Governador Cid Gomes inaugura a 15ª UPA 24h nesta quarta-feira (15), em Crateús


Em Crateús, na região do Sertão dos Inhamuns, o Governo do Estado construiu três unidades  especializadas de saúde: Centro de Especialidades Odontológicas regional, a policlínica regionais e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). O CEO regional já funciona desde 2011 e atende toda população da 15ª Região de Saúde. Na policlínica regional estão sendo feitos os últimos serviços para ser inaugurada. Já a UPA 24h será inaugurada nesta quarta-feira (15), às 17 horas. O atendimento começa logo após a solenidade de inauguração. A UPA nunca fecha, atende todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, os casos de urgência e emergência dos 72.812 habitantes de Crateús.

Nas obras e aquisição de equipamentos foram investidos R$ 2.887.320,45, recursos do Governo do Estado e Governo Federal. Com porte 1, a UPA 24 horas tem oito leitos e fará atendimento médico nas especialidades de clínica geral e pediatria, além de serviços de enfermagem, em diferentes casos de urgência e emergência, como dores no peito, crise de pressão arterial, diabetes descompensada, convulsão, quedas, fraturas não expostas. Os moradores de Crateús terão acesso também a exames, entre eles o raio x.   

Governo do Ceará e comando de greve definem pontos para o fim da paralisação das universidades Uece, Urca e UVA


Na última segunda-feira (13), o Governo do Estado e o comando de greve das três universidades estaduais cearenses (Uece, Urca e UVA) se reuniram para definição de acordo para suspender a paralisação das atividades nas instituições de ensino. Estiveram presentes no encontro o governador Cid Gomes; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira; o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque; os deputados federais Artur Bruno, Chico Lopes e José Guimarães; além de representantes do comando de greve das universidades estaduais.

Durante a reunião, o Governo assumiu os seguintes compromissos em relação à pauta emergencial da greve:

1 - Regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos docentes;
2 - Assistência Estudantil, com a destinação de R$ 10 milhões para cada uma das três universidades, a serem disponibilizados a partir do dia 27/1;
3 - Concurso público para professor efetivo, com autorização de editais de concurso a serem honrados após a realização de seminários nas três universidades e que terão, dentre outros objetivos, a identificação da demanda no número de vagas de cada instituição;
4 - Ampliação e reforma da Facedi/Uece, em Itapipoca, além da criação de um novo curso de licenciatura nesta unidade.