Programa Esporte e Cidadania está promovendo aulas do Grupo Cativeiro de Capoeira, na Escola Municipal do povoado de Anil-Cariré

FOTOS: VICENTE JOSÉ RODRIGUES




Como parte do Programa Esporte e Cidadania, a Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, está promovendo, na Escola de Ensino Infantil e Fundamental de Anil, as aulas do Grupo Cativeiro de Capoeira, sob a direção de Reginaldo Paiva (graduado) e com instruções do mestre capoeirista Givanildo Marcos.
O Grupo Cativeiro de Capoeira funciona aos dias de terça-feira (19h às 20h30), para as crianças e aos dias de sábado (8h às 9h30), para os adolescentes.

Vale salientar que a Capoeira transforma vidas. É cultura brasileira, arte, dança, jogo, brincadeira, alegria e amor. A sua prática traz vários benefícios para o ser humano. Na parte física, é o esporte mais completo que existe, pois, por meio de uma riqueza de movimentos, trabalha várias partes do corpo, melhorando o condicionamento e o controle emocional.

Conselho Municipal de Defesa do Idoso-CMDI esteve reunido na sede do CRAS, para debater sobre os maus-tratos a pessoas idosas, no Município de Cariré

FOTO:VICENTE JOSÉ RODRIGUES

Foi realizada mais uma reunião do Conselho Municipal de Defesa do Idoso-CMDI, tendo como local, o Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, com o objetivo de analisar o desempenho do CMDI, em prol das pessoas idosas de nossa comunidade.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa do Idoso, Maria Alzenir Oliveira Paiva, abriu a reunião e falou sobre as últimas atividades realizadas, no que concerne à realização de visitas, àquelas pessoas idosas, que vêm sofrendo maus-tratos por parte de familiares e de terceiros. Segundo Maria Alzenir, a situação do idoso é muito séria, necessitando, portanto, da união e interesse de todos que formam o CMDI, em atuar em benefício dos idosos de nosso Município.

Os idosos que mais sofrem são aqueles explorados pela ganância dos familiares e até de comerciantes incautos, que sempre tentam se apropriar, indebitamente, de seus proventos mensais. Existem até idosos que passam fome, em consequência do dinheiro da aposentadoria, que é desviado para outras finalidades.

Projovem Adolescente de Cariré realizou planejamento

FOTOS:VICENTE JOSÉ RODRIGUES


"Planejamento é a base do trabalho de todo profissional que deseja obter bons resultados", é o que afirma a coordenadora do Projovem Adolescente, Carmiranda A. Miranda. Segundo ela, "é assim o que acontece mensalmente com os orientadores sociais e facilitadores do Projovem Adolescente da sede e dos distritos do Município de Cariré. São realizados encontros para planejar, traçar metas, programar as ações com o objetivo de que todas as atividades sejam executadas da melhor maneira possível".

Segundo comunicado da coordenadora do Projovem Adolescente, "tivemos a participação da psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social(CRAS), Dra. Divani Alves, que veio enriquecer o encontro, falando sobre Motivação Profissional no Trabalho e a inserção do jovem no mercado de trabalho. O professor do Curso de Pinturas, Rivelino, também deu a sua contribuição ao referido encontro. Contamos ainda com a presença da primeira dama e secretária Trabalho e Desenvolvimento Social, Virgina Souza Aguiar, que em todos os planejamentos, se faz presente, nos dando apoio e reforçando sobre a importância do jovem buscar seu espaço na sociedade, e que nos dias de hoje, se faz necessário, uma qualificação diante de tanta competitividade", concluiu Carmiranda A. Miranda.