...

Educação de Cariré-CE conquista 3 medalhas de ouro, 31 de prata, 69 de bronze e 38 menções honrosas na OBMEP Nível A

 📷 Os alunos Davi Antonio Ferreira Araujo e José Roberto de Brito da Escola Filinto Aguiar de Arariús (Taquara) recebendo medalha de prata. 

 📷 Aluno João Apollo Vieira Xavier Rocha da Escola Lucas Rodrigues de Brito de Alto dos Honório recebendo a medalha de bronze.

📷 Aluno João Pedro Correia Melo da Escola Mariana França de Sousa de Rafael Arruda (Olho D'água) recebendo a medalha de bronze.

A OBMEP Nível A tem como objetivo: estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática; identificar jovens talentos; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional e Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. 

A OBMEP Nível A tem como público alvo alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras. 

O Município de Cariré participou da OBMEP NÍVEL A com 236 alunos de 4º e 5º ano inscritos e destes foram classificados 141 alunos sendo:


MEDALHA DE OURO: FORAM 03
CLASS.
NOME

ESCOLA
PONTOS
PRÊMIO
1
DALVA FERREIRA MELO
FRANCISCO HERMÍNIO
19
OURO
2
MARIA KEYLANDIA SOUSA NASCIMENTO
MONS. ANTONIO CÂNDIDO
19
OURO
3
ISIS ALCANTARA PARENTE SILVA
MARIANA FRANÇA
18
OURO

 MEDALHA DE PRATA: FORAM 31
4
JOSÉ ROBERTO DE BRITO
FILINTO AGUIAR
17
PRATA
5
DAVI ANTONIO FERREIRA ARAUJO
FILINTO AGUIAR
17
PRATA
6
ALINE SOUSA CARVALHO
MONS. ANTONIO CÂNDIDO
17
PRATA
7
YORRANA OLIVEIRA DE MORAIS
INÁCIA RODRIGUES
17
PRATA
8
SARA ALVES DA SILVA
MARLENE FEITOSA
17
PRATA
9
MATEUS CARNEIRO BRAGA
MANOEL ALVES
17
PRATA
10
NICOLE PINHEIRO BRAGA
JOSÉ PATROCÍNIO
17
PRATA
11
ANA LÍVIA SOUSA DA FONSECA
TENENTE AVELINO
17
PRATA
12
GUILHERME DE SOUZA FERNANDES
CORONEL JOÃO FERNANDES
17
PRATA
13
MARIA CLARA DA SILVA FERREIRA
CORONEL JOÃO FERNANDES
16
PRATA
14
MARIA CLARA MARTINS FERREIRA
CORONEL JOÃO FERNANDES
16
PRATA
15
BRUNO FERREIRA DE ARAUJO
TIBURCIO DE BRITO
16
PRATA
16
VICTOR HUGO PAIVA FARIAS
ADAUTA MOCINHA
16
PRATA
17
FRANCISCO GUSTAVO VIANA DA SILVA
MONS. ANTONIO CÂNDIDO
16
PRATA
18
JOÃO LUCAS DA SILVA COSTA
MONS. ANTONIO CÂNDIDO
16
PRATA
19
JOÃOVITOR MESQUITA RODRIGUES
MARIANA FRANÇA
16
PRATA
20
SAMARA KELLY GOMES PEREIRA
LUCAS RODRIGUES
15
PRATA
21
NAELY GOMES DA SILVA
ADAUTA MOCINHA
15
PRATA
22
ANA DAVILA ALVES GOMES
ADAUTA MOCINHA
15
PRATA
23
IANA LARA SILVA PARENTE
INÁCIA RODRIGUES
15
PRATA
24
JOÃO EDRO DE ALMEIDA SALES
INÁCIA RODRIGUES
15
PRATA
25
WELLIGTON SOUSA CHAVES
INÁCIA RODRIGUES
15
PRATA
26
ANA KARINY PRADO DA SILVA
FRANCISCO HERMÍNIO
15
PRATA
27
FELIPE DO CARMO GONÇALVES DA SILVA
FRANCISCO HERMÍNIO
15
PRATA
28
ALINE RODRIGUES BRAGA
FRANCISCO HERMÍNIO
15
PRATA
29
LARA KARYNE MESQUITA PARENTE
FRANCISCO HERMÍNIO
15
PRATA
30
ANTONIO TULIO MOREIRA FERREIRA
FRANCISCO HERMÍNIO
15
PRATA
31
CAIO EVERSON SILVA DE SOUSA
FRANCISCO HERMÍNIO
15
PRATA
32
PEDRO EWERTON MESDES PEREIRA
FRANCISCO HERMÍNIO
15
PRATA
33
KAIO SOUSA DA SILVA
FRANCISCO HERMÍNIO
15
PRATA
34
MICAELE ALVES PAIVA
FRANCISCO HERMÍNIO
15
PRATA

OBSERVAÇÃO: MEDALHA DE BRONZE FORAM 69
MENÇÃO HONROSA FORAM 38.