Prefeito Elmo Aguiar anuncia que o "novo estádio municipal de Cariré contará com gramado, iluminação, arquibancada e salas"


Segundo declarações do engenheiro-consultor  de obras, Aquino Rufino, "nos serviços de terraplenagem para nivelamento da grande área de terreno onde será construído o estádio municipal de Cariré, estão sendo empregados recursos iniciais oriundos da Caixa Econômica Federal (CEF) via Ministério dos Esportes. As primeiras etapas consistem na execução de camadas para nivelar o terreno e, depois, passará por uma compactação". Vale salientar que a grande área de terreno está localizada no bairro "Cariré Velho", próximo à Rodovia CE-183 (Cariré/Varjota) e à EEEP Guiomar Belchior Aguiar.

Por sua vez, o prefeito Elmo Aguiar, que também é engenheiro civil, fez explanações detalhadas (nas fotos) sobre os serviços de terraplenagem que estão sendo realizados, declarando que "haverá um corte de três metros e terá um adendo de três metros, com variação praticamente de seis metros. É uma necessidade fazer o nivelamento do terreno, para que não tenha nenhum empecilho na construção do estádio. A obra completa vai custar 4.000.000,00 (quatro milhões de reais). Já temos assegurados no Ministério dos Esportes 2.600.000,00 (dois milhões e seiscentos mil reais) de uma emenda parlamentar do deputado federal Aníbal Gomes, e 475.000,00 para conclusão da terraplenagem e mais acessos ao estádio também. Pretendemos em breve dar início à ordem de serviço propriamente dito. Na construção do estádio nós vamos brigar, já  para a complementação da obra, que será um estádio de grande envergadura, com gramado, iluminação, pequeno lance de arquibancada e alguns equipamentos que vão ser utilizados para que o estádio não fique ocioso. Vai também ser construída uma sala de recreação, uma sala de treinamento, para que a gente possa dar motivação à juventude, e ter uma opção para área de lazer, do divertimento e do esporte", assegurou Elmo Aguiar.

No momento da entrevista gravada, estavam acompanhando o prefeito Elmo Aguiar, durante a visita de inspeção, o engenheiro-consultor Aquino Rufino, o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento de Cariré, engenheiro Renato Oliveira Brandão, e o fiscal de Obras, Cícero Amâncio, além do vereador Nery Neto, líder do prefeito na bancada da Câmara Municipal.

Saiba a população dos municípios cearenses de acordo com números atuais do IBGE; Cariré já conta com 18.660 habitantes

O IBGE divulga nesta quarta-feira (30) as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2017. Estima-se que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,77% entre 2016 e 2017, um pouco menor do que a taxa 2015/2016 (0,80%).

Nota da nossa redação: Visualizando com mais atenção, percebemos na planilha divulgada pelo IBGE, que o município de Cariré, em 2016, contava com 18.653 habitantes, enquanto que na data de referência da contagem atualizada em 1º de julho de 2107, passou para 18.660 habitantes, tendo uma taxa de crescimento populacional de 0.04% entre 2016 e 2017.

PARA SABER POPULAÇÃO DE TODOS OS MUNICÍPIOS, CLICAR NO LINK ABAIXO:
http://cearanews7.com/saiba-populacao-dos-municipios-cearenses-de-acordo-com-numeros-atualizados-do-ibge/

FONTE: http://cearanews7.com

Projeto quer liberar porte de armas para trabalhadores de áreas rurais; já entrará em pauta na próxima quarta-feira (06/09)

O deputado federal Sergio Souza (PMDB-PR), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, avisou a aliados que vai pautar, na próxima quarta-feira (6), projeto de lei que disciplina o porte de arma de fogo nas propriedades rurais. A informação é da Coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

A proposta libera o porte para trabalhadores ou donos de áreas rurais maiores de 25 anos. Prevê o uso nos limites da propriedade. A licença seria para “proteção pessoal e patrimonial”. Pelo texto, uma das exigências para obtê-la é atestado de bons antecedentes.

Hoje é o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, que atinge principalmente mulheres de 20 a 40 anos

Nesta quarta-feira, 30 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Embora ainda seja desconhecida por muitos, a patologia acomete mais de 2,5 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, o número é de cerca de 35 mil portadores. De acordo com Liliana Russo, neurologista da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem), as causas da doença ainda são desconhecidas. "Acredita-se que seja plurifatorial, uma soma de fatores ambientais e suscetibilidade genética, e não uma hereditariedade", explica. 

Segundo a profissional, a Esclerose Múltipla (EM) pode apresentar-se com sintomatologias diferentes em cada pessoa. "A mielina está presente em todo o sistema nervoso. Por isso, o sintoma clínico vai depender da região do sistema nervoso que teve a mielina lesada. A gama sintomática é muito grande e variável", ressalta.